TECNOLOGIAS DIGITAIS: práticas e reflexões no contexto do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Eliana Maria do Sacramento
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Valentini, Carla Beatris
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas (Florianópolis. Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723813022012074
Resumo: Estamos imersos no contexto digital. O que antes demorava para ser anunciado, hoje é feito instantaneamente em diferentes linguagens, o que muda a forma de ser e de estar dos sujeitos no mundo. Suas condutas são modificadas e, com elas, as formas de conhecer. Nesse contexto os processos educativos carecem de redimensionamentos a fim de inserir as escolas na cultura digital. Nesse artigo apresentamos um recorte de um estudo realizado no contexto do projeto UCA. Alguns conceitos da Biologia do Conhecer foram tomados como base teórica e a Pesquisa-Ação como abordagem metodológica, pois a pesquisa organizou-se a partir de uma experiência real em uma escola pública no contexto da inserção de laptops no modelo 1:1. Os dados foram construídos com base nos diários de bordo de pesquisadores que acompanharam essa experiência. Os registros foram analisados a partir da análise textual discursiva. Os resultados indicam que a inserção do laptop provocou a reconfiguração da sala de aula, em algumas situações, e a emergência de novas configurações de relações interpessoais entre estudantes e professores. Indicam ainda que o processo pedagógico está saindo, em alguns momentos, do foco do discurso do professor, abrindo novas possibilidades de interação em rede, onde estudantes e professores participam mais ativamente do processo educativo, atuando em convivência. Outro aspecto que foi encontrado é o tensionamento entre os domínios de ação do professor, que tem dificuldade de sair de seu papel de controle, e dos estudantes, que estão se constituindo em movimentos de exploração, questionamentos e interação.
id UDESC-0_d3a3d7c096c868f13c9579940d9556ba
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.udesc.br:article/2973
network_acronym_str UDESC-0
network_name_str Linhas (Florianópolis. Online)
repository_id_str
spelling TECNOLOGIAS DIGITAIS: práticas e reflexões no contexto do ensino fundamentalEstamos imersos no contexto digital. O que antes demorava para ser anunciado, hoje é feito instantaneamente em diferentes linguagens, o que muda a forma de ser e de estar dos sujeitos no mundo. Suas condutas são modificadas e, com elas, as formas de conhecer. Nesse contexto os processos educativos carecem de redimensionamentos a fim de inserir as escolas na cultura digital. Nesse artigo apresentamos um recorte de um estudo realizado no contexto do projeto UCA. Alguns conceitos da Biologia do Conhecer foram tomados como base teórica e a Pesquisa-Ação como abordagem metodológica, pois a pesquisa organizou-se a partir de uma experiência real em uma escola pública no contexto da inserção de laptops no modelo 1:1. Os dados foram construídos com base nos diários de bordo de pesquisadores que acompanharam essa experiência. Os registros foram analisados a partir da análise textual discursiva. Os resultados indicam que a inserção do laptop provocou a reconfiguração da sala de aula, em algumas situações, e a emergência de novas configurações de relações interpessoais entre estudantes e professores. Indicam ainda que o processo pedagógico está saindo, em alguns momentos, do foco do discurso do professor, abrindo novas possibilidades de interação em rede, onde estudantes e professores participam mais ativamente do processo educativo, atuando em convivência. Outro aspecto que foi encontrado é o tensionamento entre os domínios de ação do professor, que tem dificuldade de sair de seu papel de controle, e dos estudantes, que estão se constituindo em movimentos de exploração, questionamentos e interação.Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2012-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723813022012074Revista Linhas; v. 13 n. 2 (2012): Dossiê: Contextos Educativos com Tecnologias: abordagens contemporâneas; 74 - 881984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723813022012074/2135Soares, Eliana Maria do SacramentoValentini, Carla Beatrisinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T14:54:08Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/2973Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2023-01-10T14:54:08Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
dc.title.none.fl_str_mv TECNOLOGIAS DIGITAIS: práticas e reflexões no contexto do ensino fundamental
title TECNOLOGIAS DIGITAIS: práticas e reflexões no contexto do ensino fundamental
spellingShingle TECNOLOGIAS DIGITAIS: práticas e reflexões no contexto do ensino fundamental
Soares, Eliana Maria do Sacramento
title_short TECNOLOGIAS DIGITAIS: práticas e reflexões no contexto do ensino fundamental
title_full TECNOLOGIAS DIGITAIS: práticas e reflexões no contexto do ensino fundamental
title_fullStr TECNOLOGIAS DIGITAIS: práticas e reflexões no contexto do ensino fundamental
title_full_unstemmed TECNOLOGIAS DIGITAIS: práticas e reflexões no contexto do ensino fundamental
title_sort TECNOLOGIAS DIGITAIS: práticas e reflexões no contexto do ensino fundamental
author Soares, Eliana Maria do Sacramento
author_facet Soares, Eliana Maria do Sacramento
Valentini, Carla Beatris
author_role author
author2 Valentini, Carla Beatris
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Eliana Maria do Sacramento
Valentini, Carla Beatris
description Estamos imersos no contexto digital. O que antes demorava para ser anunciado, hoje é feito instantaneamente em diferentes linguagens, o que muda a forma de ser e de estar dos sujeitos no mundo. Suas condutas são modificadas e, com elas, as formas de conhecer. Nesse contexto os processos educativos carecem de redimensionamentos a fim de inserir as escolas na cultura digital. Nesse artigo apresentamos um recorte de um estudo realizado no contexto do projeto UCA. Alguns conceitos da Biologia do Conhecer foram tomados como base teórica e a Pesquisa-Ação como abordagem metodológica, pois a pesquisa organizou-se a partir de uma experiência real em uma escola pública no contexto da inserção de laptops no modelo 1:1. Os dados foram construídos com base nos diários de bordo de pesquisadores que acompanharam essa experiência. Os registros foram analisados a partir da análise textual discursiva. Os resultados indicam que a inserção do laptop provocou a reconfiguração da sala de aula, em algumas situações, e a emergência de novas configurações de relações interpessoais entre estudantes e professores. Indicam ainda que o processo pedagógico está saindo, em alguns momentos, do foco do discurso do professor, abrindo novas possibilidades de interação em rede, onde estudantes e professores participam mais ativamente do processo educativo, atuando em convivência. Outro aspecto que foi encontrado é o tensionamento entre os domínios de ação do professor, que tem dificuldade de sair de seu papel de controle, e dos estudantes, que estão se constituindo em movimentos de exploração, questionamentos e interação.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723813022012074
url https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723813022012074
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723813022012074/2135
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Linhas; v. 13 n. 2 (2012): Dossiê: Contextos Educativos com Tecnologias: abordagens contemporâneas; 74 - 88
1984-7238
reponame:Linhas (Florianópolis. Online)
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron:(UDESC)
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron_str (UDESC)
institution (UDESC)
reponame_str Linhas (Florianópolis. Online)
collection Linhas (Florianópolis. Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
repository.mail.fl_str_mv vera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com
_version_ 1798042407988625408