ARTICULAÇÕES ENTRE CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ESCOLAS E PROJETOS DE INCLUSÃO DIGITAL: possibilidades para a vivência plena da cultura digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Joseilda Sampaio de
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Bonilla, Maria Helena Silveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas (Florianópolis. Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723813022012099
Resumo: O artigo apresenta resultados da pesquisa de mestrado “Cultura digital e formação de professores: articulação entre os Projetos Irecê e Tabuleiro Digital”, realizada nos anos de 2009 e 2010, que investigou e analisou a possível interdependência entre dois projetos – um curso de pedagogia e um projeto de inclusão digital –, de modo a compreender a complementaridade na dinâmica de ambos, e identificar quais ações desenvolvidas por esses projetos possibilitaram a vivência e a formação da cultura digital entre os professores em formação. A investigação qualitativa e a natureza de estudo da etnopesquisa formação foram adotados enquanto perspectiva metodológica, e encontramos nos instrumentos - análise documental, observação participante e entrevistas semi-estruturadas - os subsídios necessários para o desenvolvimento da pesquisa. Neste texto, procuramos analisar as ações desenvolvidas pelo curso de pedagogia, a fim de promover a articulação entre as escolas e o projeto de inclusão digital, apresentando e discutindo sobre o movimento de constituição e vivência da cultura digital que foi desencadeado na cidade de Irecê-Ba.
id UDESC-0_9b126e15fa1772b1a2f56d413c78f72d
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.udesc.br:article/2977
network_acronym_str UDESC-0
network_name_str Linhas (Florianópolis. Online)
repository_id_str
spelling ARTICULAÇÕES ENTRE CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ESCOLAS E PROJETOS DE INCLUSÃO DIGITAL: possibilidades para a vivência plena da cultura digitalO artigo apresenta resultados da pesquisa de mestrado “Cultura digital e formação de professores: articulação entre os Projetos Irecê e Tabuleiro Digital”, realizada nos anos de 2009 e 2010, que investigou e analisou a possível interdependência entre dois projetos – um curso de pedagogia e um projeto de inclusão digital –, de modo a compreender a complementaridade na dinâmica de ambos, e identificar quais ações desenvolvidas por esses projetos possibilitaram a vivência e a formação da cultura digital entre os professores em formação. A investigação qualitativa e a natureza de estudo da etnopesquisa formação foram adotados enquanto perspectiva metodológica, e encontramos nos instrumentos - análise documental, observação participante e entrevistas semi-estruturadas - os subsídios necessários para o desenvolvimento da pesquisa. Neste texto, procuramos analisar as ações desenvolvidas pelo curso de pedagogia, a fim de promover a articulação entre as escolas e o projeto de inclusão digital, apresentando e discutindo sobre o movimento de constituição e vivência da cultura digital que foi desencadeado na cidade de Irecê-Ba.Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2012-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/downloadhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723813022012099Revista Linhas; v. 13 n. 2 (2012): Dossiê: Contextos Educativos com Tecnologias: abordagens contemporâneas; 99 - 1221984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723813022012099/2137Souza, Joseilda Sampaio deBonilla, Maria Helena Silveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T14:54:09Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/2977Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2023-01-10T14:54:09Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
dc.title.none.fl_str_mv ARTICULAÇÕES ENTRE CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ESCOLAS E PROJETOS DE INCLUSÃO DIGITAL: possibilidades para a vivência plena da cultura digital
title ARTICULAÇÕES ENTRE CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ESCOLAS E PROJETOS DE INCLUSÃO DIGITAL: possibilidades para a vivência plena da cultura digital
spellingShingle ARTICULAÇÕES ENTRE CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ESCOLAS E PROJETOS DE INCLUSÃO DIGITAL: possibilidades para a vivência plena da cultura digital
Souza, Joseilda Sampaio de
title_short ARTICULAÇÕES ENTRE CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ESCOLAS E PROJETOS DE INCLUSÃO DIGITAL: possibilidades para a vivência plena da cultura digital
title_full ARTICULAÇÕES ENTRE CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ESCOLAS E PROJETOS DE INCLUSÃO DIGITAL: possibilidades para a vivência plena da cultura digital
title_fullStr ARTICULAÇÕES ENTRE CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ESCOLAS E PROJETOS DE INCLUSÃO DIGITAL: possibilidades para a vivência plena da cultura digital
title_full_unstemmed ARTICULAÇÕES ENTRE CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ESCOLAS E PROJETOS DE INCLUSÃO DIGITAL: possibilidades para a vivência plena da cultura digital
title_sort ARTICULAÇÕES ENTRE CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ESCOLAS E PROJETOS DE INCLUSÃO DIGITAL: possibilidades para a vivência plena da cultura digital
author Souza, Joseilda Sampaio de
author_facet Souza, Joseilda Sampaio de
Bonilla, Maria Helena Silveira
author_role author
author2 Bonilla, Maria Helena Silveira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Joseilda Sampaio de
Bonilla, Maria Helena Silveira
description O artigo apresenta resultados da pesquisa de mestrado “Cultura digital e formação de professores: articulação entre os Projetos Irecê e Tabuleiro Digital”, realizada nos anos de 2009 e 2010, que investigou e analisou a possível interdependência entre dois projetos – um curso de pedagogia e um projeto de inclusão digital –, de modo a compreender a complementaridade na dinâmica de ambos, e identificar quais ações desenvolvidas por esses projetos possibilitaram a vivência e a formação da cultura digital entre os professores em formação. A investigação qualitativa e a natureza de estudo da etnopesquisa formação foram adotados enquanto perspectiva metodológica, e encontramos nos instrumentos - análise documental, observação participante e entrevistas semi-estruturadas - os subsídios necessários para o desenvolvimento da pesquisa. Neste texto, procuramos analisar as ações desenvolvidas pelo curso de pedagogia, a fim de promover a articulação entre as escolas e o projeto de inclusão digital, apresentando e discutindo sobre o movimento de constituição e vivência da cultura digital que foi desencadeado na cidade de Irecê-Ba.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723813022012099
url https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723813022012099
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723813022012099/2137
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/download
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Linhas; v. 13 n. 2 (2012): Dossiê: Contextos Educativos com Tecnologias: abordagens contemporâneas; 99 - 122
1984-7238
reponame:Linhas (Florianópolis. Online)
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron:(UDESC)
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron_str (UDESC)
institution (UDESC)
reponame_str Linhas (Florianópolis. Online)
collection Linhas (Florianópolis. Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
repository.mail.fl_str_mv vera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com
_version_ 1798042407992819712