Corporeidade e educação popular: intervenção teórico-prática em ambiente hospitalar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Marta Genu
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: da Rosa Cruz, Ingrid Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas (Florianópolis. Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723820442019257
Resumo: A Educação Popular em ambiente hospitalar é o tema tratado neste estudo, que aplica o conceito freiriano do diálogo e o articula com outros dois conceitos, o da corporeidade e o do corpo consciente. Objetiva analisar o processo de compartilhamento de saberes culturais, construção de novos saberes e a busca do ser mais, no pensamento freiriano. Para isso, realiza pesquisa intervenção e, como procedimento metodológico, aplica a técnica da abordagem da ação crítica, que valoriza a relação dialógica e tematiza as ações significativas para os sujeitos envolvidos. Resulta em vivências geradas pela demanda do grupo com novas aprendizagens socioafetivas que promovem conhecimento de si e tomada de consciência das condições de vida de uma mãe em ambiente hospitalar. Conclui que o conhecimento de si pode ocorrer em práticas educativas que fazem dos sujeitos os protagonistas da própria vida, em família e na sociedade.Palavras-chave: Educação popular. Corporeidade. Pacientes hospitalizados – Cuidado e tratamento.
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