A contribuição do acervo de memória oral do ecirs/ucs para a história da educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Timm, Jordana Wruck
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Kreutz, Lúcio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas (Florianópolis. Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723815282014200
Resumo: O presente texto tem por objetivo falar sobre um acervo importante da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Trata-se de um projeto denominado Elementos Culturais das Antigas Colônias Italianas da Região Nordeste do Rio Grande do Sul (Ecirs). Pretende-se, também, salientar a contribuição do Ecirs nas pesquisas em História da Educação, no que compete ao processo de escolarização na Região Colonial Italiana (RCI). Nele são apresentadas as pesquisas originárias de entrevistas realizadas pelo projeto Ecirs, que compõem o seu acervo. O método baseia-se, sobretudo, na história oral, esclarecido e embasado nas teorias de Alberti (2004, 2005), Amado e Ferreira (2006) e Vidal (1998). Conclui-se que o acervo de memória oral do Ecirs trouxe grandes resultados para a história da educação. Dele, destacam-se as entrevistas referentes à escolarização de imigrantes italianos, residentes ou que lecionaram na RCI, que serviram de base e inspiração a muitos pesquisadores. Palavras-chave: Ecirs/UCS; Acervo de memória oral; História da Educação.
id UDESC-0_665129407897d0024fc86628b3950471
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.udesc.br:article/4143
network_acronym_str UDESC-0
network_name_str Linhas (Florianópolis. Online)
repository_id_str
spelling A contribuição do acervo de memória oral do ecirs/ucs para a história da educaçãoO presente texto tem por objetivo falar sobre um acervo importante da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Trata-se de um projeto denominado Elementos Culturais das Antigas Colônias Italianas da Região Nordeste do Rio Grande do Sul (Ecirs). Pretende-se, também, salientar a contribuição do Ecirs nas pesquisas em História da Educação, no que compete ao processo de escolarização na Região Colonial Italiana (RCI). Nele são apresentadas as pesquisas originárias de entrevistas realizadas pelo projeto Ecirs, que compõem o seu acervo. O método baseia-se, sobretudo, na história oral, esclarecido e embasado nas teorias de Alberti (2004, 2005), Amado e Ferreira (2006) e Vidal (1998). Conclui-se que o acervo de memória oral do Ecirs trouxe grandes resultados para a história da educação. Dele, destacam-se as entrevistas referentes à escolarização de imigrantes italianos, residentes ou que lecionaram na RCI, que serviram de base e inspiração a muitos pesquisadores. Palavras-chave: Ecirs/UCS; Acervo de memória oral; História da Educação.Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2014-06-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/198472381528201420010.5965/1984723815282014200Revista Linhas; v. 15 n. 28 (2014): Arquivos e Acervos Escolares; 200-2221984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723815282014200/3109Timm, Jordana WruckKreutz, Lúcioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T14:54:09Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/4143Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2023-01-10T14:54:09Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
dc.title.none.fl_str_mv A contribuição do acervo de memória oral do ecirs/ucs para a história da educação
title A contribuição do acervo de memória oral do ecirs/ucs para a história da educação
spellingShingle A contribuição do acervo de memória oral do ecirs/ucs para a história da educação
Timm, Jordana Wruck
title_short A contribuição do acervo de memória oral do ecirs/ucs para a história da educação
title_full A contribuição do acervo de memória oral do ecirs/ucs para a história da educação
title_fullStr A contribuição do acervo de memória oral do ecirs/ucs para a história da educação
title_full_unstemmed A contribuição do acervo de memória oral do ecirs/ucs para a história da educação
title_sort A contribuição do acervo de memória oral do ecirs/ucs para a história da educação
author Timm, Jordana Wruck
author_facet Timm, Jordana Wruck
Kreutz, Lúcio
author_role author
author2 Kreutz, Lúcio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Timm, Jordana Wruck
Kreutz, Lúcio
description O presente texto tem por objetivo falar sobre um acervo importante da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Trata-se de um projeto denominado Elementos Culturais das Antigas Colônias Italianas da Região Nordeste do Rio Grande do Sul (Ecirs). Pretende-se, também, salientar a contribuição do Ecirs nas pesquisas em História da Educação, no que compete ao processo de escolarização na Região Colonial Italiana (RCI). Nele são apresentadas as pesquisas originárias de entrevistas realizadas pelo projeto Ecirs, que compõem o seu acervo. O método baseia-se, sobretudo, na história oral, esclarecido e embasado nas teorias de Alberti (2004, 2005), Amado e Ferreira (2006) e Vidal (1998). Conclui-se que o acervo de memória oral do Ecirs trouxe grandes resultados para a história da educação. Dele, destacam-se as entrevistas referentes à escolarização de imigrantes italianos, residentes ou que lecionaram na RCI, que serviram de base e inspiração a muitos pesquisadores. Palavras-chave: Ecirs/UCS; Acervo de memória oral; História da Educação.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723815282014200
10.5965/1984723815282014200
url https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723815282014200
identifier_str_mv 10.5965/1984723815282014200
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723815282014200/3109
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Linhas; v. 15 n. 28 (2014): Arquivos e Acervos Escolares; 200-222
1984-7238
reponame:Linhas (Florianópolis. Online)
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron:(UDESC)
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron_str (UDESC)
institution (UDESC)
reponame_str Linhas (Florianópolis. Online)
collection Linhas (Florianópolis. Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
repository.mail.fl_str_mv vera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com
_version_ 1798042408326266880