Ler livros sem palavras, ler imagens e mundos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Segabinazi, Daniela
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas (Florianópolis. Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723818372017022
Resumo: A escola que objetiva a formação do leitor literário deve ter como princípio o ensino de literatura, especialmente, através de leituras prazerosas em que o aluno sinta-se motivado a ler. A leitura prazerosa não exclui o processo de aquisição do conhecimento, pelo contrário, o leitor é estimulado à curiosidade e absorve novas informações, construindo assim novos conhecimentos. É importante que a escola priorize a diversidade e a qualidade do material que as crianças vão utilizar e que as metodologias adotadas pelos professores mediadores do conhecimento da leitura literária sejam variadas e propositivas ao pensamento, à imaginação e à criatividade. Neste caso, a literatura infantil oferece ao leitor a diversidade cultural, social e estética que ele, possivelmente, ainda não conhece, ampliando seu horizonte no encontro com o universo da ficção, da fantasia, do imaginário e de sua própria identidade, cercado de informações e características de uma determinada cultura. Sendo assim, abordamos nesse artigo questões a respeito da leitura literária nos anos iniciais, do ensino fundamental, a partir da perspectiva da educação literária, da alfabetização e do letramento literário, tendo como centro a leitura de livros de imagens ou livros de ilustração. O objetivo é apresentar discussões a respeito da formação do leitor e a presença da literatura infantil no processo de alfabetização e letramento, bem como mostrar a importância dos livros de imagens/ilustração na sala de aula dos anos iniciais e suas possíveis abordagens teórico-metodológicas.Palavras-chave: Literatura Infantojuvenil. Leitura. Livros de Imagem.
id UDESC-0_811c409e883c17b2425d95c05a6f0a38
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.udesc.br:article/9360
network_acronym_str UDESC-0
network_name_str Linhas (Florianópolis. Online)
repository_id_str
spelling Ler livros sem palavras, ler imagens e mundosA escola que objetiva a formação do leitor literário deve ter como princípio o ensino de literatura, especialmente, através de leituras prazerosas em que o aluno sinta-se motivado a ler. A leitura prazerosa não exclui o processo de aquisição do conhecimento, pelo contrário, o leitor é estimulado à curiosidade e absorve novas informações, construindo assim novos conhecimentos. É importante que a escola priorize a diversidade e a qualidade do material que as crianças vão utilizar e que as metodologias adotadas pelos professores mediadores do conhecimento da leitura literária sejam variadas e propositivas ao pensamento, à imaginação e à criatividade. Neste caso, a literatura infantil oferece ao leitor a diversidade cultural, social e estética que ele, possivelmente, ainda não conhece, ampliando seu horizonte no encontro com o universo da ficção, da fantasia, do imaginário e de sua própria identidade, cercado de informações e características de uma determinada cultura. Sendo assim, abordamos nesse artigo questões a respeito da leitura literária nos anos iniciais, do ensino fundamental, a partir da perspectiva da educação literária, da alfabetização e do letramento literário, tendo como centro a leitura de livros de imagens ou livros de ilustração. O objetivo é apresentar discussões a respeito da formação do leitor e a presença da literatura infantil no processo de alfabetização e letramento, bem como mostrar a importância dos livros de imagens/ilustração na sala de aula dos anos iniciais e suas possíveis abordagens teórico-metodológicas.Palavras-chave: Literatura Infantojuvenil. Leitura. Livros de Imagem.Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2017-07-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723818372017022Revista Linhas; v. 18 n. 37 (2017): Entre livros e leituras: pelas dobras da leitura literária na Educação Básica; 22 - 451984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723818372017022/pdfCopyright (c) 2017 Revista Linhasinfo:eu-repo/semantics/openAccessSegabinazi, Daniela2017-07-21T11:18:37Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/9360Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2017-07-21T11:18:37Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
dc.title.none.fl_str_mv Ler livros sem palavras, ler imagens e mundos
title Ler livros sem palavras, ler imagens e mundos
spellingShingle Ler livros sem palavras, ler imagens e mundos
Segabinazi, Daniela
title_short Ler livros sem palavras, ler imagens e mundos
title_full Ler livros sem palavras, ler imagens e mundos
title_fullStr Ler livros sem palavras, ler imagens e mundos
title_full_unstemmed Ler livros sem palavras, ler imagens e mundos
title_sort Ler livros sem palavras, ler imagens e mundos
author Segabinazi, Daniela
author_facet Segabinazi, Daniela
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Segabinazi, Daniela
description A escola que objetiva a formação do leitor literário deve ter como princípio o ensino de literatura, especialmente, através de leituras prazerosas em que o aluno sinta-se motivado a ler. A leitura prazerosa não exclui o processo de aquisição do conhecimento, pelo contrário, o leitor é estimulado à curiosidade e absorve novas informações, construindo assim novos conhecimentos. É importante que a escola priorize a diversidade e a qualidade do material que as crianças vão utilizar e que as metodologias adotadas pelos professores mediadores do conhecimento da leitura literária sejam variadas e propositivas ao pensamento, à imaginação e à criatividade. Neste caso, a literatura infantil oferece ao leitor a diversidade cultural, social e estética que ele, possivelmente, ainda não conhece, ampliando seu horizonte no encontro com o universo da ficção, da fantasia, do imaginário e de sua própria identidade, cercado de informações e características de uma determinada cultura. Sendo assim, abordamos nesse artigo questões a respeito da leitura literária nos anos iniciais, do ensino fundamental, a partir da perspectiva da educação literária, da alfabetização e do letramento literário, tendo como centro a leitura de livros de imagens ou livros de ilustração. O objetivo é apresentar discussões a respeito da formação do leitor e a presença da literatura infantil no processo de alfabetização e letramento, bem como mostrar a importância dos livros de imagens/ilustração na sala de aula dos anos iniciais e suas possíveis abordagens teórico-metodológicas.Palavras-chave: Literatura Infantojuvenil. Leitura. Livros de Imagem.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723818372017022
url https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723818372017022
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723818372017022/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Linhas
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Linhas
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Linhas; v. 18 n. 37 (2017): Entre livros e leituras: pelas dobras da leitura literária na Educação Básica; 22 - 45
1984-7238
reponame:Linhas (Florianópolis. Online)
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron:(UDESC)
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron_str (UDESC)
institution (UDESC)
reponame_str Linhas (Florianópolis. Online)
collection Linhas (Florianópolis. Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
repository.mail.fl_str_mv vera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com
_version_ 1798042409348628480