A Intervenção Educativa, um Construto Teórico para Analisar as Práticas de Ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lenoir, Yves
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Peixoto, Joana, Araújo, Cláudia Helena dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educativa
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/1614
Resumo: Resumo: este artigo apresenta os dois conceitos centrais do quadro conceitual implementado para analisar as práticas de ensino em seu contexto e em sua complexidade ?? os conceitos de intervenção educativa e de mediação. Lembra, num primeiro momento, os motivos que levaram à escolha da expressão ??intervenção educativa?. Num segundo momento, distingue a perspectiva empírica, operacional e pragmática que caracteriza, no uso, esta expressão e sua apreensão como construto teórico, sublinhando, particularmente, os diferentes atributos. Enfim, num terceiro momento, apresenta o conceito de mediação, por um lado, com base em sua especificidade histórico-social e dialética em todo o processo de objetivação e, por outro, estabelecendo a distinção complementar entre a mediação cognitiva, que diz respeito ao sujeito que aprende, e a mediação pedagógico-didática, que se refere ao professor. Palavras-chave: mediação cognitiva; mediação pedagógico-didática, intervenção educativa.
id PUC_GO-4_d9600ccb25a4e926700dd638ec8ff916
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1614
network_acronym_str PUC_GO-4
network_name_str Educativa
repository_id_str
spelling A Intervenção Educativa, um Construto Teórico para Analisar as Práticas de EnsinoResumo: este artigo apresenta os dois conceitos centrais do quadro conceitual implementado para analisar as práticas de ensino em seu contexto e em sua complexidade ?? os conceitos de intervenção educativa e de mediação. Lembra, num primeiro momento, os motivos que levaram à escolha da expressão ??intervenção educativa?. Num segundo momento, distingue a perspectiva empírica, operacional e pragmática que caracteriza, no uso, esta expressão e sua apreensão como construto teórico, sublinhando, particularmente, os diferentes atributos. Enfim, num terceiro momento, apresenta o conceito de mediação, por um lado, com base em sua especificidade histórico-social e dialética em todo o processo de objetivação e, por outro, estabelecendo a distinção complementar entre a mediação cognitiva, que diz respeito ao sujeito que aprende, e a mediação pedagógico-didática, que se refere ao professor. Palavras-chave: mediação cognitiva; mediação pedagógico-didática, intervenção educativa.EDITORA DA PUC GOIÁS2011-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/161410.18224/educ.v14i1.1614Revista Educativa - Revista de Educação; v. 14, n. 1 (2011); 9 a 381983-77711415-049210.18224/educ.v14i1reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/1614/1016Lenoir, YvesPeixoto, JoanaAraújo, Cláudia Helena dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-08-26T14:47:18ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv A Intervenção Educativa, um Construto Teórico para Analisar as Práticas de Ensino
title A Intervenção Educativa, um Construto Teórico para Analisar as Práticas de Ensino
spellingShingle A Intervenção Educativa, um Construto Teórico para Analisar as Práticas de Ensino
Lenoir, Yves
title_short A Intervenção Educativa, um Construto Teórico para Analisar as Práticas de Ensino
title_full A Intervenção Educativa, um Construto Teórico para Analisar as Práticas de Ensino
title_fullStr A Intervenção Educativa, um Construto Teórico para Analisar as Práticas de Ensino
title_full_unstemmed A Intervenção Educativa, um Construto Teórico para Analisar as Práticas de Ensino
title_sort A Intervenção Educativa, um Construto Teórico para Analisar as Práticas de Ensino
author Lenoir, Yves
author_facet Lenoir, Yves
Peixoto, Joana
Araújo, Cláudia Helena dos Santos
author_role author
author2 Peixoto, Joana
Araújo, Cláudia Helena dos Santos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lenoir, Yves
Peixoto, Joana
Araújo, Cláudia Helena dos Santos
description Resumo: este artigo apresenta os dois conceitos centrais do quadro conceitual implementado para analisar as práticas de ensino em seu contexto e em sua complexidade ?? os conceitos de intervenção educativa e de mediação. Lembra, num primeiro momento, os motivos que levaram à escolha da expressão ??intervenção educativa?. Num segundo momento, distingue a perspectiva empírica, operacional e pragmática que caracteriza, no uso, esta expressão e sua apreensão como construto teórico, sublinhando, particularmente, os diferentes atributos. Enfim, num terceiro momento, apresenta o conceito de mediação, por um lado, com base em sua especificidade histórico-social e dialética em todo o processo de objetivação e, por outro, estabelecendo a distinção complementar entre a mediação cognitiva, que diz respeito ao sujeito que aprende, e a mediação pedagógico-didática, que se refere ao professor. Palavras-chave: mediação cognitiva; mediação pedagógico-didática, intervenção educativa.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-08-25
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/1614
10.18224/educ.v14i1.1614
url http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/1614
identifier_str_mv 10.18224/educ.v14i1.1614
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/1614/1016
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educativa - Revista de Educação; v. 14, n. 1 (2011); 9 a 38
1983-7771
1415-0492
10.18224/educ.v14i1
reponame:Educativa
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Educativa
collection Educativa
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798319660211372032