Políticas de formação continuada de professores: inovação para uso da robótica como recurso pedagógico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas (Florianópolis. Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723820432019102 |
Resumo: | O presente artigo objetiva analisar políticas e experiências de formação continuada de professores para uso da robótica educacional, considerando as possibilidades de os profissionais inovarem nas práticas pedagógicas mediadas por essa tecnologia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que se utiliza de análise bibliográfica, documental e pesquisa-ação. A formação continuada dos professores para o uso a robótica educacional pode beneficiar o processo de ensino e de aprendizagem, visto que articula teoria e prática. A partir do estudo, constata-se que as políticas de democratização do acesso às tecnologias têm possibilitado o desenvolvimento de propostas de formação continuada que utilizam a robótica educacional como ferramenta pedagógica em diferentes locais. Muitos professores, no entanto, não se sentem seguros para utilizá-la em sala de aula, sendo necessário atentar, no processo formativo, para as suas experiências prévias, dificuldades formativas, condições de trabalho, tempo para estudos e suporte pedagógico.Palavras-chave: Processos de Autoformação: Formação Inicial e Continuada de Professores. Políticas Educacionais (Moderna). Robótica na Educação. |
id |
UDESC-0_8fb5995de5f465e65e1db9ef6871d893 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.udesc.br:article/15295 |
network_acronym_str |
UDESC-0 |
network_name_str |
Linhas (Florianópolis. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Políticas de formação continuada de professores: inovação para uso da robótica como recurso pedagógicoO presente artigo objetiva analisar políticas e experiências de formação continuada de professores para uso da robótica educacional, considerando as possibilidades de os profissionais inovarem nas práticas pedagógicas mediadas por essa tecnologia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que se utiliza de análise bibliográfica, documental e pesquisa-ação. A formação continuada dos professores para o uso a robótica educacional pode beneficiar o processo de ensino e de aprendizagem, visto que articula teoria e prática. A partir do estudo, constata-se que as políticas de democratização do acesso às tecnologias têm possibilitado o desenvolvimento de propostas de formação continuada que utilizam a robótica educacional como ferramenta pedagógica em diferentes locais. Muitos professores, no entanto, não se sentem seguros para utilizá-la em sala de aula, sendo necessário atentar, no processo formativo, para as suas experiências prévias, dificuldades formativas, condições de trabalho, tempo para estudos e suporte pedagógico.Palavras-chave: Processos de Autoformação: Formação Inicial e Continuada de Professores. Políticas Educacionais (Moderna). Robótica na Educação.Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2019-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723820432019102Revista Linhas; v. 20 n. 43 (2019): Formação continuada; 102 - 1311984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723820432019102/pdfCopyright (c) 2019 Revista Linhasinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Olivera, Denilton SilveiraGarcia, Luciane Terra dos SantosGonçalves, Luiz Marcos Garcia2019-05-30T15:47:20Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/15295Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2019-05-30T15:47:20Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Políticas de formação continuada de professores: inovação para uso da robótica como recurso pedagógico |
title |
Políticas de formação continuada de professores: inovação para uso da robótica como recurso pedagógico |
spellingShingle |
Políticas de formação continuada de professores: inovação para uso da robótica como recurso pedagógico de Olivera, Denilton Silveira |
title_short |
Políticas de formação continuada de professores: inovação para uso da robótica como recurso pedagógico |
title_full |
Políticas de formação continuada de professores: inovação para uso da robótica como recurso pedagógico |
title_fullStr |
Políticas de formação continuada de professores: inovação para uso da robótica como recurso pedagógico |
title_full_unstemmed |
Políticas de formação continuada de professores: inovação para uso da robótica como recurso pedagógico |
title_sort |
Políticas de formação continuada de professores: inovação para uso da robótica como recurso pedagógico |
author |
de Olivera, Denilton Silveira |
author_facet |
de Olivera, Denilton Silveira Garcia, Luciane Terra dos Santos Gonçalves, Luiz Marcos Garcia |
author_role |
author |
author2 |
Garcia, Luciane Terra dos Santos Gonçalves, Luiz Marcos Garcia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Olivera, Denilton Silveira Garcia, Luciane Terra dos Santos Gonçalves, Luiz Marcos Garcia |
description |
O presente artigo objetiva analisar políticas e experiências de formação continuada de professores para uso da robótica educacional, considerando as possibilidades de os profissionais inovarem nas práticas pedagógicas mediadas por essa tecnologia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que se utiliza de análise bibliográfica, documental e pesquisa-ação. A formação continuada dos professores para o uso a robótica educacional pode beneficiar o processo de ensino e de aprendizagem, visto que articula teoria e prática. A partir do estudo, constata-se que as políticas de democratização do acesso às tecnologias têm possibilitado o desenvolvimento de propostas de formação continuada que utilizam a robótica educacional como ferramenta pedagógica em diferentes locais. Muitos professores, no entanto, não se sentem seguros para utilizá-la em sala de aula, sendo necessário atentar, no processo formativo, para as suas experiências prévias, dificuldades formativas, condições de trabalho, tempo para estudos e suporte pedagógico.Palavras-chave: Processos de Autoformação: Formação Inicial e Continuada de Professores. Políticas Educacionais (Moderna). Robótica na Educação. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723820432019102 |
url |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723820432019102 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723820432019102/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Linhas info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Linhas |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Linhas; v. 20 n. 43 (2019): Formação continuada; 102 - 131 1984-7238 reponame:Linhas (Florianópolis. Online) instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) instacron:(UDESC) |
instname_str |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
instacron_str |
(UDESC) |
institution |
(UDESC) |
reponame_str |
Linhas (Florianópolis. Online) |
collection |
Linhas (Florianópolis. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
vera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com |
_version_ |
1798042409793224704 |