Inclusão e escolarização de alunos surdos em contexto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Larissa Ramos de Lima
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/30445
Resumo: O presente trabalho buscou refletir sobre a escolarização e Inclusão de crianças e adolescentes surdos no ambiente escolar, enveredando por uma perspectiva de Educação Bilíngue, dissertando por contexto históricos, problematizando a educação e inclusão de surdos e suas consequências para o seu desenvolvimento. A pergunta de pesquisa vislumbrou refletir: qual pode ser considerada a melhor forma e local de escolarização/inclusão para crianças e adolescentes surdos? Para tanto, consultou-se referencial teórico sobre o tema e realizou-se entrevistas com docentes da área de Educação Especial e Inclusiva com ênfase na surdez – uma professora em escola especial e uma professora em escola regular. Com o desenvolvimento da pesquisa foi possível enfatizar e salientar a maneira como vem acontecendo, na específica realidade pesquisada, a inclusão e a escolarização de crianças e adolescentes surdos no ambiente escolar, bem como a relevância da Educação Bilíngue e Educação Inclusiva desses sujeitos.
id UFF-2_876e64426b58724516404a7ab0238cd5
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/30445
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Inclusão e escolarização de alunos surdos em contexto escolarescolarizaçãoinclusão escolarsurdezschoolingschool inclusiondeafnessO presente trabalho buscou refletir sobre a escolarização e Inclusão de crianças e adolescentes surdos no ambiente escolar, enveredando por uma perspectiva de Educação Bilíngue, dissertando por contexto históricos, problematizando a educação e inclusão de surdos e suas consequências para o seu desenvolvimento. A pergunta de pesquisa vislumbrou refletir: qual pode ser considerada a melhor forma e local de escolarização/inclusão para crianças e adolescentes surdos? Para tanto, consultou-se referencial teórico sobre o tema e realizou-se entrevistas com docentes da área de Educação Especial e Inclusiva com ênfase na surdez – uma professora em escola especial e uma professora em escola regular. Com o desenvolvimento da pesquisa foi possível enfatizar e salientar a maneira como vem acontecendo, na específica realidade pesquisada, a inclusão e a escolarização de crianças e adolescentes surdos no ambiente escolar, bem como a relevância da Educação Bilíngue e Educação Inclusiva desses sujeitos.The present work sought to reflect on the schooling and inclusion of deaf children and adolescents in the school environment, embarking on a perspective of Bilingual Education, discussing historical contexts, questioning the education and inclusion of deaf people and their consequences for their development. The research question sought to reflect: what can be considered the best form and place of schooling/inclusion for deaf children and adolescents? To this end, the theoretical framework on the subject was consulted and interviews were conducted with teachers in the area of Special and Inclusive Education with an emphasis on deafness – a teacher in a special school and a teacher in a regular school. With the development of the research, it was possible to emphasize and highlight the way in which the inclusion and schooling of deaf children and adolescents in the school environment has been happening, in the specific reality researched, as well as the relevance of Bilingual Education and Inclusive Education for these subjects.31 p.Uhmann, Silvana MatosPrado, Renata Lopes CostaBergo, Renata SilvaAlves, Larissa Ramos de Lima2023-09-19T16:36:26Z2023-09-19T16:36:26Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfALVES, Larissa Ramos de Lima. Inclusão e escolarização de alunos surdos em contexto escolar. 2023. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação de Angra dos Reis, Universidade Federal Fluminense, 2023.http://app.uff.br/riuff/handle/1/30445CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-09-19T16:36:30Zoai:app.uff.br:1/30445Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:06:02.344013Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Inclusão e escolarização de alunos surdos em contexto escolar
title Inclusão e escolarização de alunos surdos em contexto escolar
spellingShingle Inclusão e escolarização de alunos surdos em contexto escolar
Alves, Larissa Ramos de Lima
escolarização
inclusão escolar
surdez
schooling
school inclusion
deafness
title_short Inclusão e escolarização de alunos surdos em contexto escolar
title_full Inclusão e escolarização de alunos surdos em contexto escolar
title_fullStr Inclusão e escolarização de alunos surdos em contexto escolar
title_full_unstemmed Inclusão e escolarização de alunos surdos em contexto escolar
title_sort Inclusão e escolarização de alunos surdos em contexto escolar
author Alves, Larissa Ramos de Lima
author_facet Alves, Larissa Ramos de Lima
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Uhmann, Silvana Matos
Prado, Renata Lopes Costa
Bergo, Renata Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Larissa Ramos de Lima
dc.subject.por.fl_str_mv escolarização
inclusão escolar
surdez
schooling
school inclusion
deafness
topic escolarização
inclusão escolar
surdez
schooling
school inclusion
deafness
description O presente trabalho buscou refletir sobre a escolarização e Inclusão de crianças e adolescentes surdos no ambiente escolar, enveredando por uma perspectiva de Educação Bilíngue, dissertando por contexto históricos, problematizando a educação e inclusão de surdos e suas consequências para o seu desenvolvimento. A pergunta de pesquisa vislumbrou refletir: qual pode ser considerada a melhor forma e local de escolarização/inclusão para crianças e adolescentes surdos? Para tanto, consultou-se referencial teórico sobre o tema e realizou-se entrevistas com docentes da área de Educação Especial e Inclusiva com ênfase na surdez – uma professora em escola especial e uma professora em escola regular. Com o desenvolvimento da pesquisa foi possível enfatizar e salientar a maneira como vem acontecendo, na específica realidade pesquisada, a inclusão e a escolarização de crianças e adolescentes surdos no ambiente escolar, bem como a relevância da Educação Bilíngue e Educação Inclusiva desses sujeitos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-19T16:36:26Z
2023-09-19T16:36:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALVES, Larissa Ramos de Lima. Inclusão e escolarização de alunos surdos em contexto escolar. 2023. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação de Angra dos Reis, Universidade Federal Fluminense, 2023.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/30445
identifier_str_mv ALVES, Larissa Ramos de Lima. Inclusão e escolarização de alunos surdos em contexto escolar. 2023. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação de Angra dos Reis, Universidade Federal Fluminense, 2023.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/30445
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823660140331008