História da Educação como Arqueologia: cultura material escolar e escolarização
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas (Florianópolis. Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723818362017251 |
Resumo: | Nos últimos 20 anos, a comunidade ibero-americana de história da educação tem se preocupado em associar aos documentos textuais outros tipos de fontes de modo a alargar o conhecimento produzido no campo. O expediente tem suscitado o interesse pela preservação e constituição de arquivos e museus escolares. Nessa esteira, a cultura material escolar tem emergido como objeto de investigação e tem sido interrogado na sua dimensão de categoria e fonte para o entendimento da história da escola e do processo de escolarização tanto em Portugal quanto no Brasil. Operar com a materialidade tem trazido um conjunto de desafios teóricos e metodológicos aos pesquisadores do campo e estimulado o diálogo interdisciplinar, em especial com a antropologia e a arqueologia. Nesse sentido, explorar a contribuição desses campos conexos para a escrita da história da educação parece necessário. Para tanto, o artigo está organizado em três partes. Na primeira, procuro identificar a recorrência à cultura material como categoria e fonte na investigação em história. Na segunda, percurso semelhante é efetuado para a história da educação, tentando realçar as ênfases que têm sido dadas à questão e estabelecendo relação entre cultura material escolar e escolarização. No terceiro momento, as aproximações aos campos da antropologia e da arqueologia se fazem mais presentes visando oferecer subsídios metodológicos para a pesquisa com a materialidade em história da educação.Palavras-chave: Cultura Material Escolar; História da Educação; Escolarização; Agência; Corpo. |
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História da Educação como Arqueologia: cultura material escolar e escolarizaçãoNos últimos 20 anos, a comunidade ibero-americana de história da educação tem se preocupado em associar aos documentos textuais outros tipos de fontes de modo a alargar o conhecimento produzido no campo. O expediente tem suscitado o interesse pela preservação e constituição de arquivos e museus escolares. Nessa esteira, a cultura material escolar tem emergido como objeto de investigação e tem sido interrogado na sua dimensão de categoria e fonte para o entendimento da história da escola e do processo de escolarização tanto em Portugal quanto no Brasil. Operar com a materialidade tem trazido um conjunto de desafios teóricos e metodológicos aos pesquisadores do campo e estimulado o diálogo interdisciplinar, em especial com a antropologia e a arqueologia. Nesse sentido, explorar a contribuição desses campos conexos para a escrita da história da educação parece necessário. Para tanto, o artigo está organizado em três partes. Na primeira, procuro identificar a recorrência à cultura material como categoria e fonte na investigação em história. Na segunda, percurso semelhante é efetuado para a história da educação, tentando realçar as ênfases que têm sido dadas à questão e estabelecendo relação entre cultura material escolar e escolarização. No terceiro momento, as aproximações aos campos da antropologia e da arqueologia se fazem mais presentes visando oferecer subsídios metodológicos para a pesquisa com a materialidade em história da educação.Palavras-chave: Cultura Material Escolar; História da Educação; Escolarização; Agência; Corpo.Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2017-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723818362017251Revista Linhas; v. 18 n. 36 (2017): A inspeção da instrução pública no século XIX: seus sujeitos e as propostas para o ensino; 251 - 2721984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723818362017251/pdfVidal, Dianainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-04-27T18:54:54Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/8797Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2017-04-27T18:54:54Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false |
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