Corporeidade e educação popular: intervenção teórico-prática em ambiente hospitalar
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas (Florianópolis. Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723820442019257 |
Resumo: | A Educação Popular em ambiente hospitalar é o tema tratado neste estudo, que aplica o conceito freiriano do diálogo e o articula com outros dois conceitos, o da corporeidade e o do corpo consciente. Objetiva analisar o processo de compartilhamento de saberes culturais, construção de novos saberes e a busca do ser mais, no pensamento freiriano. Para isso, realiza pesquisa intervenção e, como procedimento metodológico, aplica a técnica da abordagem da ação crítica, que valoriza a relação dialógica e tematiza as ações significativas para os sujeitos envolvidos. Resulta em vivências geradas pela demanda do grupo com novas aprendizagens socioafetivas que promovem conhecimento de si e tomada de consciência das condições de vida de uma mãe em ambiente hospitalar. Conclui que o conhecimento de si pode ocorrer em práticas educativas que fazem dos sujeitos os protagonistas da própria vida, em família e na sociedade.Palavras-chave: Educação popular. Corporeidade. Pacientes hospitalizados – Cuidado e tratamento. |
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Corporeidade e educação popular: intervenção teórico-prática em ambiente hospitalarA Educação Popular em ambiente hospitalar é o tema tratado neste estudo, que aplica o conceito freiriano do diálogo e o articula com outros dois conceitos, o da corporeidade e o do corpo consciente. Objetiva analisar o processo de compartilhamento de saberes culturais, construção de novos saberes e a busca do ser mais, no pensamento freiriano. Para isso, realiza pesquisa intervenção e, como procedimento metodológico, aplica a técnica da abordagem da ação crítica, que valoriza a relação dialógica e tematiza as ações significativas para os sujeitos envolvidos. Resulta em vivências geradas pela demanda do grupo com novas aprendizagens socioafetivas que promovem conhecimento de si e tomada de consciência das condições de vida de uma mãe em ambiente hospitalar. Conclui que o conhecimento de si pode ocorrer em práticas educativas que fazem dos sujeitos os protagonistas da própria vida, em família e na sociedade.Palavras-chave: Educação popular. Corporeidade. Pacientes hospitalizados – Cuidado e tratamento.Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2019-10-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/198472382044201925710.5965/1984723820442019257Revista Linhas; v. 20 n. 44 (2019): Testemunhos Materiais de Práticas Educativas: algumas abordagens históricas; 257 - 2801984-723810.5965/1984723820442019reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723820442019257/pdfCopyright (c) 2019 Revista Linhasinfo:eu-repo/semantics/openAccessSoares, Marta Genuda Rosa Cruz, Ingrid Rodrigues2019-10-14T12:40:04Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/13187Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2019-10-14T12:40:04Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false |
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