Concepções didáticas e perspectivas teóricas para o ensino das Artes VisuaisDidactic concepts and theoretical perspectives for the teaching of Visual Arts

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Basso Menna Barreto Gomes Zordan, Paola
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas (Florianópolis. Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1265
Resumo: O artigo apresenta um panorama dos pressupostos teóricos e correntes pedagógicas que atravessam o campo do ensino das Artes Visuais, assim recentemente denominado. Uma breve análise de como se constitui essa complexa disciplina mostra sua potência no desenvolvimento de projetos pedagógicos, em especial aqueles ligados à cultura visual. Ao traçarem modos singulares de lidar com as matérias, os projetos criam um currículo indeterminado, aberto aos acontecimentos, como o exemplo descrito no texto o demonstra. Trazendo as paisagens contemporâneas para dentro das salas de aula, interdisciplinar, multicultural e transgressora, a arte tende a inquietar as estruturas escolares, levando alunos e professores a constantes pesquisas e indagações. Palavras-chave: Cultura visual. Ensino da arte. Projetos pedagógicosThis article presents a panorama of the theoretical presumptions and pedagogic movements in teaching in the recently named field of the Visual Arts. A brief analysis of how this complex discipline has been established shows its power in the development of pedagogic projects, especially those linked to visual culture. By composing unique ways of working with subjects, the projects create an indeterminate curriculum that is open to events, as the example described in this article demonstrates. By bringing contemporary landscapes into the classrooms, interdisciplinary, multicultural transgressor art tends to disturb school structures and stimulate students and teachers to constant research and inquiry.Key words: Visual culture. Art education. Pedagogic projects
id UDESC-0_87a819ab0c155ccc9071e812a9c18fdb
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.udesc.br:article/1265
network_acronym_str UDESC-0
network_name_str Linhas (Florianópolis. Online)
repository_id_str
spelling Concepções didáticas e perspectivas teóricas para o ensino das Artes VisuaisDidactic concepts and theoretical perspectives for the teaching of Visual Arts O artigo apresenta um panorama dos pressupostos teóricos e correntes pedagógicas que atravessam o campo do ensino das Artes Visuais, assim recentemente denominado. Uma breve análise de como se constitui essa complexa disciplina mostra sua potência no desenvolvimento de projetos pedagógicos, em especial aqueles ligados à cultura visual. Ao traçarem modos singulares de lidar com as matérias, os projetos criam um currículo indeterminado, aberto aos acontecimentos, como o exemplo descrito no texto o demonstra. Trazendo as paisagens contemporâneas para dentro das salas de aula, interdisciplinar, multicultural e transgressora, a arte tende a inquietar as estruturas escolares, levando alunos e professores a constantes pesquisas e indagações. Palavras-chave: Cultura visual. Ensino da arte. Projetos pedagógicosThis article presents a panorama of the theoretical presumptions and pedagogic movements in teaching in the recently named field of the Visual Arts. A brief analysis of how this complex discipline has been established shows its power in the development of pedagogic projects, especially those linked to visual culture. By composing unique ways of working with subjects, the projects create an indeterminate curriculum that is open to events, as the example described in this article demonstrates. By bringing contemporary landscapes into the classrooms, interdisciplinary, multicultural transgressor art tends to disturb school structures and stimulate students and teachers to constant research and inquiry.Key words: Visual culture. Art education. Pedagogic projectsUniversidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2007-03-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1265Revista Linhas; v. 6 n. 2 (2005)1984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1265/1076Basso Menna Barreto Gomes Zordan, Paolainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T14:53:47Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/1265Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2023-01-10T14:53:47Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepções didáticas e perspectivas teóricas para o ensino das Artes VisuaisDidactic concepts and theoretical perspectives for the teaching of Visual Arts
title Concepções didáticas e perspectivas teóricas para o ensino das Artes VisuaisDidactic concepts and theoretical perspectives for the teaching of Visual Arts
spellingShingle Concepções didáticas e perspectivas teóricas para o ensino das Artes VisuaisDidactic concepts and theoretical perspectives for the teaching of Visual Arts
Basso Menna Barreto Gomes Zordan, Paola
title_short Concepções didáticas e perspectivas teóricas para o ensino das Artes VisuaisDidactic concepts and theoretical perspectives for the teaching of Visual Arts
title_full Concepções didáticas e perspectivas teóricas para o ensino das Artes VisuaisDidactic concepts and theoretical perspectives for the teaching of Visual Arts
title_fullStr Concepções didáticas e perspectivas teóricas para o ensino das Artes VisuaisDidactic concepts and theoretical perspectives for the teaching of Visual Arts
title_full_unstemmed Concepções didáticas e perspectivas teóricas para o ensino das Artes VisuaisDidactic concepts and theoretical perspectives for the teaching of Visual Arts
title_sort Concepções didáticas e perspectivas teóricas para o ensino das Artes VisuaisDidactic concepts and theoretical perspectives for the teaching of Visual Arts
author Basso Menna Barreto Gomes Zordan, Paola
author_facet Basso Menna Barreto Gomes Zordan, Paola
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Basso Menna Barreto Gomes Zordan, Paola
description O artigo apresenta um panorama dos pressupostos teóricos e correntes pedagógicas que atravessam o campo do ensino das Artes Visuais, assim recentemente denominado. Uma breve análise de como se constitui essa complexa disciplina mostra sua potência no desenvolvimento de projetos pedagógicos, em especial aqueles ligados à cultura visual. Ao traçarem modos singulares de lidar com as matérias, os projetos criam um currículo indeterminado, aberto aos acontecimentos, como o exemplo descrito no texto o demonstra. Trazendo as paisagens contemporâneas para dentro das salas de aula, interdisciplinar, multicultural e transgressora, a arte tende a inquietar as estruturas escolares, levando alunos e professores a constantes pesquisas e indagações. Palavras-chave: Cultura visual. Ensino da arte. Projetos pedagógicosThis article presents a panorama of the theoretical presumptions and pedagogic movements in teaching in the recently named field of the Visual Arts. A brief analysis of how this complex discipline has been established shows its power in the development of pedagogic projects, especially those linked to visual culture. By composing unique ways of working with subjects, the projects create an indeterminate curriculum that is open to events, as the example described in this article demonstrates. By bringing contemporary landscapes into the classrooms, interdisciplinary, multicultural transgressor art tends to disturb school structures and stimulate students and teachers to constant research and inquiry.Key words: Visual culture. Art education. Pedagogic projects
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-03-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1265
url https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1265
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1265/1076
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Linhas; v. 6 n. 2 (2005)
1984-7238
reponame:Linhas (Florianópolis. Online)
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron:(UDESC)
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron_str (UDESC)
institution (UDESC)
reponame_str Linhas (Florianópolis. Online)
collection Linhas (Florianópolis. Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
repository.mail.fl_str_mv vera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com
_version_ 1798042407099432960