Fiscalização, orientação e trabalho docente na zona rural: Livros de Termos de Visitas das escolas isoladas de Rio Claro/SP (1970-1988)
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas (Florianópolis. Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/16413 |
Resumo: | O presente artigo tem por objetivo analisar algumas das práticas recorrentes nas visitas dos inspetores escolares/supervisores pedagógicos de escolas unidocentes situadas na zona rural do município de Rio Claro, interior do Estado de São Paulo, compreendendo o período entre 1970 e 1988, a fim de recuperar vestígios do trabalho docente na zona rural. O texto analisa os registros resultantes da fiscalização e orientação das autoridades de ensino que anotavam suas observações e recomendações nos Livros de termos de visitas, sendo possível identificar algumas práticas realizadas nas escolas primárias rurais. Após a união, recuperação e seleção das fontes, analisou-se o total de 76 termos de visitas de quatro (4) escolas unidocentes rurais do município de Rio Claro. O estudo aponta como a atuação de inspetores de ensino/supervisores pedagógicos buscava uniformizar a prática docente em escolas primárias, fiscalizando o uso do programa de ensino e orientando as professoras sobre como ministrar uma boa aula. Outros pontos importantes que configuram a profissão docente são abordados no texto, como: constantes mudanças de professoras; faltas; pedidos de remoção; licenças e orientações sobre escrituração, ambiente escolar e distribuição da merenda. |
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Fiscalização, orientação e trabalho docente na zona rural: Livros de Termos de Visitas das escolas isoladas de Rio Claro/SP (1970-1988)O presente artigo tem por objetivo analisar algumas das práticas recorrentes nas visitas dos inspetores escolares/supervisores pedagógicos de escolas unidocentes situadas na zona rural do município de Rio Claro, interior do Estado de São Paulo, compreendendo o período entre 1970 e 1988, a fim de recuperar vestígios do trabalho docente na zona rural. O texto analisa os registros resultantes da fiscalização e orientação das autoridades de ensino que anotavam suas observações e recomendações nos Livros de termos de visitas, sendo possível identificar algumas práticas realizadas nas escolas primárias rurais. Após a união, recuperação e seleção das fontes, analisou-se o total de 76 termos de visitas de quatro (4) escolas unidocentes rurais do município de Rio Claro. O estudo aponta como a atuação de inspetores de ensino/supervisores pedagógicos buscava uniformizar a prática docente em escolas primárias, fiscalizando o uso do programa de ensino e orientando as professoras sobre como ministrar uma boa aula. Outros pontos importantes que configuram a profissão docente são abordados no texto, como: constantes mudanças de professoras; faltas; pedidos de remoção; licenças e orientações sobre escrituração, ambiente escolar e distribuição da merenda.Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1641310.5965/1984723821472020305Revista Linhas; v. 21 n. 47 (2020): Cine y Educación; 305-3271984-723810.5965/1984723821472020reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/16413/12439Copyright (c) 2020 Revista Linhasinfo:eu-repo/semantics/openAccessLeite, Kamila Cristina Evaristo2020-12-18T16:10:26Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/16413Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2020-12-18T16:10:26Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false |
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