Tensões entre conhecimentos comuns e específicos no processo de escolarização de alunos com deficiência no contexto da inclusão escolar
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Linhas (Florianópolis. Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723816312015061 |
Resumo: | O texto tem como objetivo problematizar alguns desafios existentes na oferta de atividades complementares ao processo de escolarização de estudantes com deficiência em processos de inclusão escolar. Discute a tensão existente na garantia do direito de apropriação do currículo comum e de conhecimentos considerados específicos, mas relevantes para o desenvolvimento do aluno e para o envolvimento nas atividades desenvolvidas na escola de ensino regular. Dialoga com diferentes teóricos da Educação e da Educação Especial e aponta alguns desafios que precisam ser superados para que não haja dicotomias e hierarquias entre conhecimentos comuns e específicos a serem apropriados por esses estudantes no contexto da Educação inclusiva. Para tal, conversa com discursos de professores em busca de sentidos instituintes de uma outra articulação com o conhecimento.Palavras-chave: Educação especial; Currículo; Atendimento educacional especializado. |
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Tensões entre conhecimentos comuns e específicos no processo de escolarização de alunos com deficiência no contexto da inclusão escolarO texto tem como objetivo problematizar alguns desafios existentes na oferta de atividades complementares ao processo de escolarização de estudantes com deficiência em processos de inclusão escolar. Discute a tensão existente na garantia do direito de apropriação do currículo comum e de conhecimentos considerados específicos, mas relevantes para o desenvolvimento do aluno e para o envolvimento nas atividades desenvolvidas na escola de ensino regular. Dialoga com diferentes teóricos da Educação e da Educação Especial e aponta alguns desafios que precisam ser superados para que não haja dicotomias e hierarquias entre conhecimentos comuns e específicos a serem apropriados por esses estudantes no contexto da Educação inclusiva. Para tal, conversa com discursos de professores em busca de sentidos instituintes de uma outra articulação com o conhecimento.Palavras-chave: Educação especial; Currículo; Atendimento educacional especializado.Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2015-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723816312015061Revista Linhas; v. 16 n. 31 (2015): Educação Especial e Políticas de Inclusão: escolarização em debate; 61 - 801984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723816312015061/pdf_76de Jesus, Denise MeyrellesVieira, Alexandro BragaEffgen, Ariadna Pereira Siqueirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T14:54:16Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/6440Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2023-01-10T14:54:16Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false |
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