O lugar da sociologia da educação nos cursos de licenciatura: desafios e potencialidades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas (Florianópolis. Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723821452020100 |
Resumo: | O artigo analisa as contribuições que a disciplina de sociologia da educação pode oferecer nos cursos de licenciatura e também as dificuldades que enfrenta para atingir esse potencial. Num primeiro momento, discute-se como o ensino de sociologia da educação está condicionado pelo lugar periférico dessa disciplina nos currículos de licenciatura e pelo fato desses cursos terem como objetivo central a formação de professores. Num segundo momento, apontam-se aquelas que seriam as contribuições reais ou potenciais, oferecidas por essa área do conhecimento aos cursos de licenciatura e delineia-se um esboço de programa para a disciplina. Num terceiro momento, chama-se atenção para certos fatores objetivos que dificultam a realização de uma boa formação em sociologia da educação nos cursos de licenciatura no contexto brasileiro atual.Palavras-chave: Educação. Ensino superior. Sociologia da educação. Cursos de licenciatura. Professores - Formação. |
id |
UDESC-0_7c231ef2288af897a2b873d720ded893 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.udesc.br:article/17602 |
network_acronym_str |
UDESC-0 |
network_name_str |
Linhas (Florianópolis. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O lugar da sociologia da educação nos cursos de licenciatura: desafios e potencialidadesO artigo analisa as contribuições que a disciplina de sociologia da educação pode oferecer nos cursos de licenciatura e também as dificuldades que enfrenta para atingir esse potencial. Num primeiro momento, discute-se como o ensino de sociologia da educação está condicionado pelo lugar periférico dessa disciplina nos currículos de licenciatura e pelo fato desses cursos terem como objetivo central a formação de professores. Num segundo momento, apontam-se aquelas que seriam as contribuições reais ou potenciais, oferecidas por essa área do conhecimento aos cursos de licenciatura e delineia-se um esboço de programa para a disciplina. Num terceiro momento, chama-se atenção para certos fatores objetivos que dificultam a realização de uma boa formação em sociologia da educação nos cursos de licenciatura no contexto brasileiro atual.Palavras-chave: Educação. Ensino superior. Sociologia da educação. Cursos de licenciatura. Professores - Formação.Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2020-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/198472382145202010010.5965/1984723821452020100Revista Linhas; v. 21 n. 45 (2020): O ensino de sociologia na educação superior: experiências nacionais e internacionais; 100 - 1201984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723821452020100/pdfCopyright (c) 2020 Revista Linhasinfo:eu-repo/semantics/openAccessNogueira, Cláudio Marques Martins2020-06-03T11:23:28Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/17602Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2020-06-03T11:23:28Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O lugar da sociologia da educação nos cursos de licenciatura: desafios e potencialidades |
title |
O lugar da sociologia da educação nos cursos de licenciatura: desafios e potencialidades |
spellingShingle |
O lugar da sociologia da educação nos cursos de licenciatura: desafios e potencialidades Nogueira, Cláudio Marques Martins |
title_short |
O lugar da sociologia da educação nos cursos de licenciatura: desafios e potencialidades |
title_full |
O lugar da sociologia da educação nos cursos de licenciatura: desafios e potencialidades |
title_fullStr |
O lugar da sociologia da educação nos cursos de licenciatura: desafios e potencialidades |
title_full_unstemmed |
O lugar da sociologia da educação nos cursos de licenciatura: desafios e potencialidades |
title_sort |
O lugar da sociologia da educação nos cursos de licenciatura: desafios e potencialidades |
author |
Nogueira, Cláudio Marques Martins |
author_facet |
Nogueira, Cláudio Marques Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nogueira, Cláudio Marques Martins |
description |
O artigo analisa as contribuições que a disciplina de sociologia da educação pode oferecer nos cursos de licenciatura e também as dificuldades que enfrenta para atingir esse potencial. Num primeiro momento, discute-se como o ensino de sociologia da educação está condicionado pelo lugar periférico dessa disciplina nos currículos de licenciatura e pelo fato desses cursos terem como objetivo central a formação de professores. Num segundo momento, apontam-se aquelas que seriam as contribuições reais ou potenciais, oferecidas por essa área do conhecimento aos cursos de licenciatura e delineia-se um esboço de programa para a disciplina. Num terceiro momento, chama-se atenção para certos fatores objetivos que dificultam a realização de uma boa formação em sociologia da educação nos cursos de licenciatura no contexto brasileiro atual.Palavras-chave: Educação. Ensino superior. Sociologia da educação. Cursos de licenciatura. Professores - Formação. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723821452020100 10.5965/1984723821452020100 |
url |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723821452020100 |
identifier_str_mv |
10.5965/1984723821452020100 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723821452020100/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Linhas info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Linhas |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Linhas; v. 21 n. 45 (2020): O ensino de sociologia na educação superior: experiências nacionais e internacionais; 100 - 120 1984-7238 reponame:Linhas (Florianópolis. Online) instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) instacron:(UDESC) |
instname_str |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
instacron_str |
(UDESC) |
institution |
(UDESC) |
reponame_str |
Linhas (Florianópolis. Online) |
collection |
Linhas (Florianópolis. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
vera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com |
_version_ |
1798042409844604928 |