RESSIGNIFICAÇÃO DOS PAPÉIS DE PROFESSORES E ALUNOS NA RELAÇÃO ENTRE PROJETOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM E TECNOLOGIAS DIGITAIS DE REDE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas (Florianópolis. Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723813022012152 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo principal discutir as relações e papéis de professores e alunos ressignificados em um contexto educativo de apropriação dos Projetos de Ensino-Aprendizagem (PEA’s) e das Tecnologias Digitais de Rede (TDR’s). Neste sentido, inicialmente realiza-se uma revisão teórica sobre a utilização de Projetos na Educação enquanto sistema didático, bem como as possibilidades de imbricação das tecnologias desveladas no contexto social da cibercultura com os processos educativos. Por meio destas reflexões, torna-se possível embasar a análise e interpretação de um processo de pesquisa empírica, com caráter exploratório, realizado na E. E. E. F. Capistrano de Abreu, Soledade-RS. Com base nos resultados deste processo investigatório, o qual proveu um conjunto de dados que subsidiaram a discussão sobre PEA’s e TDR’s, estabeleceu-se conexões e relações que possibilitaram a proposição de novas explicações e interpretações para a problemática dos papéis de professore e alunos neste contexto. |
id |
UDESC-0_8b9ab12d10c77b9b1bf61c769c159b05 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.udesc.br:article/2662 |
network_acronym_str |
UDESC-0 |
network_name_str |
Linhas (Florianópolis. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
RESSIGNIFICAÇÃO DOS PAPÉIS DE PROFESSORES E ALUNOS NA RELAÇÃO ENTRE PROJETOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM E TECNOLOGIAS DIGITAIS DE REDEO presente artigo tem como objetivo principal discutir as relações e papéis de professores e alunos ressignificados em um contexto educativo de apropriação dos Projetos de Ensino-Aprendizagem (PEA’s) e das Tecnologias Digitais de Rede (TDR’s). Neste sentido, inicialmente realiza-se uma revisão teórica sobre a utilização de Projetos na Educação enquanto sistema didático, bem como as possibilidades de imbricação das tecnologias desveladas no contexto social da cibercultura com os processos educativos. Por meio destas reflexões, torna-se possível embasar a análise e interpretação de um processo de pesquisa empírica, com caráter exploratório, realizado na E. E. E. F. Capistrano de Abreu, Soledade-RS. Com base nos resultados deste processo investigatório, o qual proveu um conjunto de dados que subsidiaram a discussão sobre PEA’s e TDR’s, estabeleceu-se conexões e relações que possibilitaram a proposição de novas explicações e interpretações para a problemática dos papéis de professore e alunos neste contexto.Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2012-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723813022012152Revista Linhas; v. 13 n. 2 (2012): Dossiê: Contextos Educativos com Tecnologias: abordagens contemporâneas; 152 - 1801984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723813022012152/2124Malaggi, VitorMarcon, KarinaTeixeira, Adriano Canabarroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T14:54:02Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/2662Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2023-01-10T14:54:02Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
RESSIGNIFICAÇÃO DOS PAPÉIS DE PROFESSORES E ALUNOS NA RELAÇÃO ENTRE PROJETOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM E TECNOLOGIAS DIGITAIS DE REDE |
title |
RESSIGNIFICAÇÃO DOS PAPÉIS DE PROFESSORES E ALUNOS NA RELAÇÃO ENTRE PROJETOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM E TECNOLOGIAS DIGITAIS DE REDE |
spellingShingle |
RESSIGNIFICAÇÃO DOS PAPÉIS DE PROFESSORES E ALUNOS NA RELAÇÃO ENTRE PROJETOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM E TECNOLOGIAS DIGITAIS DE REDE Malaggi, Vitor |
title_short |
RESSIGNIFICAÇÃO DOS PAPÉIS DE PROFESSORES E ALUNOS NA RELAÇÃO ENTRE PROJETOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM E TECNOLOGIAS DIGITAIS DE REDE |
title_full |
RESSIGNIFICAÇÃO DOS PAPÉIS DE PROFESSORES E ALUNOS NA RELAÇÃO ENTRE PROJETOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM E TECNOLOGIAS DIGITAIS DE REDE |
title_fullStr |
RESSIGNIFICAÇÃO DOS PAPÉIS DE PROFESSORES E ALUNOS NA RELAÇÃO ENTRE PROJETOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM E TECNOLOGIAS DIGITAIS DE REDE |
title_full_unstemmed |
RESSIGNIFICAÇÃO DOS PAPÉIS DE PROFESSORES E ALUNOS NA RELAÇÃO ENTRE PROJETOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM E TECNOLOGIAS DIGITAIS DE REDE |
title_sort |
RESSIGNIFICAÇÃO DOS PAPÉIS DE PROFESSORES E ALUNOS NA RELAÇÃO ENTRE PROJETOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM E TECNOLOGIAS DIGITAIS DE REDE |
author |
Malaggi, Vitor |
author_facet |
Malaggi, Vitor Marcon, Karina Teixeira, Adriano Canabarro |
author_role |
author |
author2 |
Marcon, Karina Teixeira, Adriano Canabarro |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Malaggi, Vitor Marcon, Karina Teixeira, Adriano Canabarro |
description |
O presente artigo tem como objetivo principal discutir as relações e papéis de professores e alunos ressignificados em um contexto educativo de apropriação dos Projetos de Ensino-Aprendizagem (PEA’s) e das Tecnologias Digitais de Rede (TDR’s). Neste sentido, inicialmente realiza-se uma revisão teórica sobre a utilização de Projetos na Educação enquanto sistema didático, bem como as possibilidades de imbricação das tecnologias desveladas no contexto social da cibercultura com os processos educativos. Por meio destas reflexões, torna-se possível embasar a análise e interpretação de um processo de pesquisa empírica, com caráter exploratório, realizado na E. E. E. F. Capistrano de Abreu, Soledade-RS. Com base nos resultados deste processo investigatório, o qual proveu um conjunto de dados que subsidiaram a discussão sobre PEA’s e TDR’s, estabeleceu-se conexões e relações que possibilitaram a proposição de novas explicações e interpretações para a problemática dos papéis de professore e alunos neste contexto. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-11-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723813022012152 |
url |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723813022012152 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723813022012152/2124 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Linhas; v. 13 n. 2 (2012): Dossiê: Contextos Educativos com Tecnologias: abordagens contemporâneas; 152 - 180 1984-7238 reponame:Linhas (Florianópolis. Online) instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) instacron:(UDESC) |
instname_str |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
instacron_str |
(UDESC) |
institution |
(UDESC) |
reponame_str |
Linhas (Florianópolis. Online) |
collection |
Linhas (Florianópolis. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
vera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com |
_version_ |
1798042407938293760 |