Revisitar a formação de educadores/as de infância através da Revista Aprender (1987-2015)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas (Florianópolis. Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723818382017160 |
Resumo: | Neste artigo propomos discutir, de um modo geral, a Educação de Infância/ Educação Pré-Escolar portuguesa nos últimos trinta anos (idades compreendidas entre os 3 anos e a entrada no 1º ano de escolaridade) a partir de uma realidade institucional específica. A importância da Educação de Infância é cada vez mais salientada por vários autores (CARDONA, 1997; CASTANHEIRA, 2011; MARCHÃO, 2012). Neste sentido, quisemos compreender que tipo de pensamento pedagógico se foi produzindo sobre a Educação de Infância no âmbito da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre (Portugal) desde a década de 80 da centúria passada. Para o efeito, socorremo-nos de um periódico publicado pela instituição escolar – a revista APRENDER - entre 1987 e 2015 (último número publicado). Optamos por uma análise mista (qualitativa e quantitativa) e crítica que permitiu discutir e encontrar tendências relacionadas com este campo de saberes direcionado para as crianças mais novas. Defendemos que, apesar de esta revista ter sido publicada numa instituição formadora de educadores e professores, não se verifica quantitativamente uma relação de importância direta com a produção do pensamento ali publicado. Por outro lado, o conjunto de ideias que circularam corresponde ao pensamento pedagógico produzido em Portugal com influências diversas, nomeadamente do Estado.Palavras-chave: Educação de Infância. Imprensa de Educação e Ensino. Professores de Educação Pré-Escolar. Formação. Educação de Crianças – Portugal. |
id |
UDESC-0_9dfdc9d42a46755e28f2d063fff1050a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.udesc.br:article/10942 |
network_acronym_str |
UDESC-0 |
network_name_str |
Linhas (Florianópolis. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Revisitar a formação de educadores/as de infância através da Revista Aprender (1987-2015)Neste artigo propomos discutir, de um modo geral, a Educação de Infância/ Educação Pré-Escolar portuguesa nos últimos trinta anos (idades compreendidas entre os 3 anos e a entrada no 1º ano de escolaridade) a partir de uma realidade institucional específica. A importância da Educação de Infância é cada vez mais salientada por vários autores (CARDONA, 1997; CASTANHEIRA, 2011; MARCHÃO, 2012). Neste sentido, quisemos compreender que tipo de pensamento pedagógico se foi produzindo sobre a Educação de Infância no âmbito da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre (Portugal) desde a década de 80 da centúria passada. Para o efeito, socorremo-nos de um periódico publicado pela instituição escolar – a revista APRENDER - entre 1987 e 2015 (último número publicado). Optamos por uma análise mista (qualitativa e quantitativa) e crítica que permitiu discutir e encontrar tendências relacionadas com este campo de saberes direcionado para as crianças mais novas. Defendemos que, apesar de esta revista ter sido publicada numa instituição formadora de educadores e professores, não se verifica quantitativamente uma relação de importância direta com a produção do pensamento ali publicado. Por outro lado, o conjunto de ideias que circularam corresponde ao pensamento pedagógico produzido em Portugal com influências diversas, nomeadamente do Estado.Palavras-chave: Educação de Infância. Imprensa de Educação e Ensino. Professores de Educação Pré-Escolar. Formação. Educação de Crianças – Portugal.Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2017-10-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723818382017160Revista Linhas; v. 18 n. 38 (2017): Educação de Infância no Espaço Ibero-Americano: múltiplos olhares; 160 - 1821984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723818382017160/pdfCopyright (c) 2017 Revista Linhasinfo:eu-repo/semantics/openAccessHenriques, HelderMarchão, Amélia2017-10-24T09:28:57Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/10942Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2017-10-24T09:28:57Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Revisitar a formação de educadores/as de infância através da Revista Aprender (1987-2015) |
title |
Revisitar a formação de educadores/as de infância através da Revista Aprender (1987-2015) |
spellingShingle |
Revisitar a formação de educadores/as de infância através da Revista Aprender (1987-2015) Henriques, Helder |
title_short |
Revisitar a formação de educadores/as de infância através da Revista Aprender (1987-2015) |
title_full |
Revisitar a formação de educadores/as de infância através da Revista Aprender (1987-2015) |
title_fullStr |
Revisitar a formação de educadores/as de infância através da Revista Aprender (1987-2015) |
title_full_unstemmed |
Revisitar a formação de educadores/as de infância através da Revista Aprender (1987-2015) |
title_sort |
Revisitar a formação de educadores/as de infância através da Revista Aprender (1987-2015) |
author |
Henriques, Helder |
author_facet |
Henriques, Helder Marchão, Amélia |
author_role |
author |
author2 |
Marchão, Amélia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Henriques, Helder Marchão, Amélia |
description |
Neste artigo propomos discutir, de um modo geral, a Educação de Infância/ Educação Pré-Escolar portuguesa nos últimos trinta anos (idades compreendidas entre os 3 anos e a entrada no 1º ano de escolaridade) a partir de uma realidade institucional específica. A importância da Educação de Infância é cada vez mais salientada por vários autores (CARDONA, 1997; CASTANHEIRA, 2011; MARCHÃO, 2012). Neste sentido, quisemos compreender que tipo de pensamento pedagógico se foi produzindo sobre a Educação de Infância no âmbito da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre (Portugal) desde a década de 80 da centúria passada. Para o efeito, socorremo-nos de um periódico publicado pela instituição escolar – a revista APRENDER - entre 1987 e 2015 (último número publicado). Optamos por uma análise mista (qualitativa e quantitativa) e crítica que permitiu discutir e encontrar tendências relacionadas com este campo de saberes direcionado para as crianças mais novas. Defendemos que, apesar de esta revista ter sido publicada numa instituição formadora de educadores e professores, não se verifica quantitativamente uma relação de importância direta com a produção do pensamento ali publicado. Por outro lado, o conjunto de ideias que circularam corresponde ao pensamento pedagógico produzido em Portugal com influências diversas, nomeadamente do Estado.Palavras-chave: Educação de Infância. Imprensa de Educação e Ensino. Professores de Educação Pré-Escolar. Formação. Educação de Crianças – Portugal. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723818382017160 |
url |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723818382017160 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723818382017160/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Linhas info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Linhas |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Linhas; v. 18 n. 38 (2017): Educação de Infância no Espaço Ibero-Americano: múltiplos olhares; 160 - 182 1984-7238 reponame:Linhas (Florianópolis. Online) instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) instacron:(UDESC) |
instname_str |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
instacron_str |
(UDESC) |
institution |
(UDESC) |
reponame_str |
Linhas (Florianópolis. Online) |
collection |
Linhas (Florianópolis. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
vera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com |
_version_ |
1798042409428320256 |