Iluminação teatral em contextos escolares: uma proposta didática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Urdimento (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101372020155 |
Resumo: | Este artigo aborda o potencial da iluminação artificial para práticas de ensino de teatro em contextos escolares, a partir dos conceitos relacionados às perspectivas da pedagogia do espectador de Flávio Desgranges e reflexões de Walter Benjamin sobre jogo infantil e brinquedo. Apresento um dispositivo didático para subsidiar o aprendizado inicial das relações entre luzes e cores por meio de uma maquete que simula o ilusionismo do palco de boca de cena, para propiciar leituras possíveis surgidas a partir da presença da luz como recurso cênico expressivo. Esse artefato foi desenvolvido para aulas de teatro para crianças e jovens em contextos escolares e inspirado nas ideias de Benjamin, reconhecido teórico do Teatro Épico de Brecht e pensador da educação infantil. A maquete propõe o espírito de brinquedo e brincar com luz, espaço e cor e possibilita a aproximação entre alguns tópicos básicos sobre iluminação teatral, corpos, objetos e espaço cênico que fazem parte dos conhecimentos que propiciam o desenvolvimento do espectador épico, seguindo as proposições de Desgranges. |
id |
UDESC-1_1ae93f1d95a54296a8301cdd66488db1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.udesc.br:article/16527 |
network_acronym_str |
UDESC-1 |
network_name_str |
Urdimento (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Iluminação teatral em contextos escolares: uma proposta didáticaTheatrical lightingtheater teachingviewer’s pedagogy Iluminação teatralensino de teatro pedagogia do espectadorEste artigo aborda o potencial da iluminação artificial para práticas de ensino de teatro em contextos escolares, a partir dos conceitos relacionados às perspectivas da pedagogia do espectador de Flávio Desgranges e reflexões de Walter Benjamin sobre jogo infantil e brinquedo. Apresento um dispositivo didático para subsidiar o aprendizado inicial das relações entre luzes e cores por meio de uma maquete que simula o ilusionismo do palco de boca de cena, para propiciar leituras possíveis surgidas a partir da presença da luz como recurso cênico expressivo. Esse artefato foi desenvolvido para aulas de teatro para crianças e jovens em contextos escolares e inspirado nas ideias de Benjamin, reconhecido teórico do Teatro Épico de Brecht e pensador da educação infantil. A maquete propõe o espírito de brinquedo e brincar com luz, espaço e cor e possibilita a aproximação entre alguns tópicos básicos sobre iluminação teatral, corpos, objetos e espaço cênico que fazem parte dos conhecimentos que propiciam o desenvolvimento do espectador épico, seguindo as proposições de Desgranges. Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)2020-04-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/141457310137202015510.5965/1414573101372020155Urdimento; Vol. 1 Núm. 37 (2020): A Luz em Cena: Interfaces e aprendizados; 155-168Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; v. 1 n. 37 (2020): A Luz em Cena: Interfaces e aprendizados; 155-168Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; Vol. 1 No. 37 (2020): A Luz em Cena: Interfaces e aprendizados; 155-1682358-695810.5965/1414573101372020reponame:Urdimento (Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:UDESCporhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101372020155/11353Copyright (c) 2020 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFigueiredo, Laura Maria de2020-09-27T02:14:01Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/16527Revistahttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimentoPUBhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/oaiverareginacollaco@gmail.com2358-69581414-5731opendoar:2020-09-27T02:14:01Urdimento (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Iluminação teatral em contextos escolares: uma proposta didática |
title |
Iluminação teatral em contextos escolares: uma proposta didática |
spellingShingle |
Iluminação teatral em contextos escolares: uma proposta didática Figueiredo, Laura Maria de Theatrical lighting theater teaching viewer’s pedagogy Iluminação teatral ensino de teatro pedagogia do espectador |
title_short |
Iluminação teatral em contextos escolares: uma proposta didática |
title_full |
Iluminação teatral em contextos escolares: uma proposta didática |
title_fullStr |
Iluminação teatral em contextos escolares: uma proposta didática |
title_full_unstemmed |
Iluminação teatral em contextos escolares: uma proposta didática |
title_sort |
Iluminação teatral em contextos escolares: uma proposta didática |
author |
Figueiredo, Laura Maria de |
author_facet |
Figueiredo, Laura Maria de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Figueiredo, Laura Maria de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Theatrical lighting theater teaching viewer’s pedagogy Iluminação teatral ensino de teatro pedagogia do espectador |
topic |
Theatrical lighting theater teaching viewer’s pedagogy Iluminação teatral ensino de teatro pedagogia do espectador |
description |
Este artigo aborda o potencial da iluminação artificial para práticas de ensino de teatro em contextos escolares, a partir dos conceitos relacionados às perspectivas da pedagogia do espectador de Flávio Desgranges e reflexões de Walter Benjamin sobre jogo infantil e brinquedo. Apresento um dispositivo didático para subsidiar o aprendizado inicial das relações entre luzes e cores por meio de uma maquete que simula o ilusionismo do palco de boca de cena, para propiciar leituras possíveis surgidas a partir da presença da luz como recurso cênico expressivo. Esse artefato foi desenvolvido para aulas de teatro para crianças e jovens em contextos escolares e inspirado nas ideias de Benjamin, reconhecido teórico do Teatro Épico de Brecht e pensador da educação infantil. A maquete propõe o espírito de brinquedo e brincar com luz, espaço e cor e possibilita a aproximação entre alguns tópicos básicos sobre iluminação teatral, corpos, objetos e espaço cênico que fazem parte dos conhecimentos que propiciam o desenvolvimento do espectador épico, seguindo as proposições de Desgranges. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101372020155 10.5965/1414573101372020155 |
url |
https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101372020155 |
identifier_str_mv |
10.5965/1414573101372020155 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101372020155/11353 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Urdimento; Vol. 1 Núm. 37 (2020): A Luz em Cena: Interfaces e aprendizados; 155-168 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; v. 1 n. 37 (2020): A Luz em Cena: Interfaces e aprendizados; 155-168 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; Vol. 1 No. 37 (2020): A Luz em Cena: Interfaces e aprendizados; 155-168 2358-6958 10.5965/1414573101372020 reponame:Urdimento (Online) instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) instacron:UDESC |
instname_str |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
instacron_str |
UDESC |
institution |
UDESC |
reponame_str |
Urdimento (Online) |
collection |
Urdimento (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Urdimento (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
verareginacollaco@gmail.com |
_version_ |
1798042506314645504 |