Políticas de formação continuada de professores: inovação para uso da robótica como recurso pedagógico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Olivera, Denilton Silveira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Garcia, Luciane Terra dos Santos, Gonçalves, Luiz Marcos Garcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas (Florianópolis. Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723820432019102
Resumo: O presente artigo objetiva analisar políticas e experiências de formação continuada de professores para uso da robótica educacional, considerando as possibilidades de os profissionais inovarem nas práticas pedagógicas mediadas por essa tecnologia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que se utiliza de análise bibliográfica, documental e pesquisa-ação. A formação continuada dos professores para o uso a robótica educacional pode beneficiar o processo de ensino e de aprendizagem, visto que articula teoria e prática. A partir do estudo, constata-se que as políticas de democratização do acesso às tecnologias têm possibilitado o desenvolvimento de propostas de formação continuada que utilizam a robótica educacional como ferramenta pedagógica em diferentes locais. Muitos professores, no entanto, não se sentem seguros para utilizá-la em sala de aula, sendo necessário atentar, no processo formativo, para as suas experiências prévias, dificuldades formativas, condições de trabalho, tempo para estudos e suporte pedagógico.Palavras-chave: Processos de Autoformação: Formação Inicial e Continuada de Professores. Políticas Educacionais (Moderna). Robótica na Educação.
id UDESC-0_8fb5995de5f465e65e1db9ef6871d893
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.udesc.br:article/15295
network_acronym_str UDESC-0
network_name_str Linhas (Florianópolis. Online)
repository_id_str
spelling Políticas de formação continuada de professores: inovação para uso da robótica como recurso pedagógicoO presente artigo objetiva analisar políticas e experiências de formação continuada de professores para uso da robótica educacional, considerando as possibilidades de os profissionais inovarem nas práticas pedagógicas mediadas por essa tecnologia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que se utiliza de análise bibliográfica, documental e pesquisa-ação. A formação continuada dos professores para o uso a robótica educacional pode beneficiar o processo de ensino e de aprendizagem, visto que articula teoria e prática. A partir do estudo, constata-se que as políticas de democratização do acesso às tecnologias têm possibilitado o desenvolvimento de propostas de formação continuada que utilizam a robótica educacional como ferramenta pedagógica em diferentes locais. Muitos professores, no entanto, não se sentem seguros para utilizá-la em sala de aula, sendo necessário atentar, no processo formativo, para as suas experiências prévias, dificuldades formativas, condições de trabalho, tempo para estudos e suporte pedagógico.Palavras-chave: Processos de Autoformação: Formação Inicial e Continuada de Professores. Políticas Educacionais (Moderna). Robótica na Educação.Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2019-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723820432019102Revista Linhas; v. 20 n. 43 (2019): Formação continuada; 102 - 1311984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723820432019102/pdfCopyright (c) 2019 Revista Linhasinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Olivera, Denilton SilveiraGarcia, Luciane Terra dos SantosGonçalves, Luiz Marcos Garcia2019-05-30T15:47:20Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/15295Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2019-05-30T15:47:20Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
dc.title.none.fl_str_mv Políticas de formação continuada de professores: inovação para uso da robótica como recurso pedagógico
title Políticas de formação continuada de professores: inovação para uso da robótica como recurso pedagógico
spellingShingle Políticas de formação continuada de professores: inovação para uso da robótica como recurso pedagógico
de Olivera, Denilton Silveira
title_short Políticas de formação continuada de professores: inovação para uso da robótica como recurso pedagógico
title_full Políticas de formação continuada de professores: inovação para uso da robótica como recurso pedagógico
title_fullStr Políticas de formação continuada de professores: inovação para uso da robótica como recurso pedagógico
title_full_unstemmed Políticas de formação continuada de professores: inovação para uso da robótica como recurso pedagógico
title_sort Políticas de formação continuada de professores: inovação para uso da robótica como recurso pedagógico
author de Olivera, Denilton Silveira
author_facet de Olivera, Denilton Silveira
Garcia, Luciane Terra dos Santos
Gonçalves, Luiz Marcos Garcia
author_role author
author2 Garcia, Luciane Terra dos Santos
Gonçalves, Luiz Marcos Garcia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Olivera, Denilton Silveira
Garcia, Luciane Terra dos Santos
Gonçalves, Luiz Marcos Garcia
description O presente artigo objetiva analisar políticas e experiências de formação continuada de professores para uso da robótica educacional, considerando as possibilidades de os profissionais inovarem nas práticas pedagógicas mediadas por essa tecnologia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que se utiliza de análise bibliográfica, documental e pesquisa-ação. A formação continuada dos professores para o uso a robótica educacional pode beneficiar o processo de ensino e de aprendizagem, visto que articula teoria e prática. A partir do estudo, constata-se que as políticas de democratização do acesso às tecnologias têm possibilitado o desenvolvimento de propostas de formação continuada que utilizam a robótica educacional como ferramenta pedagógica em diferentes locais. Muitos professores, no entanto, não se sentem seguros para utilizá-la em sala de aula, sendo necessário atentar, no processo formativo, para as suas experiências prévias, dificuldades formativas, condições de trabalho, tempo para estudos e suporte pedagógico.Palavras-chave: Processos de Autoformação: Formação Inicial e Continuada de Professores. Políticas Educacionais (Moderna). Robótica na Educação.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723820432019102
url https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723820432019102
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723820432019102/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Linhas
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Linhas
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Linhas; v. 20 n. 43 (2019): Formação continuada; 102 - 131
1984-7238
reponame:Linhas (Florianópolis. Online)
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron:(UDESC)
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron_str (UDESC)
institution (UDESC)
reponame_str Linhas (Florianópolis. Online)
collection Linhas (Florianópolis. Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
repository.mail.fl_str_mv vera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com
_version_ 1798042409793224704