A pesquisa em livros didáticos de ciências e as inovações no ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Paulo Sérgio
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Bizzo, Nelio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/89
Resumo: Este estudo tem o objetivo de analisar a pesquisa sobre os livros didáticos de ciências (LDC) no Brasil e em alguns países e paralelamente relacionar esses resultados com as possibilidades de inovação no ensino. Foram analisados 77 estudos de 24 países. Nesses artigos, observamos os objetivos do estudo, o tipo de metodologia utilizada, a área de estudo e o assunto investigado, o número de pesquisadores envolvidos, o nível educacional do estudo e a nacionalidade. Os resultados mostraram que a maioria dos estudos dos outros países (86,9%) e 90% do Brasil tinham o foco nos conteúdos do LDC. Essas pesquisas estavam mais concentradas na área de biologia (42,3%) e centralizadas no nível secundário. Os pesquisadores utilizaram principalmente a metodologia qualitativa. A maioria dos estudos analisados era da França, Tunísia e Brasil. Os resultados deste estudo são relevantes para nortear futuras pesquisas em relação a esse material.
id UEMG-2_7d40f6e04e2d5eea2929d0af5ab73ce8
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/89
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling A pesquisa em livros didáticos de ciências e as inovações no ensinoLivro didático de ciênciasensino de ciênciaspesquisa em livros didáticos.Este estudo tem o objetivo de analisar a pesquisa sobre os livros didáticos de ciências (LDC) no Brasil e em alguns países e paralelamente relacionar esses resultados com as possibilidades de inovação no ensino. Foram analisados 77 estudos de 24 países. Nesses artigos, observamos os objetivos do estudo, o tipo de metodologia utilizada, a área de estudo e o assunto investigado, o número de pesquisadores envolvidos, o nível educacional do estudo e a nacionalidade. Os resultados mostraram que a maioria dos estudos dos outros países (86,9%) e 90% do Brasil tinham o foco nos conteúdos do LDC. Essas pesquisas estavam mais concentradas na área de biologia (42,3%) e centralizadas no nível secundário. Os pesquisadores utilizaram principalmente a metodologia qualitativa. A maioria dos estudos analisados era da França, Tunísia e Brasil. Os resultados deste estudo são relevantes para nortear futuras pesquisas em relação a esse material.EDUEMG2010-08-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/8910.24934/eef.v13i15.89Educação em Foco; Vol. 13 No. 15 (2010): Educação em Foco; 13-35Educação em Foco; Vol. 13 Núm. 15 (2010): Educação em Foco; 13-35Educação em Foco; v. 13 n. 15 (2010): Educação em Foco; 13-352317-00931519-332210.24934/eef.v13i15reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/89/124Garcia, Paulo SérgioBizzo, Nelioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T13:52:02Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/89Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2023-01-10T13:52:02Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv A pesquisa em livros didáticos de ciências e as inovações no ensino
title A pesquisa em livros didáticos de ciências e as inovações no ensino
spellingShingle A pesquisa em livros didáticos de ciências e as inovações no ensino
Garcia, Paulo Sérgio
Livro didático de ciências
ensino de ciências
pesquisa em livros didáticos.
title_short A pesquisa em livros didáticos de ciências e as inovações no ensino
title_full A pesquisa em livros didáticos de ciências e as inovações no ensino
title_fullStr A pesquisa em livros didáticos de ciências e as inovações no ensino
title_full_unstemmed A pesquisa em livros didáticos de ciências e as inovações no ensino
title_sort A pesquisa em livros didáticos de ciências e as inovações no ensino
author Garcia, Paulo Sérgio
author_facet Garcia, Paulo Sérgio
Bizzo, Nelio
author_role author
author2 Bizzo, Nelio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Paulo Sérgio
Bizzo, Nelio
dc.subject.por.fl_str_mv Livro didático de ciências
ensino de ciências
pesquisa em livros didáticos.
topic Livro didático de ciências
ensino de ciências
pesquisa em livros didáticos.
description Este estudo tem o objetivo de analisar a pesquisa sobre os livros didáticos de ciências (LDC) no Brasil e em alguns países e paralelamente relacionar esses resultados com as possibilidades de inovação no ensino. Foram analisados 77 estudos de 24 países. Nesses artigos, observamos os objetivos do estudo, o tipo de metodologia utilizada, a área de estudo e o assunto investigado, o número de pesquisadores envolvidos, o nível educacional do estudo e a nacionalidade. Os resultados mostraram que a maioria dos estudos dos outros países (86,9%) e 90% do Brasil tinham o foco nos conteúdos do LDC. Essas pesquisas estavam mais concentradas na área de biologia (42,3%) e centralizadas no nível secundário. Os pesquisadores utilizaram principalmente a metodologia qualitativa. A maioria dos estudos analisados era da França, Tunísia e Brasil. Os resultados deste estudo são relevantes para nortear futuras pesquisas em relação a esse material.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-08-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/89
10.24934/eef.v13i15.89
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/89
identifier_str_mv 10.24934/eef.v13i15.89
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/89/124
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 13 No. 15 (2010): Educação em Foco; 13-35
Educação em Foco; Vol. 13 Núm. 15 (2010): Educação em Foco; 13-35
Educação em Foco; v. 13 n. 15 (2010): Educação em Foco; 13-35
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v13i15
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205468456714240