Iluminação teatral em contextos escolares: uma proposta didática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Laura Maria de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Urdimento (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101372020155
Resumo: Este artigo aborda o potencial da iluminação artificial para práticas de ensino de teatro em contextos escolares, a partir dos conceitos relacionados às perspectivas da pedagogia do espectador de Flávio Desgranges e reflexões de Walter Benjamin sobre jogo infantil e brinquedo. Apresento um dispositivo didático para subsidiar o aprendizado inicial das relações entre luzes e cores por meio de uma maquete que simula o ilusionismo do palco de boca de cena, para propiciar leituras possíveis surgidas a partir da presença da luz como recurso cênico expressivo. Esse artefato foi desenvolvido para aulas de teatro para crianças e jovens em contextos escolares e inspirado nas ideias de Benjamin, reconhecido teórico do Teatro Épico de Brecht e pensador da educação infantil. A maquete propõe o espírito de brinquedo e brincar com luz, espaço e cor e possibilita a aproximação entre alguns tópicos básicos sobre iluminação teatral, corpos, objetos e espaço cênico que fazem parte dos conhecimentos que propiciam o desenvolvimento do espectador épico, seguindo as proposições de Desgranges. 
id UDESC-1_1ae93f1d95a54296a8301cdd66488db1
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.udesc.br:article/16527
network_acronym_str UDESC-1
network_name_str Urdimento (Online)
repository_id_str
spelling Iluminação teatral em contextos escolares: uma proposta didáticaTheatrical lightingtheater teachingviewer’s pedagogy Iluminação teatralensino de teatro pedagogia do espectadorEste artigo aborda o potencial da iluminação artificial para práticas de ensino de teatro em contextos escolares, a partir dos conceitos relacionados às perspectivas da pedagogia do espectador de Flávio Desgranges e reflexões de Walter Benjamin sobre jogo infantil e brinquedo. Apresento um dispositivo didático para subsidiar o aprendizado inicial das relações entre luzes e cores por meio de uma maquete que simula o ilusionismo do palco de boca de cena, para propiciar leituras possíveis surgidas a partir da presença da luz como recurso cênico expressivo. Esse artefato foi desenvolvido para aulas de teatro para crianças e jovens em contextos escolares e inspirado nas ideias de Benjamin, reconhecido teórico do Teatro Épico de Brecht e pensador da educação infantil. A maquete propõe o espírito de brinquedo e brincar com luz, espaço e cor e possibilita a aproximação entre alguns tópicos básicos sobre iluminação teatral, corpos, objetos e espaço cênico que fazem parte dos conhecimentos que propiciam o desenvolvimento do espectador épico, seguindo as proposições de Desgranges. Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)2020-04-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/141457310137202015510.5965/1414573101372020155Urdimento; Vol. 1 Núm. 37 (2020): A Luz em Cena: Interfaces e aprendizados; 155-168Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; v. 1 n. 37 (2020): A Luz em Cena: Interfaces e aprendizados; 155-168Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; Vol. 1 No. 37 (2020): A Luz em Cena: Interfaces e aprendizados; 155-1682358-695810.5965/1414573101372020reponame:Urdimento (Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:UDESCporhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101372020155/11353Copyright (c) 2020 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFigueiredo, Laura Maria de2020-09-27T02:14:01Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/16527Revistahttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimentoPUBhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/oaiverareginacollaco@gmail.com2358-69581414-5731opendoar:2020-09-27T02:14:01Urdimento (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
dc.title.none.fl_str_mv Iluminação teatral em contextos escolares: uma proposta didática
title Iluminação teatral em contextos escolares: uma proposta didática
spellingShingle Iluminação teatral em contextos escolares: uma proposta didática
Figueiredo, Laura Maria de
Theatrical lighting
theater teaching
viewer’s pedagogy
Iluminação teatral
ensino de teatro
pedagogia do espectador
title_short Iluminação teatral em contextos escolares: uma proposta didática
title_full Iluminação teatral em contextos escolares: uma proposta didática
title_fullStr Iluminação teatral em contextos escolares: uma proposta didática
title_full_unstemmed Iluminação teatral em contextos escolares: uma proposta didática
title_sort Iluminação teatral em contextos escolares: uma proposta didática
author Figueiredo, Laura Maria de
author_facet Figueiredo, Laura Maria de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueiredo, Laura Maria de
dc.subject.por.fl_str_mv Theatrical lighting
theater teaching
viewer’s pedagogy
Iluminação teatral
ensino de teatro
pedagogia do espectador
topic Theatrical lighting
theater teaching
viewer’s pedagogy
Iluminação teatral
ensino de teatro
pedagogia do espectador
description Este artigo aborda o potencial da iluminação artificial para práticas de ensino de teatro em contextos escolares, a partir dos conceitos relacionados às perspectivas da pedagogia do espectador de Flávio Desgranges e reflexões de Walter Benjamin sobre jogo infantil e brinquedo. Apresento um dispositivo didático para subsidiar o aprendizado inicial das relações entre luzes e cores por meio de uma maquete que simula o ilusionismo do palco de boca de cena, para propiciar leituras possíveis surgidas a partir da presença da luz como recurso cênico expressivo. Esse artefato foi desenvolvido para aulas de teatro para crianças e jovens em contextos escolares e inspirado nas ideias de Benjamin, reconhecido teórico do Teatro Épico de Brecht e pensador da educação infantil. A maquete propõe o espírito de brinquedo e brincar com luz, espaço e cor e possibilita a aproximação entre alguns tópicos básicos sobre iluminação teatral, corpos, objetos e espaço cênico que fazem parte dos conhecimentos que propiciam o desenvolvimento do espectador épico, seguindo as proposições de Desgranges. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101372020155
10.5965/1414573101372020155
url https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101372020155
identifier_str_mv 10.5965/1414573101372020155
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101372020155/11353
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
dc.source.none.fl_str_mv Urdimento; Vol. 1 Núm. 37 (2020): A Luz em Cena: Interfaces e aprendizados; 155-168
Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; v. 1 n. 37 (2020): A Luz em Cena: Interfaces e aprendizados; 155-168
Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; Vol. 1 No. 37 (2020): A Luz em Cena: Interfaces e aprendizados; 155-168
2358-6958
10.5965/1414573101372020
reponame:Urdimento (Online)
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron:UDESC
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron_str UDESC
institution UDESC
reponame_str Urdimento (Online)
collection Urdimento (Online)
repository.name.fl_str_mv Urdimento (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
repository.mail.fl_str_mv verareginacollaco@gmail.com
_version_ 1798042506314645504