Estudar sua família para explorar o mundo social: a respeito de uma experiência pedagógica franco-brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soulié, Charles
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Perosa, Graziela S.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas (Florianópolis. Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723821452020078
Resumo: Nós apresentamos aqui uma experiência conduzida com estudantes de ciências humanas e sociais de duas universidades inseridas nos subúrbios das cidades de São Paulo e de Paris. O interesse destes estabelecimentos é que eles recebem estudantes de origem popular com uma grande parte deles cujos pais não fizeram curso superior. O objetivo foi experimentar dispositivos pedagógicos mais motivantes visando a iniciar o estudo da sociologia pela pesquisa. Esta experiência pedagógica é rica antes de mais nada para o professor que por meio dos estudantes viaja para meios sociais aos quais ele não teria acesso. No que tange aos estudantes, este dispositivo conduz à uma forma de socioanálise lhes permitindo se lançar em uma apropriação reflexiva de sua história familiar. No momento em que os gestores apressados desejam racionalizar o trabalho pedagógico reduzindo-o a uma série de indicadores quantitativos, nos parece essencial retomar a reflexão pedagógica coletiva de forma à encorajar as experimentações.Palavras-chaves: Ensino de sociologia. Democratização do acesso ao ensino superior. Árvores genealógicas. 
id UDESC-0_a0545fce6bc516c614b6c12030176145
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.udesc.br:article/17601
network_acronym_str UDESC-0
network_name_str Linhas (Florianópolis. Online)
repository_id_str
spelling Estudar sua família para explorar o mundo social: a respeito de uma experiência pedagógica franco-brasileiraNós apresentamos aqui uma experiência conduzida com estudantes de ciências humanas e sociais de duas universidades inseridas nos subúrbios das cidades de São Paulo e de Paris. O interesse destes estabelecimentos é que eles recebem estudantes de origem popular com uma grande parte deles cujos pais não fizeram curso superior. O objetivo foi experimentar dispositivos pedagógicos mais motivantes visando a iniciar o estudo da sociologia pela pesquisa. Esta experiência pedagógica é rica antes de mais nada para o professor que por meio dos estudantes viaja para meios sociais aos quais ele não teria acesso. No que tange aos estudantes, este dispositivo conduz à uma forma de socioanálise lhes permitindo se lançar em uma apropriação reflexiva de sua história familiar. No momento em que os gestores apressados desejam racionalizar o trabalho pedagógico reduzindo-o a uma série de indicadores quantitativos, nos parece essencial retomar a reflexão pedagógica coletiva de forma à encorajar as experimentações.Palavras-chaves: Ensino de sociologia. Democratização do acesso ao ensino superior. Árvores genealógicas. Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2020-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/198472382145202007810.5965/1984723821452020078Revista Linhas; v. 21 n. 45 (2020): O ensino de sociologia na educação superior: experiências nacionais e internacionais; 78 - 991984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723821452020078/pdfCopyright (c) 2020 Revista Linhasinfo:eu-repo/semantics/openAccessSoulié, CharlesPerosa, Graziela S.2020-06-03T11:23:05Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/17601Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2020-06-03T11:23:05Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudar sua família para explorar o mundo social: a respeito de uma experiência pedagógica franco-brasileira
title Estudar sua família para explorar o mundo social: a respeito de uma experiência pedagógica franco-brasileira
spellingShingle Estudar sua família para explorar o mundo social: a respeito de uma experiência pedagógica franco-brasileira
Soulié, Charles
title_short Estudar sua família para explorar o mundo social: a respeito de uma experiência pedagógica franco-brasileira
title_full Estudar sua família para explorar o mundo social: a respeito de uma experiência pedagógica franco-brasileira
title_fullStr Estudar sua família para explorar o mundo social: a respeito de uma experiência pedagógica franco-brasileira
title_full_unstemmed Estudar sua família para explorar o mundo social: a respeito de uma experiência pedagógica franco-brasileira
title_sort Estudar sua família para explorar o mundo social: a respeito de uma experiência pedagógica franco-brasileira
author Soulié, Charles
author_facet Soulié, Charles
Perosa, Graziela S.
author_role author
author2 Perosa, Graziela S.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soulié, Charles
Perosa, Graziela S.
description Nós apresentamos aqui uma experiência conduzida com estudantes de ciências humanas e sociais de duas universidades inseridas nos subúrbios das cidades de São Paulo e de Paris. O interesse destes estabelecimentos é que eles recebem estudantes de origem popular com uma grande parte deles cujos pais não fizeram curso superior. O objetivo foi experimentar dispositivos pedagógicos mais motivantes visando a iniciar o estudo da sociologia pela pesquisa. Esta experiência pedagógica é rica antes de mais nada para o professor que por meio dos estudantes viaja para meios sociais aos quais ele não teria acesso. No que tange aos estudantes, este dispositivo conduz à uma forma de socioanálise lhes permitindo se lançar em uma apropriação reflexiva de sua história familiar. No momento em que os gestores apressados desejam racionalizar o trabalho pedagógico reduzindo-o a uma série de indicadores quantitativos, nos parece essencial retomar a reflexão pedagógica coletiva de forma à encorajar as experimentações.Palavras-chaves: Ensino de sociologia. Democratização do acesso ao ensino superior. Árvores genealógicas. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723821452020078
10.5965/1984723821452020078
url https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723821452020078
identifier_str_mv 10.5965/1984723821452020078
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723821452020078/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Linhas
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Linhas
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Linhas; v. 21 n. 45 (2020): O ensino de sociologia na educação superior: experiências nacionais e internacionais; 78 - 99
1984-7238
reponame:Linhas (Florianópolis. Online)
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron:(UDESC)
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron_str (UDESC)
institution (UDESC)
reponame_str Linhas (Florianópolis. Online)
collection Linhas (Florianópolis. Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
repository.mail.fl_str_mv vera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com
_version_ 1798042409842507776