O LÚDICO PARA A ÁREA DA SAÚDE: PERSPECTIVAS POR MEIO DO DISCURSO DO SUJEITO COLETIVO (DSC)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tomaschewski Bueno, Maria Bethânia
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Treptow Brod, Fernando Augusto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
Texto Completo: https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/564
Resumo: O objetivo do estudo foi analisar as perspectivas de sujeitos sobre o ensino do lúdico na saúde. A metodologia utilizada foi a de abordagem qualitativa, com aplicação de um questionário com perguntas abertas a oito sujeitos de áreas diversas, não somente da área da saúde. O questionário foi aplicado durante os meses de julho a agosto de 2017 e os depoimentos foram tratados pela técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), segundo Lefèvre e Lefèvre (2005). O questionamento originou três discursos coletivos denominados de ‘Atividade prazerosa para o desenvolvimento da criatividade’, ‘O Lúdico auxilia de maneira positiva no processo de aprendizagem’ e ‘O Lúdico na saúde facilita a interação, a criatividade e o desenvolvimento’. Os depoimentos ressaltaram a relevância da abordagem do lúdico no ensino na área da saúde, promovendo estímulos nas interações dos envolvidos e proporcionando atividades criativas, prazerosas e afetivas.
id URI-5_5e3c62e7afbccf19bbe94a014311b471
oai_identifier_str oai:ojs2.san.uri.br:article/564
network_acronym_str URI-5
network_name_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository_id_str
spelling O LÚDICO PARA A ÁREA DA SAÚDE: PERSPECTIVAS POR MEIO DO DISCURSO DO SUJEITO COLETIVO (DSC)LúdicoEnsino em SaúdeEducaçãoO objetivo do estudo foi analisar as perspectivas de sujeitos sobre o ensino do lúdico na saúde. A metodologia utilizada foi a de abordagem qualitativa, com aplicação de um questionário com perguntas abertas a oito sujeitos de áreas diversas, não somente da área da saúde. O questionário foi aplicado durante os meses de julho a agosto de 2017 e os depoimentos foram tratados pela técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), segundo Lefèvre e Lefèvre (2005). O questionamento originou três discursos coletivos denominados de ‘Atividade prazerosa para o desenvolvimento da criatividade’, ‘O Lúdico auxilia de maneira positiva no processo de aprendizagem’ e ‘O Lúdico na saúde facilita a interação, a criatividade e o desenvolvimento’. Os depoimentos ressaltaram a relevância da abordagem do lúdico no ensino na área da saúde, promovendo estímulos nas interações dos envolvidos e proporcionando atividades criativas, prazerosas e afetivas.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2021-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/56410.31512/encitec.v11i3.564Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 11 n. 3 (2021); 152-1652237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/564/291Copyright (c) 2021 Maria Bethânia Tomaschewski Bueno, Fernando Augusto Treptow Brodhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTomaschewski Bueno, Maria BethâniaTreptow Brod, Fernando Augusto 2021-11-30T22:52:13Zoai:ojs2.san.uri.br:article/564Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2021-11-30T22:52:13Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv O LÚDICO PARA A ÁREA DA SAÚDE: PERSPECTIVAS POR MEIO DO DISCURSO DO SUJEITO COLETIVO (DSC)
title O LÚDICO PARA A ÁREA DA SAÚDE: PERSPECTIVAS POR MEIO DO DISCURSO DO SUJEITO COLETIVO (DSC)
spellingShingle O LÚDICO PARA A ÁREA DA SAÚDE: PERSPECTIVAS POR MEIO DO DISCURSO DO SUJEITO COLETIVO (DSC)
Tomaschewski Bueno, Maria Bethânia
Lúdico
Ensino em Saúde
Educação
title_short O LÚDICO PARA A ÁREA DA SAÚDE: PERSPECTIVAS POR MEIO DO DISCURSO DO SUJEITO COLETIVO (DSC)
title_full O LÚDICO PARA A ÁREA DA SAÚDE: PERSPECTIVAS POR MEIO DO DISCURSO DO SUJEITO COLETIVO (DSC)
title_fullStr O LÚDICO PARA A ÁREA DA SAÚDE: PERSPECTIVAS POR MEIO DO DISCURSO DO SUJEITO COLETIVO (DSC)
title_full_unstemmed O LÚDICO PARA A ÁREA DA SAÚDE: PERSPECTIVAS POR MEIO DO DISCURSO DO SUJEITO COLETIVO (DSC)
title_sort O LÚDICO PARA A ÁREA DA SAÚDE: PERSPECTIVAS POR MEIO DO DISCURSO DO SUJEITO COLETIVO (DSC)
author Tomaschewski Bueno, Maria Bethânia
author_facet Tomaschewski Bueno, Maria Bethânia
Treptow Brod, Fernando Augusto
author_role author
author2 Treptow Brod, Fernando Augusto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tomaschewski Bueno, Maria Bethânia
Treptow Brod, Fernando Augusto
dc.subject.por.fl_str_mv Lúdico
Ensino em Saúde
Educação
topic Lúdico
Ensino em Saúde
Educação
description O objetivo do estudo foi analisar as perspectivas de sujeitos sobre o ensino do lúdico na saúde. A metodologia utilizada foi a de abordagem qualitativa, com aplicação de um questionário com perguntas abertas a oito sujeitos de áreas diversas, não somente da área da saúde. O questionário foi aplicado durante os meses de julho a agosto de 2017 e os depoimentos foram tratados pela técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), segundo Lefèvre e Lefèvre (2005). O questionamento originou três discursos coletivos denominados de ‘Atividade prazerosa para o desenvolvimento da criatividade’, ‘O Lúdico auxilia de maneira positiva no processo de aprendizagem’ e ‘O Lúdico na saúde facilita a interação, a criatividade e o desenvolvimento’. Os depoimentos ressaltaram a relevância da abordagem do lúdico no ensino na área da saúde, promovendo estímulos nas interações dos envolvidos e proporcionando atividades criativas, prazerosas e afetivas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/564
10.31512/encitec.v11i3.564
url https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/564
identifier_str_mv 10.31512/encitec.v11i3.564
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/564/291
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Maria Bethânia Tomaschewski Bueno, Fernando Augusto Treptow Brod
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Maria Bethânia Tomaschewski Bueno, Fernando Augusto Treptow Brod
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
dc.source.none.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 11 n. 3 (2021); 152-165
2237-4450
reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
collection Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository.name.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br
_version_ 1797688333701218304