A andragogia: que contributos para a prática educativa?Andragogy: contributions to educational practice?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mairos Nogueira, Sónia
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas (Florianópolis. Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1226
Resumo: A andragogia constitui um modelo de educação de adultos a ter em consideração na prática educativa. A aplicabilidade a contextos educativos diversificados e a flexibilidade que caracterizam este modelo permitem a sua utilização com populações de diversos níveis socioculturais, de idades diferentes e tendo como conteúdos referenciais as ciências naturais e humanas. A divergência essencial reside na relação entre o facilitador e os aprendentes, que se pretende dialogante e de igualdade. O facilitador de aprendizagem está sempre presente no processo de aprendizagem e possui elevadas responsabilidades de orientação e facilitação deste processo. O aprendente adulto é considerado como alguém responsável, activo, participante e internamente motivado para a realização de aprendizagens. A utilização da andragogia na sua globalidade pode apresentar algumas dificuldades àqueles que a desconhecem; ou talvez muitos educadores vejam as suas práticas educativas retratadas nesta breve descrição e as associem agora a um corpo teórico fundamentado.  Independentemente da aceitação dos postulados fundamentais deste modelo, a utilização de algumas das suas referências, nomeadamente a importância atribuída à motivação interna, a responsabilização e a iniciativa dos aprendentes potenciam, seguramente, aprendizagens mais profundas e duradouras, assim como níveis superiores de satisfação perante as aprendizagens. PALAVRAS-CHAVE: Adulto. Andragogia. Aprendente. Contrato de aprendizagem. Facilitador de aprendizagem.  Andragogy is a model of adult education that should be considered in educational practice. It’s applicability to diversified educational contexts and the flexibility that characterize this model allows its use with populations of different sociocultural levels, of different ages and with the natural and or human sciences as reference subjects. The distinction of this method is in the relationship between the facilitator and the students, which is based on dialogue and equality. The educational facilitator is always present in the learning process and has important responsibilities in the orientation and facilitation of this process. The adult student is considered as a responsible, active, participant and internally motivated to learn. The application of the andragogy model in its totality can present some difficulties to those who are not familiar with it. Meanwhile, it is possible that many teachers may see their educational practices portrayed in this brief description and may now associate them to a well-founded theoretical model. Independent of acceptance of the fundamental postulates of this model, the use of some of its concepts, namely the importance attributed to internal motivation, and the process of having students take responsibility and initiative, certainly allow more profound and long-lasting education, as well as higher levels of student satisfaction. KEY WORDS: Adult. Andragogy. Learner. Learning contract. Learning facilitator.
id UDESC-0_ccf2aebb610ce5666b4d0a9780f44789
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.udesc.br:article/1226
network_acronym_str UDESC-0
network_name_str Linhas (Florianópolis. Online)
repository_id_str
spelling A andragogia: que contributos para a prática educativa?Andragogy: contributions to educational practice?A andragogia constitui um modelo de educação de adultos a ter em consideração na prática educativa. A aplicabilidade a contextos educativos diversificados e a flexibilidade que caracterizam este modelo permitem a sua utilização com populações de diversos níveis socioculturais, de idades diferentes e tendo como conteúdos referenciais as ciências naturais e humanas. A divergência essencial reside na relação entre o facilitador e os aprendentes, que se pretende dialogante e de igualdade. O facilitador de aprendizagem está sempre presente no processo de aprendizagem e possui elevadas responsabilidades de orientação e facilitação deste processo. O aprendente adulto é considerado como alguém responsável, activo, participante e internamente motivado para a realização de aprendizagens. A utilização da andragogia na sua globalidade pode apresentar algumas dificuldades àqueles que a desconhecem; ou talvez muitos educadores vejam as suas práticas educativas retratadas nesta breve descrição e as associem agora a um corpo teórico fundamentado.  Independentemente da aceitação dos postulados fundamentais deste modelo, a utilização de algumas das suas referências, nomeadamente a importância atribuída à motivação interna, a responsabilização e a iniciativa dos aprendentes potenciam, seguramente, aprendizagens mais profundas e duradouras, assim como níveis superiores de satisfação perante as aprendizagens. PALAVRAS-CHAVE: Adulto. Andragogia. Aprendente. Contrato de aprendizagem. Facilitador de aprendizagem.  Andragogy is a model of adult education that should be considered in educational practice. It’s applicability to diversified educational contexts and the flexibility that characterize this model allows its use with populations of different sociocultural levels, of different ages and with the natural and or human sciences as reference subjects. The distinction of this method is in the relationship between the facilitator and the students, which is based on dialogue and equality. The educational facilitator is always present in the learning process and has important responsibilities in the orientation and facilitation of this process. The adult student is considered as a responsible, active, participant and internally motivated to learn. The application of the andragogy model in its totality can present some difficulties to those who are not familiar with it. Meanwhile, it is possible that many teachers may see their educational practices portrayed in this brief description and may now associate them to a well-founded theoretical model. Independent of acceptance of the fundamental postulates of this model, the use of some of its concepts, namely the importance attributed to internal motivation, and the process of having students take responsibility and initiative, certainly allow more profound and long-lasting education, as well as higher levels of student satisfaction. KEY WORDS: Adult. Andragogy. Learner. Learning contract. Learning facilitator.Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2007-01-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1226Revista Linhas; v. 5 n. 2 (2004)1984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1226/1039Mairos Nogueira, Sóniainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T14:53:47Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/1226Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2023-01-10T14:53:47Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
dc.title.none.fl_str_mv A andragogia: que contributos para a prática educativa?Andragogy: contributions to educational practice?
