Processos sociocognitivos nos contextos de aprendizagem com o laptop educacional: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas (Florianópolis. Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723814272013134 |
Resumo: | Este artigo apresenta um estudo de caso que investiga os processos sociocognitivos de estudantes em interação com o laptop educacional. Os estudantes, com idade de 13 anos, frequentavam o sétimo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal, participante da etapa dois do projeto Um computador por aluno (UCA) do governo federal. Esse estudo buscou compreender os processos sociocognitivos presentes nas trocas interindividuais dos estudantes nos diferentes contextos de aprendizagem em que faziam uso do laptop educacional na disciplina de História. Para a análise de tais e nesse contexto, foi utilizado o referencial piagetiano. Com base na organização dos dados, as categorias de análise foram aprendizagem e mecanismos sociocognitivos. Concluímos que as possibilidades da interface física e digital, considerando a mobilidade do laptop na modalidade 1:1, podem configurar novas relações e desafios no processo de ensino e aprendizagem. Com relação aos processos sociocognitivos, evidenciamos uma tendência de relações de conformismo e de coação nas trocas interindividuais e um falso equilíbrio de cooperação. |
id |
UDESC-0_7a7b1b1e0e844f9ab924bb7eb2c481b8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.udesc.br:article/3515 |
network_acronym_str |
UDESC-0 |
network_name_str |
Linhas (Florianópolis. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Processos sociocognitivos nos contextos de aprendizagem com o laptop educacional: um estudo de casoEste artigo apresenta um estudo de caso que investiga os processos sociocognitivos de estudantes em interação com o laptop educacional. Os estudantes, com idade de 13 anos, frequentavam o sétimo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal, participante da etapa dois do projeto Um computador por aluno (UCA) do governo federal. Esse estudo buscou compreender os processos sociocognitivos presentes nas trocas interindividuais dos estudantes nos diferentes contextos de aprendizagem em que faziam uso do laptop educacional na disciplina de História. Para a análise de tais e nesse contexto, foi utilizado o referencial piagetiano. Com base na organização dos dados, as categorias de análise foram aprendizagem e mecanismos sociocognitivos. Concluímos que as possibilidades da interface física e digital, considerando a mobilidade do laptop na modalidade 1:1, podem configurar novas relações e desafios no processo de ensino e aprendizagem. Com relação aos processos sociocognitivos, evidenciamos uma tendência de relações de conformismo e de coação nas trocas interindividuais e um falso equilíbrio de cooperação.Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2013-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723814272013134Revista Linhas; v. 14 n. 27 (2013): Currículo e Inovações Tecnológicas no Contexto Escolar; 134 - 1571984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723814272013134/2815Rossi Garcia Rafaelli, Dirce MeriValentini, Carla Beatrisinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T14:54:09Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/3515Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2023-01-10T14:54:09Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Processos sociocognitivos nos contextos de aprendizagem com o laptop educacional: um estudo de caso |
title |
Processos sociocognitivos nos contextos de aprendizagem com o laptop educacional: um estudo de caso |
spellingShingle |
Processos sociocognitivos nos contextos de aprendizagem com o laptop educacional: um estudo de caso Rossi Garcia Rafaelli, Dirce Meri |
title_short |
Processos sociocognitivos nos contextos de aprendizagem com o laptop educacional: um estudo de caso |
title_full |
Processos sociocognitivos nos contextos de aprendizagem com o laptop educacional: um estudo de caso |
title_fullStr |
Processos sociocognitivos nos contextos de aprendizagem com o laptop educacional: um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Processos sociocognitivos nos contextos de aprendizagem com o laptop educacional: um estudo de caso |
title_sort |
Processos sociocognitivos nos contextos de aprendizagem com o laptop educacional: um estudo de caso |
author |
Rossi Garcia Rafaelli, Dirce Meri |
author_facet |
Rossi Garcia Rafaelli, Dirce Meri Valentini, Carla Beatris |
author_role |
author |
author2 |
Valentini, Carla Beatris |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rossi Garcia Rafaelli, Dirce Meri Valentini, Carla Beatris |
description |
Este artigo apresenta um estudo de caso que investiga os processos sociocognitivos de estudantes em interação com o laptop educacional. Os estudantes, com idade de 13 anos, frequentavam o sétimo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal, participante da etapa dois do projeto Um computador por aluno (UCA) do governo federal. Esse estudo buscou compreender os processos sociocognitivos presentes nas trocas interindividuais dos estudantes nos diferentes contextos de aprendizagem em que faziam uso do laptop educacional na disciplina de História. Para a análise de tais e nesse contexto, foi utilizado o referencial piagetiano. Com base na organização dos dados, as categorias de análise foram aprendizagem e mecanismos sociocognitivos. Concluímos que as possibilidades da interface física e digital, considerando a mobilidade do laptop na modalidade 1:1, podem configurar novas relações e desafios no processo de ensino e aprendizagem. Com relação aos processos sociocognitivos, evidenciamos uma tendência de relações de conformismo e de coação nas trocas interindividuais e um falso equilíbrio de cooperação. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723814272013134 |
url |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723814272013134 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723814272013134/2815 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Linhas; v. 14 n. 27 (2013): Currículo e Inovações Tecnológicas no Contexto Escolar; 134 - 157 1984-7238 reponame:Linhas (Florianópolis. Online) instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) instacron:(UDESC) |
instname_str |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
instacron_str |
(UDESC) |
institution |
(UDESC) |
reponame_str |
Linhas (Florianópolis. Online) |
collection |
Linhas (Florianópolis. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
vera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com |
_version_ |
1798042408294809600 |