Avanços na inclusão da temática de história e cultura afro-brasileira e africana. PNLD Ensino Médio 2012 e a lei 10.639

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Patrícia de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas (Florianópolis. Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723815292014379
Resumo: A questão principal deste artigo é verificar a aplicação da lei 10.639 que incluiu no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática da história da cultura afro-brasileira nas coleções de livros de história do Ensino Médio. A análise procurou observar a forma que as temáticas referentes à cultura africana e afro-brasileira foram apresentadas e distribuídas nesse material. A obrigatoriedade prevista na lei mencionada foi uma das premissas à validação do conteúdo desses livros. As obras foram aprovadas em 2010 pelo Fundo Nacional de Educação (FNDE) em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB), do Ministério da Educação (MEC). No ano de 2011, essas obras foram encaminhadas às escolas da rede pública para que ocorresse a escolha do livro didático que foi adotado em 2012, para o próximo triênio.Palavras-chave: História; Lei 10.639; Livro didático; PNLD.
id UDESC-0_80a35973ad3f674df43ed1f20f1fe06b
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.udesc.br:article/2764
network_acronym_str UDESC-0
network_name_str Linhas (Florianópolis. Online)
repository_id_str
spelling Avanços na inclusão da temática de história e cultura afro-brasileira e africana. PNLD Ensino Médio 2012 e a lei 10.639A questão principal deste artigo é verificar a aplicação da lei 10.639 que incluiu no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática da história da cultura afro-brasileira nas coleções de livros de história do Ensino Médio. A análise procurou observar a forma que as temáticas referentes à cultura africana e afro-brasileira foram apresentadas e distribuídas nesse material. A obrigatoriedade prevista na lei mencionada foi uma das premissas à validação do conteúdo desses livros. As obras foram aprovadas em 2010 pelo Fundo Nacional de Educação (FNDE) em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB), do Ministério da Educação (MEC). No ano de 2011, essas obras foram encaminhadas às escolas da rede pública para que ocorresse a escolha do livro didático que foi adotado em 2012, para o próximo triênio.Palavras-chave: História; Lei 10.639; Livro didático; PNLD.Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2014-10-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/198472381529201437910.5965/1984723815292014379Revista Linhas; v. 15 n. 29 (2014): Heranças da sociologia de Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron: 50 anos de OS HERDEIROS; 379 - 3941984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723815292014379/pdf_18Freitas, Patrícia deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T14:54:08Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/2764Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2023-01-10T14:54:08Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
dc.title.none.fl_str_mv Avanços na inclusão da temática de história e cultura afro-brasileira e africana. PNLD Ensino Médio 2012 e a lei 10.639
title Avanços na inclusão da temática de história e cultura afro-brasileira e africana. PNLD Ensino Médio 2012 e a lei 10.639
spellingShingle Avanços na inclusão da temática de história e cultura afro-brasileira e africana. PNLD Ensino Médio 2012 e a lei 10.639
Freitas, Patrícia de
title_short Avanços na inclusão da temática de história e cultura afro-brasileira e africana. PNLD Ensino Médio 2012 e a lei 10.639
title_full Avanços na inclusão da temática de história e cultura afro-brasileira e africana. PNLD Ensino Médio 2012 e a lei 10.639
title_fullStr Avanços na inclusão da temática de história e cultura afro-brasileira e africana. PNLD Ensino Médio 2012 e a lei 10.639
title_full_unstemmed Avanços na inclusão da temática de história e cultura afro-brasileira e africana. PNLD Ensino Médio 2012 e a lei 10.639
title_sort Avanços na inclusão da temática de história e cultura afro-brasileira e africana. PNLD Ensino Médio 2012 e a lei 10.639
author Freitas, Patrícia de
author_facet Freitas, Patrícia de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Patrícia de
description A questão principal deste artigo é verificar a aplicação da lei 10.639 que incluiu no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática da história da cultura afro-brasileira nas coleções de livros de história do Ensino Médio. A análise procurou observar a forma que as temáticas referentes à cultura africana e afro-brasileira foram apresentadas e distribuídas nesse material. A obrigatoriedade prevista na lei mencionada foi uma das premissas à validação do conteúdo desses livros. As obras foram aprovadas em 2010 pelo Fundo Nacional de Educação (FNDE) em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB), do Ministério da Educação (MEC). No ano de 2011, essas obras foram encaminhadas às escolas da rede pública para que ocorresse a escolha do livro didático que foi adotado em 2012, para o próximo triênio.Palavras-chave: História; Lei 10.639; Livro didático; PNLD.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723815292014379
10.5965/1984723815292014379
url https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723815292014379
identifier_str_mv 10.5965/1984723815292014379
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723815292014379/pdf_18
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Linhas; v. 15 n. 29 (2014): Heranças da sociologia de Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron: 50 anos de OS HERDEIROS; 379 - 394
1984-7238
reponame:Linhas (Florianópolis. Online)
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron:(UDESC)
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron_str (UDESC)
institution (UDESC)
reponame_str Linhas (Florianópolis. Online)
collection Linhas (Florianópolis. Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
repository.mail.fl_str_mv vera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com
_version_ 1798042407957168128