Das inovações no ensino ao ensino inovador: a percepção dos estudantes na complexidade do sistema didático

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Daniele Simões
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Tauchen, Gionara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas (Florianópolis. Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723819392018167
Resumo: O presente estudo objetivou investigar as percepções dos estudantes universitários sobre os elementos estruturantes das inovações no ensino e as possibilidades de organização do ensino inovador. A pesquisa, de natureza qualitativa, do tipo exploratório-descritiva, foi realizada com a participação de 40 estudantes dos cursos de licenciatura de uma universidade pública federal do sul do estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Os dados foram produzidos de forma voluntária, por meio de um questionário, com questões fechadas e abertas. Estas informações foram estudadas por meio da análise de conteúdo, estruturada a partir das etapas: pré-análise de exploração do material e tratamento dos resultados. Em nosso estudo, foram mapeadas nove categorias referentes à percepção dos estudantes acerca das ações docentes inovadoras no ensino: teoria e prática, domínio de conteúdo, ensino de procedimentos, diferentes metodologias, contextualização, problematização, interdisciplinaridade, pesquisa e relação interpessoal. Compreendemos que as possibilidades de um ensino inovador vinculam-se à compreensão deste como um sistema didático complexo, não linear. As inovações no ensino não representam uma ruptura epistemológica, mas podem redimensionar um fazer diferente, que pode ou não proporcionar alterações na ação docente. Com isto, concluímos que as inovações pontuais no ensino não garantem uma transição paradigmática, mas anunciam as possibilidades de um ensino inovador.Palavras-chave: Ensino Superior. Efeito das Inovações Tecnológicas. Inovações Educacionais.
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