A pesquisa em livros didáticos de ciências e as inovações no ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/89 |
Resumo: | Este estudo tem o objetivo de analisar a pesquisa sobre os livros didáticos de ciências (LDC) no Brasil e em alguns países e paralelamente relacionar esses resultados com as possibilidades de inovação no ensino. Foram analisados 77 estudos de 24 países. Nesses artigos, observamos os objetivos do estudo, o tipo de metodologia utilizada, a área de estudo e o assunto investigado, o número de pesquisadores envolvidos, o nível educacional do estudo e a nacionalidade. Os resultados mostraram que a maioria dos estudos dos outros países (86,9%) e 90% do Brasil tinham o foco nos conteúdos do LDC. Essas pesquisas estavam mais concentradas na área de biologia (42,3%) e centralizadas no nível secundário. Os pesquisadores utilizaram principalmente a metodologia qualitativa. A maioria dos estudos analisados era da França, Tunísia e Brasil. Os resultados deste estudo são relevantes para nortear futuras pesquisas em relação a esse material. |
id |
UEMG-2_7d40f6e04e2d5eea2929d0af5ab73ce8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/89 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
A pesquisa em livros didáticos de ciências e as inovações no ensinoLivro didático de ciênciasensino de ciênciaspesquisa em livros didáticos.Este estudo tem o objetivo de analisar a pesquisa sobre os livros didáticos de ciências (LDC) no Brasil e em alguns países e paralelamente relacionar esses resultados com as possibilidades de inovação no ensino. Foram analisados 77 estudos de 24 países. Nesses artigos, observamos os objetivos do estudo, o tipo de metodologia utilizada, a área de estudo e o assunto investigado, o número de pesquisadores envolvidos, o nível educacional do estudo e a nacionalidade. Os resultados mostraram que a maioria dos estudos dos outros países (86,9%) e 90% do Brasil tinham o foco nos conteúdos do LDC. Essas pesquisas estavam mais concentradas na área de biologia (42,3%) e centralizadas no nível secundário. Os pesquisadores utilizaram principalmente a metodologia qualitativa. A maioria dos estudos analisados era da França, Tunísia e Brasil. Os resultados deste estudo são relevantes para nortear futuras pesquisas em relação a esse material.EDUEMG2010-08-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/8910.24934/eef.v13i15.89Educação em Foco; Vol. 13 No. 15 (2010): Educação em Foco; 13-35Educação em Foco; Vol. 13 Núm. 15 (2010): Educação em Foco; 13-35Educação em Foco; v. 13 n. 15 (2010): Educação em Foco; 13-352317-00931519-332210.24934/eef.v13i15reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/89/124Garcia, Paulo SérgioBizzo, Nelioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T13:52:02Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/89Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2023-01-10T13:52:02Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A pesquisa em livros didáticos de ciências e as inovações no ensino |
title |
A pesquisa em livros didáticos de ciências e as inovações no ensino |
spellingShingle |
A pesquisa em livros didáticos de ciências e as inovações no ensino Garcia, Paulo Sérgio Livro didático de ciências ensino de ciências pesquisa em livros didáticos. |
title_short |
A pesquisa em livros didáticos de ciências e as inovações no ensino |
title_full |
A pesquisa em livros didáticos de ciências e as inovações no ensino |
title_fullStr |
A pesquisa em livros didáticos de ciências e as inovações no ensino |
title_full_unstemmed |
A pesquisa em livros didáticos de ciências e as inovações no ensino |
title_sort |
A pesquisa em livros didáticos de ciências e as inovações no ensino |
author |
Garcia, Paulo Sérgio |
author_facet |
Garcia, Paulo Sérgio Bizzo, Nelio |
author_role |
author |
author2 |
Bizzo, Nelio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garcia, Paulo Sérgio Bizzo, Nelio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Livro didático de ciências ensino de ciências pesquisa em livros didáticos. |
topic |
Livro didático de ciências ensino de ciências pesquisa em livros didáticos. |
description |
Este estudo tem o objetivo de analisar a pesquisa sobre os livros didáticos de ciências (LDC) no Brasil e em alguns países e paralelamente relacionar esses resultados com as possibilidades de inovação no ensino. Foram analisados 77 estudos de 24 países. Nesses artigos, observamos os objetivos do estudo, o tipo de metodologia utilizada, a área de estudo e o assunto investigado, o número de pesquisadores envolvidos, o nível educacional do estudo e a nacionalidade. Os resultados mostraram que a maioria dos estudos dos outros países (86,9%) e 90% do Brasil tinham o foco nos conteúdos do LDC. Essas pesquisas estavam mais concentradas na área de biologia (42,3%) e centralizadas no nível secundário. Os pesquisadores utilizaram principalmente a metodologia qualitativa. A maioria dos estudos analisados era da França, Tunísia e Brasil. Os resultados deste estudo são relevantes para nortear futuras pesquisas em relação a esse material. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-08-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/89 10.24934/eef.v13i15.89 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/89 |
identifier_str_mv |
10.24934/eef.v13i15.89 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/89/124 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 13 No. 15 (2010): Educação em Foco; 13-35 Educação em Foco; Vol. 13 Núm. 15 (2010): Educação em Foco; 13-35 Educação em Foco; v. 13 n. 15 (2010): Educação em Foco; 13-35 2317-0093 1519-3322 10.24934/eef.v13i15 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205468456714240 |