Estudar sua família para explorar o mundo social: a respeito de uma experiência pedagógica franco-brasileira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas (Florianópolis. Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723821452020078 |
Resumo: | Nós apresentamos aqui uma experiência conduzida com estudantes de ciências humanas e sociais de duas universidades inseridas nos subúrbios das cidades de São Paulo e de Paris. O interesse destes estabelecimentos é que eles recebem estudantes de origem popular com uma grande parte deles cujos pais não fizeram curso superior. O objetivo foi experimentar dispositivos pedagógicos mais motivantes visando a iniciar o estudo da sociologia pela pesquisa. Esta experiência pedagógica é rica antes de mais nada para o professor que por meio dos estudantes viaja para meios sociais aos quais ele não teria acesso. No que tange aos estudantes, este dispositivo conduz à uma forma de socioanálise lhes permitindo se lançar em uma apropriação reflexiva de sua história familiar. No momento em que os gestores apressados desejam racionalizar o trabalho pedagógico reduzindo-o a uma série de indicadores quantitativos, nos parece essencial retomar a reflexão pedagógica coletiva de forma à encorajar as experimentações.Palavras-chaves: Ensino de sociologia. Democratização do acesso ao ensino superior. Árvores genealógicas. |
id |
UDESC-0_a0545fce6bc516c614b6c12030176145 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.udesc.br:article/17601 |
network_acronym_str |
UDESC-0 |
network_name_str |
Linhas (Florianópolis. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Estudar sua família para explorar o mundo social: a respeito de uma experiência pedagógica franco-brasileiraNós apresentamos aqui uma experiência conduzida com estudantes de ciências humanas e sociais de duas universidades inseridas nos subúrbios das cidades de São Paulo e de Paris. O interesse destes estabelecimentos é que eles recebem estudantes de origem popular com uma grande parte deles cujos pais não fizeram curso superior. O objetivo foi experimentar dispositivos pedagógicos mais motivantes visando a iniciar o estudo da sociologia pela pesquisa. Esta experiência pedagógica é rica antes de mais nada para o professor que por meio dos estudantes viaja para meios sociais aos quais ele não teria acesso. No que tange aos estudantes, este dispositivo conduz à uma forma de socioanálise lhes permitindo se lançar em uma apropriação reflexiva de sua história familiar. No momento em que os gestores apressados desejam racionalizar o trabalho pedagógico reduzindo-o a uma série de indicadores quantitativos, nos parece essencial retomar a reflexão pedagógica coletiva de forma à encorajar as experimentações.Palavras-chaves: Ensino de sociologia. Democratização do acesso ao ensino superior. Árvores genealógicas. Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2020-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/198472382145202007810.5965/1984723821452020078Revista Linhas; v. 21 n. 45 (2020): O ensino de sociologia na educação superior: experiências nacionais e internacionais; 78 - 991984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723821452020078/pdfCopyright (c) 2020 Revista Linhasinfo:eu-repo/semantics/openAccessSoulié, CharlesPerosa, Graziela S.2020-06-03T11:23:05Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/17601Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2020-06-03T11:23:05Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudar sua família para explorar o mundo social: a respeito de uma experiência pedagógica franco-brasileira |
title |
Estudar sua família para explorar o mundo social: a respeito de uma experiência pedagógica franco-brasileira |
spellingShingle |
Estudar sua família para explorar o mundo social: a respeito de uma experiência pedagógica franco-brasileira Soulié, Charles |
title_short |
Estudar sua família para explorar o mundo social: a respeito de uma experiência pedagógica franco-brasileira |
title_full |
Estudar sua família para explorar o mundo social: a respeito de uma experiência pedagógica franco-brasileira |
title_fullStr |
Estudar sua família para explorar o mundo social: a respeito de uma experiência pedagógica franco-brasileira |
title_full_unstemmed |
Estudar sua família para explorar o mundo social: a respeito de uma experiência pedagógica franco-brasileira |
title_sort |
Estudar sua família para explorar o mundo social: a respeito de uma experiência pedagógica franco-brasileira |
author |
Soulié, Charles |
author_facet |
Soulié, Charles Perosa, Graziela S. |
author_role |
author |
author2 |
Perosa, Graziela S. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soulié, Charles Perosa, Graziela S. |
description |
Nós apresentamos aqui uma experiência conduzida com estudantes de ciências humanas e sociais de duas universidades inseridas nos subúrbios das cidades de São Paulo e de Paris. O interesse destes estabelecimentos é que eles recebem estudantes de origem popular com uma grande parte deles cujos pais não fizeram curso superior. O objetivo foi experimentar dispositivos pedagógicos mais motivantes visando a iniciar o estudo da sociologia pela pesquisa. Esta experiência pedagógica é rica antes de mais nada para o professor que por meio dos estudantes viaja para meios sociais aos quais ele não teria acesso. No que tange aos estudantes, este dispositivo conduz à uma forma de socioanálise lhes permitindo se lançar em uma apropriação reflexiva de sua história familiar. No momento em que os gestores apressados desejam racionalizar o trabalho pedagógico reduzindo-o a uma série de indicadores quantitativos, nos parece essencial retomar a reflexão pedagógica coletiva de forma à encorajar as experimentações.Palavras-chaves: Ensino de sociologia. Democratização do acesso ao ensino superior. Árvores genealógicas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723821452020078 10.5965/1984723821452020078 |
url |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723821452020078 |
identifier_str_mv |
10.5965/1984723821452020078 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723821452020078/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Linhas info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Linhas |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Linhas; v. 21 n. 45 (2020): O ensino de sociologia na educação superior: experiências nacionais e internacionais; 78 - 99 1984-7238 reponame:Linhas (Florianópolis. Online) instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) instacron:(UDESC) |
instname_str |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
instacron_str |
(UDESC) |
institution |
(UDESC) |
reponame_str |
Linhas (Florianópolis. Online) |
collection |
Linhas (Florianópolis. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
vera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com |
_version_ |
1798042409842507776 |