A cultura digital na formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Joseilda Sampaio de
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Bonilla, Maria Helena Silveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3447
Resumo: O artigo apresenta reflexões sobre o processo de formação de professores no contexto da cultura digital. Os resultados apresentados nesse texto são oriundos da pesquisa de mestrado em Educação - “Cultura digital e formação de professores: articulação entre os Projetos Irecê e Tabuleiro Digital”, realizada com professores cursistas do curso de Pedagogia oferecido pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia aos professores da rede municipal de Irecê-Ba. A investigação qualitativa e a etnopesquisa formação foram adotados enquanto percurso metodológico, sendo que a análise documental, a observação participante e as entrevistas semi-estruturadas constituiram-se nos subsídios necessários para o desenvolvimento da pesquisa. Neste texto, trazemos para reflexão e análise as ações desenvolvidas pelo curso de pedagogia, apresentando e discutindo sobre o movimento de vivência da cultura digital, colocando em questão a possibilidade de se integrar tal cultura aos processos formativos de professores, no sentido de provocar transformações significativas em nossas concepções e práticas, nas instituições e na sociedade, buscando sempre a formação de sujeitos críticos, autônomos, atuantes, autores de conhecimento e cultura.
id UFS-3_e1142bfd8b855a00b2105cb8a53f4cb7
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/3447
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling A cultura digital na formação de professoresO artigo apresenta reflexões sobre o processo de formação de professores no contexto da cultura digital. Os resultados apresentados nesse texto são oriundos da pesquisa de mestrado em Educação - “Cultura digital e formação de professores: articulação entre os Projetos Irecê e Tabuleiro Digital”, realizada com professores cursistas do curso de Pedagogia oferecido pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia aos professores da rede municipal de Irecê-Ba. A investigação qualitativa e a etnopesquisa formação foram adotados enquanto percurso metodológico, sendo que a análise documental, a observação participante e as entrevistas semi-estruturadas constituiram-se nos subsídios necessários para o desenvolvimento da pesquisa. Neste texto, trazemos para reflexão e análise as ações desenvolvidas pelo curso de pedagogia, apresentando e discutindo sobre o movimento de vivência da cultura digital, colocando em questão a possibilidade de se integrar tal cultura aos processos formativos de professores, no sentido de provocar transformações significativas em nossas concepções e práticas, nas instituições e na sociedade, buscando sempre a formação de sujeitos críticos, autônomos, atuantes, autores de conhecimento e cultura.Revista Tempos e Espaços em Educação2014-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/344710.20952/revtee.v0i0.3447Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 7 Núm. 14 (2014): Setembro-Dezembro; 23-34Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 7 No 14 (2014): Setembro-Dezembro; 23-34Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 7 n. 14 (2014): Setembro-Dezembro; 23-34Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 7 No. 14 (2014): Setembro-Dezembro; 23-342358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3447/3011Souza, Joseilda Sampaio deBonilla, Maria Helena Silveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-13T18:59:06Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/3447Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-13T18:59:06Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv A cultura digital na formação de professores
title A cultura digital na formação de professores
spellingShingle A cultura digital na formação de professores
Souza, Joseilda Sampaio de
title_short A cultura digital na formação de professores
title_full A cultura digital na formação de professores
title_fullStr A cultura digital na formação de professores
title_full_unstemmed A cultura digital na formação de professores
title_sort A cultura digital na formação de professores
author Souza, Joseilda Sampaio de
author_facet Souza, Joseilda Sampaio de
Bonilla, Maria Helena Silveira
author_role author
author2 Bonilla, Maria Helena Silveira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Joseilda Sampaio de
Bonilla, Maria Helena Silveira
description O artigo apresenta reflexões sobre o processo de formação de professores no contexto da cultura digital. Os resultados apresentados nesse texto são oriundos da pesquisa de mestrado em Educação - “Cultura digital e formação de professores: articulação entre os Projetos Irecê e Tabuleiro Digital”, realizada com professores cursistas do curso de Pedagogia oferecido pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia aos professores da rede municipal de Irecê-Ba. A investigação qualitativa e a etnopesquisa formação foram adotados enquanto percurso metodológico, sendo que a análise documental, a observação participante e as entrevistas semi-estruturadas constituiram-se nos subsídios necessários para o desenvolvimento da pesquisa. Neste texto, trazemos para reflexão e análise as ações desenvolvidas pelo curso de pedagogia, apresentando e discutindo sobre o movimento de vivência da cultura digital, colocando em questão a possibilidade de se integrar tal cultura aos processos formativos de professores, no sentido de provocar transformações significativas em nossas concepções e práticas, nas instituições e na sociedade, buscando sempre a formação de sujeitos críticos, autônomos, atuantes, autores de conhecimento e cultura.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3447
10.20952/revtee.v0i0.3447
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3447
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v0i0.3447
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3447/3011
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 7 Núm. 14 (2014): Setembro-Dezembro; 23-34
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 7 No 14 (2014): Setembro-Dezembro; 23-34
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 7 n. 14 (2014): Setembro-Dezembro; 23-34
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 7 No. 14 (2014): Setembro-Dezembro; 23-34
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875181026476032