A constituição histórica do atendimento à pequena infância em Rio Grande/RS
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas (Florianópolis. Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723820442019233 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo analisar a constituição histórica do atendimento aos bebês e às crianças bem pequenas na cidade do Rio Grande/RS. O estudo foi desenvolvido a partir de aproximações com autores do campo pós-estruturalista que têm por bases os estudos foucaultianos. O período histórico abordado compreende acontecimentos do contexto imperial, devido aos indícios de que as primeiras formas de atendimento à infância rio-grandina começaram a se delinear nessa época. Ao descrever a categoria de análise, o estudo aponta que uma primeira forma de proveniência das práticas de atendimento à pequena infância em Rio Grande apresenta-se atrelada à caridade e a doutrinas religiosas, que fundamentadas em dogmas espirituais e transcendentes, pretendem conduzir a conduta dos homens.Palavras-chave: Educação infantil – História. Creches. Rio Grande (RS). |
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A constituição histórica do atendimento à pequena infância em Rio Grande/RSO presente artigo tem como objetivo analisar a constituição histórica do atendimento aos bebês e às crianças bem pequenas na cidade do Rio Grande/RS. O estudo foi desenvolvido a partir de aproximações com autores do campo pós-estruturalista que têm por bases os estudos foucaultianos. O período histórico abordado compreende acontecimentos do contexto imperial, devido aos indícios de que as primeiras formas de atendimento à infância rio-grandina começaram a se delinear nessa época. Ao descrever a categoria de análise, o estudo aponta que uma primeira forma de proveniência das práticas de atendimento à pequena infância em Rio Grande apresenta-se atrelada à caridade e a doutrinas religiosas, que fundamentadas em dogmas espirituais e transcendentes, pretendem conduzir a conduta dos homens.Palavras-chave: Educação infantil – História. Creches. Rio Grande (RS).Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2019-10-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/198472382044201923310.5965/1984723820442019233Revista Linhas; v. 20 n. 44 (2019): Testemunhos Materiais de Práticas Educativas: algumas abordagens históricas; 233 - 2561984-723810.5965/1984723820442019reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723820442019233/pdfCopyright (c) 2019 Revista Linhasinfo:eu-repo/semantics/openAccessGutierres Borges, Juliana DinizMota, Maria Renata Alonso2019-10-14T12:40:04Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/11133Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2019-10-14T12:40:04Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false |
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