“PRETO NO BRANCO”: A TEMÁTICA RACIAL E A LEI 10.639/03
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Inter-legere |
Texto Completo: | https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/6432 |
Resumo: | Este trabalho é resultado de uma pesquisa de monografia em que se estudaram as dificuldades de implementação da Lei n. 10.639/03 – que tornou obrigatória a inserção da temática história e cultura afro-brasileira nos currículos de ensino – na Escola Estadual Professora Ana Júlia de Carvalho Mousinho, situada na cidade de Natal/RN. A pesquisa foi realizada entre os gestores e professores da área de ciências humanas2 da referida escola para investigar de que modo atuam na efetivação do proposto na lei aqui estudada nos seus planos de ensino. Como procedimento metodológico, é feita, no primeiro momento, uma revisão bibliográfica das categorias “raça” e “racismo”, à luz do que tratam Guimarães (1999a, 1999b, 2002a, 2002b), d’Adesky (2001) e Maggie (1996), pois é conforme essas categorias que se orienta a lei. Em seguida, destaca-se o conjunto de documentos que norteiam a sua implementação, como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afrobrasileira e Africana e o Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Por último, apresentam-se os resultados da pesquisa realizada entre os professores e gestores da escola pesquisada, destacando-se o marco regulatório, o processo de formação de professores e gestores escolares e o material didático como as principais dificuldades para se efetivar a temática “história e cultura afro-brasileira” nos currículos/planos de ensino, utilizando a discussão de autores como Gomes (2005), Rocha (2006) e Freire (2007). |
id |
UFRN-9_f75735c71cb6d9c04741299e3e316b35 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufrn.br:article/6432 |
network_acronym_str |
UFRN-9 |
network_name_str |
Inter-legere |
repository_id_str |
|
spelling |
“PRETO NO BRANCO”: A TEMÁTICA RACIAL E A LEI 10.639/03Lei n. 10.639/03. Cultura afro-brasileira. Implementação. Planos de ensino.Este trabalho é resultado de uma pesquisa de monografia em que se estudaram as dificuldades de implementação da Lei n. 10.639/03 – que tornou obrigatória a inserção da temática história e cultura afro-brasileira nos currículos de ensino – na Escola Estadual Professora Ana Júlia de Carvalho Mousinho, situada na cidade de Natal/RN. A pesquisa foi realizada entre os gestores e professores da área de ciências humanas2 da referida escola para investigar de que modo atuam na efetivação do proposto na lei aqui estudada nos seus planos de ensino. Como procedimento metodológico, é feita, no primeiro momento, uma revisão bibliográfica das categorias “raça” e “racismo”, à luz do que tratam Guimarães (1999a, 1999b, 2002a, 2002b), d’Adesky (2001) e Maggie (1996), pois é conforme essas categorias que se orienta a lei. Em seguida, destaca-se o conjunto de documentos que norteiam a sua implementação, como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afrobrasileira e Africana e o Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Por último, apresentam-se os resultados da pesquisa realizada entre os professores e gestores da escola pesquisada, destacando-se o marco regulatório, o processo de formação de professores e gestores escolares e o material didático como as principais dificuldades para se efetivar a temática “história e cultura afro-brasileira” nos currículos/planos de ensino, utilizando a discussão de autores como Gomes (2005), Rocha (2006) e Freire (2007).UFRN2016-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/6432Revista Inter-Legere; n. 16 (2015): DOSSIÊ TRANSDISCIPLINARIDADE; 326-3421982-1662reponame:Inter-legereinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNporhttps://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/6432/6780Copyright (c) 2016 Revista Inter-Legereinfo:eu-repo/semantics/openAccessFrança, Ana Carolina Araújo2016-05-05T18:29:13Zoai:periodicos.ufrn.br:article/6432Revistahttps://periodicos.ufrn.br/interlegerePUBhttps://periodicos.ufrn.br/interlegere/oai||interlegere@cchla.ufrn.br||analaudelina@uol.com.br1982-16621982-1662opendoar:2016-05-05T18:29:13Inter-legere - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
“PRETO NO BRANCO”: A TEMÁTICA RACIAL E A LEI 10.639/03 |
title |
“PRETO NO BRANCO”: A TEMÁTICA RACIAL E A LEI 10.639/03 |
spellingShingle |
“PRETO NO BRANCO”: A TEMÁTICA RACIAL E A LEI 10.639/03 França, Ana Carolina Araújo Lei n. 10.639/03. Cultura afro-brasileira. Implementação. Planos de ensino. |
title_short |
“PRETO NO BRANCO”: A TEMÁTICA RACIAL E A LEI 10.639/03 |
title_full |
“PRETO NO BRANCO”: A TEMÁTICA RACIAL E A LEI 10.639/03 |
title_fullStr |
“PRETO NO BRANCO”: A TEMÁTICA RACIAL E A LEI 10.639/03 |
title_full_unstemmed |
“PRETO NO BRANCO”: A TEMÁTICA RACIAL E A LEI 10.639/03 |
title_sort |
“PRETO NO BRANCO”: A TEMÁTICA RACIAL E A LEI 10.639/03 |
author |
França, Ana Carolina Araújo |
author_facet |
França, Ana Carolina Araújo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
França, Ana Carolina Araújo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Lei n. 10.639/03. Cultura afro-brasileira. Implementação. Planos de ensino. |
topic |
Lei n. 10.639/03. Cultura afro-brasileira. Implementação. Planos de ensino. |
description |
Este trabalho é resultado de uma pesquisa de monografia em que se estudaram as dificuldades de implementação da Lei n. 10.639/03 – que tornou obrigatória a inserção da temática história e cultura afro-brasileira nos currículos de ensino – na Escola Estadual Professora Ana Júlia de Carvalho Mousinho, situada na cidade de Natal/RN. A pesquisa foi realizada entre os gestores e professores da área de ciências humanas2 da referida escola para investigar de que modo atuam na efetivação do proposto na lei aqui estudada nos seus planos de ensino. Como procedimento metodológico, é feita, no primeiro momento, uma revisão bibliográfica das categorias “raça” e “racismo”, à luz do que tratam Guimarães (1999a, 1999b, 2002a, 2002b), d’Adesky (2001) e Maggie (1996), pois é conforme essas categorias que se orienta a lei. Em seguida, destaca-se o conjunto de documentos que norteiam a sua implementação, como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afrobrasileira e Africana e o Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Por último, apresentam-se os resultados da pesquisa realizada entre os professores e gestores da escola pesquisada, destacando-se o marco regulatório, o processo de formação de professores e gestores escolares e o material didático como as principais dificuldades para se efetivar a temática “história e cultura afro-brasileira” nos currículos/planos de ensino, utilizando a discussão de autores como Gomes (2005), Rocha (2006) e Freire (2007). |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-04-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/6432 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/6432 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/6432/6780 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Inter-Legere info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Inter-Legere |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFRN |
publisher.none.fl_str_mv |
UFRN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Inter-Legere; n. 16 (2015): DOSSIÊ TRANSDISCIPLINARIDADE; 326-342 1982-1662 reponame:Inter-legere instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Inter-legere |
collection |
Inter-legere |
repository.name.fl_str_mv |
Inter-legere - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
||interlegere@cchla.ufrn.br||analaudelina@uol.com.br |
_version_ |
1798043139198418944 |