A Intervenção Educativa, um Construto Teórico para Analisar as Práticas de Ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educativa |
DOI: | 10.18224/educ.v14i1.1614 |
Texto Completo: | http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/1614 |
Resumo: | Resumo: este artigo apresenta os dois conceitos centrais do quadro conceitual implementado para analisar as práticas de ensino em seu contexto e em sua complexidade ?? os conceitos de intervenção educativa e de mediação. Lembra, num primeiro momento, os motivos que levaram à escolha da expressão ??intervenção educativa?. Num segundo momento, distingue a perspectiva empírica, operacional e pragmática que caracteriza, no uso, esta expressão e sua apreensão como construto teórico, sublinhando, particularmente, os diferentes atributos. Enfim, num terceiro momento, apresenta o conceito de mediação, por um lado, com base em sua especificidade histórico-social e dialética em todo o processo de objetivação e, por outro, estabelecendo a distinção complementar entre a mediação cognitiva, que diz respeito ao sujeito que aprende, e a mediação pedagógico-didática, que se refere ao professor. Palavras-chave: mediação cognitiva; mediação pedagógico-didática, intervenção educativa. |
id |
PUC_GO-4_d9600ccb25a4e926700dd638ec8ff916 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1614 |
network_acronym_str |
PUC_GO-4 |
network_name_str |
Educativa |
spelling |
A Intervenção Educativa, um Construto Teórico para Analisar as Práticas de EnsinoResumo: este artigo apresenta os dois conceitos centrais do quadro conceitual implementado para analisar as práticas de ensino em seu contexto e em sua complexidade ?? os conceitos de intervenção educativa e de mediação. Lembra, num primeiro momento, os motivos que levaram à escolha da expressão ??intervenção educativa?. Num segundo momento, distingue a perspectiva empírica, operacional e pragmática que caracteriza, no uso, esta expressão e sua apreensão como construto teórico, sublinhando, particularmente, os diferentes atributos. Enfim, num terceiro momento, apresenta o conceito de mediação, por um lado, com base em sua especificidade histórico-social e dialética em todo o processo de objetivação e, por outro, estabelecendo a distinção complementar entre a mediação cognitiva, que diz respeito ao sujeito que aprende, e a mediação pedagógico-didática, que se refere ao professor. Palavras-chave: mediação cognitiva; mediação pedagógico-didática, intervenção educativa.EDITORA DA PUC GOIÁS2011-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/161410.18224/educ.v14i1.1614Revista Educativa - Revista de Educação; v. 14, n. 1 (2011); 9 a 381983-77711415-049210.18224/educ.v14i1reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/1614/1016Lenoir, YvesPeixoto, JoanaAraújo, Cláudia Helena dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-08-26T14:47:18ZRevista |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Intervenção Educativa, um Construto Teórico para Analisar as Práticas de Ensino |
title |
A Intervenção Educativa, um Construto Teórico para Analisar as Práticas de Ensino |
spellingShingle |
A Intervenção Educativa, um Construto Teórico para Analisar as Práticas de Ensino A Intervenção Educativa, um Construto Teórico para Analisar as Práticas de Ensino Lenoir, Yves Lenoir, Yves |
title_short |
A Intervenção Educativa, um Construto Teórico para Analisar as Práticas de Ensino |
title_full |
A Intervenção Educativa, um Construto Teórico para Analisar as Práticas de Ensino |
title_fullStr |
A Intervenção Educativa, um Construto Teórico para Analisar as Práticas de Ensino A Intervenção Educativa, um Construto Teórico para Analisar as Práticas de Ensino |
title_full_unstemmed |
A Intervenção Educativa, um Construto Teórico para Analisar as Práticas de Ensino A Intervenção Educativa, um Construto Teórico para Analisar as Práticas de Ensino |
title_sort |
A Intervenção Educativa, um Construto Teórico para Analisar as Práticas de Ensino |
author |
Lenoir, Yves |
author_facet |
Lenoir, Yves Lenoir, Yves Peixoto, Joana Araújo, Cláudia Helena dos Santos Peixoto, Joana Araújo, Cláudia Helena dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Peixoto, Joana Araújo, Cláudia Helena dos Santos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lenoir, Yves Peixoto, Joana Araújo, Cláudia Helena dos Santos |
description |
Resumo: este artigo apresenta os dois conceitos centrais do quadro conceitual implementado para analisar as práticas de ensino em seu contexto e em sua complexidade ?? os conceitos de intervenção educativa e de mediação. Lembra, num primeiro momento, os motivos que levaram à escolha da expressão ??intervenção educativa?. Num segundo momento, distingue a perspectiva empírica, operacional e pragmática que caracteriza, no uso, esta expressão e sua apreensão como construto teórico, sublinhando, particularmente, os diferentes atributos. Enfim, num terceiro momento, apresenta o conceito de mediação, por um lado, com base em sua especificidade histórico-social e dialética em todo o processo de objetivação e, por outro, estabelecendo a distinção complementar entre a mediação cognitiva, que diz respeito ao sujeito que aprende, e a mediação pedagógico-didática, que se refere ao professor. Palavras-chave: mediação cognitiva; mediação pedagógico-didática, intervenção educativa. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-08-25 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/1614 10.18224/educ.v14i1.1614 |
url |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/1614 |
identifier_str_mv |
10.18224/educ.v14i1.1614 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/1614/1016 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educativa - Revista de Educação; v. 14, n. 1 (2011); 9 a 38 1983-7771 1415-0492 10.18224/educ.v14i1 reponame:Educativa instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Educativa |
collection |
Educativa |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1821797638622674944 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.18224/educ.v14i1.1614 |