O lugar da sociologia da educação nos cursos de licenciatura: desafios e potencialidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Cláudio Marques Martins
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas (Florianópolis. Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723821452020100
Resumo: O artigo analisa as contribuições que a disciplina de sociologia da educação pode oferecer nos cursos de licenciatura e também as dificuldades que enfrenta para atingir esse potencial. Num primeiro momento, discute-se como o ensino de sociologia da educação está condicionado pelo lugar periférico dessa disciplina nos currículos de licenciatura e pelo fato desses cursos terem como objetivo central a formação de professores. Num segundo momento, apontam-se aquelas que seriam as contribuições reais ou potenciais, oferecidas por essa área do conhecimento aos cursos de licenciatura e delineia-se um esboço de programa para a disciplina. Num terceiro momento, chama-se atenção para certos fatores objetivos que dificultam a realização de uma boa formação em sociologia da educação nos cursos de licenciatura no contexto brasileiro atual.Palavras-chave: Educação. Ensino superior. Sociologia da educação. Cursos de licenciatura. Professores - Formação.
id UDESC-0_7c231ef2288af897a2b873d720ded893
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.udesc.br:article/17602
network_acronym_str UDESC-0
network_name_str Linhas (Florianópolis. Online)
repository_id_str
spelling O lugar da sociologia da educação nos cursos de licenciatura: desafios e potencialidadesO artigo analisa as contribuições que a disciplina de sociologia da educação pode oferecer nos cursos de licenciatura e também as dificuldades que enfrenta para atingir esse potencial. Num primeiro momento, discute-se como o ensino de sociologia da educação está condicionado pelo lugar periférico dessa disciplina nos currículos de licenciatura e pelo fato desses cursos terem como objetivo central a formação de professores. Num segundo momento, apontam-se aquelas que seriam as contribuições reais ou potenciais, oferecidas por essa área do conhecimento aos cursos de licenciatura e delineia-se um esboço de programa para a disciplina. Num terceiro momento, chama-se atenção para certos fatores objetivos que dificultam a realização de uma boa formação em sociologia da educação nos cursos de licenciatura no contexto brasileiro atual.Palavras-chave: Educação. Ensino superior. Sociologia da educação. Cursos de licenciatura. Professores - Formação.Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2020-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/198472382145202010010.5965/1984723821452020100Revista Linhas; v. 21 n. 45 (2020): O ensino de sociologia na educação superior: experiências nacionais e internacionais; 100 - 1201984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723821452020100/pdfCopyright (c) 2020 Revista Linhasinfo:eu-repo/semantics/openAccessNogueira, Cláudio Marques Martins2020-06-03T11:23:28Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/17602Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2020-06-03T11:23:28Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
dc.title.none.fl_str_mv O lugar da sociologia da educação nos cursos de licenciatura: desafios e potencialidades
title O lugar da sociologia da educação nos cursos de licenciatura: desafios e potencialidades
spellingShingle O lugar da sociologia da educação nos cursos de licenciatura: desafios e potencialidades
Nogueira, Cláudio Marques Martins
title_short O lugar da sociologia da educação nos cursos de licenciatura: desafios e potencialidades
title_full O lugar da sociologia da educação nos cursos de licenciatura: desafios e potencialidades
title_fullStr O lugar da sociologia da educação nos cursos de licenciatura: desafios e potencialidades
title_full_unstemmed O lugar da sociologia da educação nos cursos de licenciatura: desafios e potencialidades
title_sort O lugar da sociologia da educação nos cursos de licenciatura: desafios e potencialidades
author Nogueira, Cláudio Marques Martins
author_facet Nogueira, Cláudio Marques Martins
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira, Cláudio Marques Martins
description O artigo analisa as contribuições que a disciplina de sociologia da educação pode oferecer nos cursos de licenciatura e também as dificuldades que enfrenta para atingir esse potencial. Num primeiro momento, discute-se como o ensino de sociologia da educação está condicionado pelo lugar periférico dessa disciplina nos currículos de licenciatura e pelo fato desses cursos terem como objetivo central a formação de professores. Num segundo momento, apontam-se aquelas que seriam as contribuições reais ou potenciais, oferecidas por essa área do conhecimento aos cursos de licenciatura e delineia-se um esboço de programa para a disciplina. Num terceiro momento, chama-se atenção para certos fatores objetivos que dificultam a realização de uma boa formação em sociologia da educação nos cursos de licenciatura no contexto brasileiro atual.Palavras-chave: Educação. Ensino superior. Sociologia da educação. Cursos de licenciatura. Professores - Formação.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723821452020100
10.5965/1984723821452020100
url https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723821452020100
identifier_str_mv 10.5965/1984723821452020100
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723821452020100/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Linhas
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Linhas
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Linhas; v. 21 n. 45 (2020): O ensino de sociologia na educação superior: experiências nacionais e internacionais; 100 - 120
1984-7238
reponame:Linhas (Florianópolis. Online)
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron:(UDESC)
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron_str (UDESC)
institution (UDESC)
reponame_str Linhas (Florianópolis. Online)
collection Linhas (Florianópolis. Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
repository.mail.fl_str_mv vera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com
_version_ 1798042409844604928