title A andragogia: que contributos para a prática educativa?Andragogy: contributions to educational practice?
spellingShingle A andragogia: que contributos para a prática educativa?Andragogy: contributions to educational practice?
Mairos Nogueira, Sónia
title_short A andragogia: que contributos para a prática educativa?Andragogy: contributions to educational practice?
title_full A andragogia: que contributos para a prática educativa?Andragogy: contributions to educational practice?
title_fullStr A andragogia: que contributos para a prática educativa?Andragogy: contributions to educational practice?
title_full_unstemmed A andragogia: que contributos para a prática educativa?Andragogy: contributions to educational practice?
title_sort A andragogia: que contributos para a prática educativa?Andragogy: contributions to educational practice?
author Mairos Nogueira, Sónia
author_facet Mairos Nogueira, Sónia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mairos Nogueira, Sónia
description A andragogia constitui um modelo de educação de adultos a ter em consideração na prática educativa. A aplicabilidade a contextos educativos diversificados e a flexibilidade que caracterizam este modelo permitem a sua utilização com populações de diversos níveis socioculturais, de idades diferentes e tendo como conteúdos referenciais as ciências naturais e humanas. A divergência essencial reside na relação entre o facilitador e os aprendentes, que se pretende dialogante e de igualdade. O facilitador de aprendizagem está sempre presente no processo de aprendizagem e possui elevadas responsabilidades de orientação e facilitação deste processo. O aprendente adulto é considerado como alguém responsável, activo, participante e internamente motivado para a realização de aprendizagens. A utilização da andragogia na sua globalidade pode apresentar algumas dificuldades àqueles que a desconhecem; ou talvez muitos educadores vejam as suas práticas educativas retratadas nesta breve descrição e as associem agora a um corpo teórico fundamentado.  Independentemente da aceitação dos postulados fundamentais deste modelo, a utilização de algumas das suas referências, nomeadamente a importância atribuída à motivação interna, a responsabilização e a iniciativa dos aprendentes potenciam, seguramente, aprendizagens mais profundas e duradouras, assim como níveis superiores de satisfação perante as aprendizagens. PALAVRAS-CHAVE: Adulto. Andragogia. Aprendente. Contrato de aprendizagem. Facilitador de aprendizagem.  Andragogy is a model of adult education that should be considered in educational practice. It’s applicability to diversified educational contexts and the flexibility that characterize this model allows its use with populations of different sociocultural levels, of different ages and with the natural and or human sciences as reference subjects. The distinction of this method is in the relationship between the facilitator and the students, which is based on dialogue and equality. The educational facilitator is always present in the learning process and has important responsibilities in the orientation and facilitation of this process. The adult student is considered as a responsible, active, participant and internally motivated to learn. The application of the andragogy model in its totality can present some difficulties to those who are not familiar with it. Meanwhile, it is possible that many teachers may see their educational practices portrayed in this brief description and may now associate them to a well-founded theoretical model. Independent of acceptance of the fundamental postulates of this model, the use of some of its concepts, namely the importance attributed to internal motivation, and the process of having students take responsibility and initiative, certainly allow more profound and long-lasting education, as well as higher levels of student satisfaction. KEY WORDS: Adult. Andragogy. Learner. Learning contract. Learning facilitator.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-01-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1226
url https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1226
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1226/1039
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Linhas; v. 5 n. 2 (2004)
1984-7238
reponame:Linhas (Florianópolis. Online)
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron:(UDESC)
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron_str (UDESC)
institution (UDESC)
reponame_str Linhas (Florianópolis. Online)
collection Linhas (Florianópolis. Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
repository.mail.fl_str_mv vera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com
_version_ 1798042406584582144