Processos sociocognitivos nos contextos de aprendizagem com o laptop educacional: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rossi Garcia Rafaelli, Dirce Meri
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Valentini, Carla Beatris
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas (Florianópolis. Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723814272013134
Resumo: Este artigo apresenta um estudo de caso que investiga os processos sociocognitivos de estudantes em interação com o laptop educacional. Os estudantes, com idade de 13 anos, frequentavam o sétimo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal, participante da etapa dois do projeto Um computador por aluno (UCA) do governo federal. Esse estudo buscou compreender os processos sociocognitivos presentes nas trocas interindividuais dos estudantes nos diferentes contextos de aprendizagem em que faziam uso do laptop educacional na disciplina de História. Para a análise de tais e nesse contexto, foi utilizado o referencial piagetiano. Com base na organização dos dados, as categorias de análise foram aprendizagem e mecanismos sociocognitivos. Concluímos que as possibilidades da interface física e digital, considerando a mobilidade do laptop na modalidade 1:1, podem configurar novas relações e desafios no processo de ensino e aprendizagem. Com relação aos processos sociocognitivos, evidenciamos uma tendência de relações de conformismo e de coação nas trocas interindividuais e um falso equilíbrio de cooperação.
id UDESC-0_7a7b1b1e0e844f9ab924bb7eb2c481b8
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.udesc.br:article/3515
network_acronym_str UDESC-0
network_name_str Linhas (Florianópolis. Online)
repository_id_str
spelling Processos sociocognitivos nos contextos de aprendizagem com o laptop educacional: um estudo de casoEste artigo apresenta um estudo de caso que investiga os processos sociocognitivos de estudantes em interação com o laptop educacional. Os estudantes, com idade de 13 anos, frequentavam o sétimo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal, participante da etapa dois do projeto Um computador por aluno (UCA) do governo federal. Esse estudo buscou compreender os processos sociocognitivos presentes nas trocas interindividuais dos estudantes nos diferentes contextos de aprendizagem em que faziam uso do laptop educacional na disciplina de História. Para a análise de tais e nesse contexto, foi utilizado o referencial piagetiano. Com base na organização dos dados, as categorias de análise foram aprendizagem e mecanismos sociocognitivos. Concluímos que as possibilidades da interface física e digital, considerando a mobilidade do laptop na modalidade 1:1, podem configurar novas relações e desafios no processo de ensino e aprendizagem. Com relação aos processos sociocognitivos, evidenciamos uma tendência de relações de conformismo e de coação nas trocas interindividuais e um falso equilíbrio de cooperação.Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2013-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723814272013134Revista Linhas; v. 14 n. 27 (2013): Currículo e Inovações Tecnológicas no Contexto Escolar; 134 - 1571984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723814272013134/2815Rossi Garcia Rafaelli, Dirce MeriValentini, Carla Beatrisinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T14:54:09Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/3515Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2023-01-10T14:54:09Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
dc.title.none.fl_str_mv Processos sociocognitivos nos contextos de aprendizagem com o laptop educacional: um estudo de caso
title Processos sociocognitivos nos contextos de aprendizagem com o laptop educacional: um estudo de caso
spellingShingle Processos sociocognitivos nos contextos de aprendizagem com o laptop educacional: um estudo de caso
Rossi Garcia Rafaelli, Dirce Meri
title_short Processos sociocognitivos nos contextos de aprendizagem com o laptop educacional: um estudo de caso
title_full Processos sociocognitivos nos contextos de aprendizagem com o laptop educacional: um estudo de caso
title_fullStr Processos sociocognitivos nos contextos de aprendizagem com o laptop educacional: um estudo de caso
title_full_unstemmed Processos sociocognitivos nos contextos de aprendizagem com o laptop educacional: um estudo de caso
title_sort Processos sociocognitivos nos contextos de aprendizagem com o laptop educacional: um estudo de caso
author Rossi Garcia Rafaelli, Dirce Meri
author_facet Rossi Garcia Rafaelli, Dirce Meri
Valentini, Carla Beatris
author_role author
author2 Valentini, Carla Beatris
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rossi Garcia Rafaelli, Dirce Meri
Valentini, Carla Beatris
description Este artigo apresenta um estudo de caso que investiga os processos sociocognitivos de estudantes em interação com o laptop educacional. Os estudantes, com idade de 13 anos, frequentavam o sétimo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal, participante da etapa dois do projeto Um computador por aluno (UCA) do governo federal. Esse estudo buscou compreender os processos sociocognitivos presentes nas trocas interindividuais dos estudantes nos diferentes contextos de aprendizagem em que faziam uso do laptop educacional na disciplina de História. Para a análise de tais e nesse contexto, foi utilizado o referencial piagetiano. Com base na organização dos dados, as categorias de análise foram aprendizagem e mecanismos sociocognitivos. Concluímos que as possibilidades da interface física e digital, considerando a mobilidade do laptop na modalidade 1:1, podem configurar novas relações e desafios no processo de ensino e aprendizagem. Com relação aos processos sociocognitivos, evidenciamos uma tendência de relações de conformismo e de coação nas trocas interindividuais e um falso equilíbrio de cooperação.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723814272013134
url https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723814272013134
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723814272013134/2815
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Linhas; v. 14 n. 27 (2013): Currículo e Inovações Tecnológicas no Contexto Escolar; 134 - 157
1984-7238
reponame:Linhas (Florianópolis. Online)
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron:(UDESC)
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron_str (UDESC)
institution (UDESC)
reponame_str Linhas (Florianópolis. Online)
collection Linhas (Florianópolis. Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
repository.mail.fl_str_mv vera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com
_version_ 1798042408294809600