O Emprego da Abordagem DSC (Discurso do Sujeito Coletivo) na Pesquisa em Educação The Useage of DSC (Collective Subject Speech) in Education Research

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sales, Fernanda de
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: das Chagas de Souza, Francisco, Michela Jobin, Valquiria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas (Florianópolis. Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1361
Resumo: Discorre sobre as características da abordagem de análise denominada Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) e sua articulação conceitual com a Teoria das Representações Coletivas (TRC) formulada por Emile Durkheim e com a Teoria das Representações Sociais (TRS), formulada por Serge Moscovici. Explicita as condições de seu emprego em estudos de Ciências Humanas em ambientes nos quais se desenvolve a comunicação humana. Por fim, apresenta os procedimentos empregados em dois estudos desenvolvidos sobre as representações de leitura e formação de leitores. Palavras-chave: Representações sociais. Representações coletivas. Discurso do Sujeito Coletivo. Representação de leitura. Atuação do bibliotecário escolar. Abstract: It talks about the characteristics of analysis approach called Collective Subject Speech and its conceptual relation to the Collective Representations Theory constructed by Emile Durkheim and to the Social Representations Theory constructed by Serge Moscovici. It explains the conditions of its usage in studies of Human Science in environment in which human communication is developed. Finally, it shows the procedures used in two studies developed on the representations of reading and readers education.Keywords: Social representation. Collective representation. Collective Subject Speech. Reading Representation. School librarian action.
id UDESC-0_7426607e80b0bab3b110c26fb762f63c
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.udesc.br:article/1361
network_acronym_str UDESC-0
network_name_str Linhas (Florianópolis. Online)
repository_id_str
spelling O Emprego da Abordagem DSC (Discurso do Sujeito Coletivo) na Pesquisa em Educação The Useage of DSC (Collective Subject Speech) in Education ResearchDiscorre sobre as características da abordagem de análise denominada Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) e sua articulação conceitual com a Teoria das Representações Coletivas (TRC) formulada por Emile Durkheim e com a Teoria das Representações Sociais (TRS), formulada por Serge Moscovici. Explicita as condições de seu emprego em estudos de Ciências Humanas em ambientes nos quais se desenvolve a comunicação humana. Por fim, apresenta os procedimentos empregados em dois estudos desenvolvidos sobre as representações de leitura e formação de leitores. Palavras-chave: Representações sociais. Representações coletivas. Discurso do Sujeito Coletivo. Representação de leitura. Atuação do bibliotecário escolar. Abstract: It talks about the characteristics of analysis approach called Collective Subject Speech and its conceptual relation to the Collective Representations Theory constructed by Emile Durkheim and to the Social Representations Theory constructed by Serge Moscovici. It explains the conditions of its usage in studies of Human Science in environment in which human communication is developed. Finally, it shows the procedures used in two studies developed on the representations of reading and readers education.Keywords: Social representation. Collective representation. Collective Subject Speech. Reading Representation. School librarian action. Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2008-09-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1361Revista Linhas; v. 8 n. 1 (2007)1984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1361/1167Sales, Fernanda dedas Chagas de Souza, FranciscoMichela Jobin, Valquiriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T14:53:54Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/1361Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2023-01-10T14:53:54Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
dc.title.none.fl_str_mv O Emprego da Abordagem DSC (Discurso do Sujeito Coletivo) na Pesquisa em Educação The Useage of DSC (Collective Subject Speech) in Education Research
title O Emprego da Abordagem DSC (Discurso do Sujeito Coletivo) na Pesquisa em Educação The Useage of DSC (Collective Subject Speech) in Education Research
spellingShingle O Emprego da Abordagem DSC (Discurso do Sujeito Coletivo) na Pesquisa em Educação The Useage of DSC (Collective Subject Speech) in Education Research
Sales, Fernanda de
title_short O Emprego da Abordagem DSC (Discurso do Sujeito Coletivo) na Pesquisa em Educação The Useage of DSC (Collective Subject Speech) in Education Research
title_full O Emprego da Abordagem DSC (Discurso do Sujeito Coletivo) na Pesquisa em Educação The Useage of DSC (Collective Subject Speech) in Education Research
title_fullStr O Emprego da Abordagem DSC (Discurso do Sujeito Coletivo) na Pesquisa em Educação The Useage of DSC (Collective Subject Speech) in Education Research
title_full_unstemmed O Emprego da Abordagem DSC (Discurso do Sujeito Coletivo) na Pesquisa em Educação The Useage of DSC (Collective Subject Speech) in Education Research
title_sort O Emprego da Abordagem DSC (Discurso do Sujeito Coletivo) na Pesquisa em Educação The Useage of DSC (Collective Subject Speech) in Education Research
author Sales, Fernanda de
author_facet Sales, Fernanda de
das Chagas de Souza, Francisco
Michela Jobin, Valquiria
author_role author
author2 das Chagas de Souza, Francisco
Michela Jobin, Valquiria
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sales, Fernanda de
das Chagas de Souza, Francisco
Michela Jobin, Valquiria
description Discorre sobre as características da abordagem de análise denominada Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) e sua articulação conceitual com a Teoria das Representações Coletivas (TRC) formulada por Emile Durkheim e com a Teoria das Representações Sociais (TRS), formulada por Serge Moscovici. Explicita as condições de seu emprego em estudos de Ciências Humanas em ambientes nos quais se desenvolve a comunicação humana. Por fim, apresenta os procedimentos empregados em dois estudos desenvolvidos sobre as representações de leitura e formação de leitores. Palavras-chave: Representações sociais. Representações coletivas. Discurso do Sujeito Coletivo. Representação de leitura. Atuação do bibliotecário escolar. Abstract: It talks about the characteristics of analysis approach called Collective Subject Speech and its conceptual relation to the Collective Representations Theory constructed by Emile Durkheim and to the Social Representations Theory constructed by Serge Moscovici. It explains the conditions of its usage in studies of Human Science in environment in which human communication is developed. Finally, it shows the procedures used in two studies developed on the representations of reading and readers education.Keywords: Social representation. Collective representation. Collective Subject Speech. Reading Representation. School librarian action.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-09-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1361
url https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1361
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1361/1167
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Linhas; v. 8 n. 1 (2007)
1984-7238
reponame:Linhas (Florianópolis. Online)
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron:(UDESC)
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron_str (UDESC)
institution (UDESC)
reponame_str Linhas (Florianópolis. Online)
collection Linhas (Florianópolis. Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
repository.mail.fl_str_mv vera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com
_version_ 1798042407490551808