Tensões entre conhecimentos comuns e específicos no processo de escolarização de alunos com deficiência no contexto da inclusão escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Jesus, Denise Meyrelles
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Vieira, Alexandro Braga, Effgen, Ariadna Pereira Siqueira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas (Florianópolis. Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723816312015061
Resumo: O texto tem como objetivo problematizar alguns desafios existentes na oferta de atividades complementares ao processo de escolarização de estudantes com deficiência em processos de inclusão escolar. Discute a tensão existente na garantia do direito de apropriação do currículo comum e de conhecimentos considerados específicos, mas relevantes para o desenvolvimento do aluno e para o envolvimento nas atividades desenvolvidas na escola de ensino regular. Dialoga com diferentes teóricos da Educação e da Educação Especial e aponta alguns desafios que precisam ser superados para que não haja dicotomias e hierarquias entre conhecimentos comuns e específicos a serem apropriados por esses estudantes no contexto da Educação inclusiva. Para tal, conversa com discursos de professores em busca de sentidos instituintes de uma outra articulação com o conhecimento.Palavras-chave: Educação especial; Currículo; Atendimento educacional especializado.
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