Pedagogia em Performance: Uma abordagem do ensino do teatro na escola básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Urdimento (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/15793 |
Resumo: | O presente artigo busca contextualizar, articulando teoria e prática no dia-a-dia da sala de aula, o que seria uma pedagogia em performance – um ensino do teatro que se afirma como prática contemporânea a partir do teatro performativo, e não esquece elementos de sua tradição. Aqui, a performatividade da criança é tomada como material poético para a construção teatral, e efetiva a experiência como prática de elaboração do conhecimento em arte. A pesquisa, realizada com 38 turmas de teatro do sexto ano do ensino básico entre 2012 e 2017, procura, através do relato de experiências, uma possível resposta para a pergunta: quais abordagens do ensino/aprendizagem do teatro são potentes hoje? |
id |
UDESC-1_20deaaec73f9b5582386c4f2450bfefd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.udesc.br:article/15793 |
network_acronym_str |
UDESC-1 |
network_name_str |
Urdimento (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Pedagogia em Performance: Uma abordagem do ensino do teatro na escola básicaPedagogia do teatroEnsino do teatroTeatro performativoPerformatividadeTeatro-educaçãoO presente artigo busca contextualizar, articulando teoria e prática no dia-a-dia da sala de aula, o que seria uma pedagogia em performance – um ensino do teatro que se afirma como prática contemporânea a partir do teatro performativo, e não esquece elementos de sua tradição. Aqui, a performatividade da criança é tomada como material poético para a construção teatral, e efetiva a experiência como prática de elaboração do conhecimento em arte. A pesquisa, realizada com 38 turmas de teatro do sexto ano do ensino básico entre 2012 e 2017, procura, através do relato de experiências, uma possível resposta para a pergunta: quais abordagens do ensino/aprendizagem do teatro são potentes hoje?Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)2019-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1579310.5965/1414573103362019204Urdimento; Vol. 3 Núm. 36 (2019): Pedagogia do Teatro: vozes da América Latina em processos de resistência; 204-222Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; v. 3 n. 36 (2019): Pedagogia do Teatro: vozes da América Latina em processos de resistência; 204-222Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; Vol. 3 No. 36 (2019): Pedagogia do Teatro: vozes da América Latina em processos de resistência; 204-2222358-695810.5965/1414573103362019reponame:Urdimento (Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:UDESCporhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/15793/10880Copyright (c) 2019 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Pedro Haddad2020-09-27T02:19:44Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/15793Revistahttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimentoPUBhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/oaiverareginacollaco@gmail.com2358-69581414-5731opendoar:2020-09-27T02:19:44Urdimento (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pedagogia em Performance: Uma abordagem do ensino do teatro na escola básica |
title |
Pedagogia em Performance: Uma abordagem do ensino do teatro na escola básica |
spellingShingle |
Pedagogia em Performance: Uma abordagem do ensino do teatro na escola básica Martins, Pedro Haddad Pedagogia do teatro Ensino do teatro Teatro performativo Performatividade Teatro-educação |
title_short |
Pedagogia em Performance: Uma abordagem do ensino do teatro na escola básica |
title_full |
Pedagogia em Performance: Uma abordagem do ensino do teatro na escola básica |
title_fullStr |
Pedagogia em Performance: Uma abordagem do ensino do teatro na escola básica |
title_full_unstemmed |
Pedagogia em Performance: Uma abordagem do ensino do teatro na escola básica |
title_sort |
Pedagogia em Performance: Uma abordagem do ensino do teatro na escola básica |
author |
Martins, Pedro Haddad |
author_facet |
Martins, Pedro Haddad |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Pedro Haddad |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogia do teatro Ensino do teatro Teatro performativo Performatividade Teatro-educação |
topic |
Pedagogia do teatro Ensino do teatro Teatro performativo Performatividade Teatro-educação |
description |
O presente artigo busca contextualizar, articulando teoria e prática no dia-a-dia da sala de aula, o que seria uma pedagogia em performance – um ensino do teatro que se afirma como prática contemporânea a partir do teatro performativo, e não esquece elementos de sua tradição. Aqui, a performatividade da criança é tomada como material poético para a construção teatral, e efetiva a experiência como prática de elaboração do conhecimento em arte. A pesquisa, realizada com 38 turmas de teatro do sexto ano do ensino básico entre 2012 e 2017, procura, através do relato de experiências, uma possível resposta para a pergunta: quais abordagens do ensino/aprendizagem do teatro são potentes hoje? |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/15793 10.5965/1414573103362019204 |
url |
https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/15793 |
identifier_str_mv |
10.5965/1414573103362019204 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/15793/10880 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Urdimento; Vol. 3 Núm. 36 (2019): Pedagogia do Teatro: vozes da América Latina em processos de resistência; 204-222 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; v. 3 n. 36 (2019): Pedagogia do Teatro: vozes da América Latina em processos de resistência; 204-222 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; Vol. 3 No. 36 (2019): Pedagogia do Teatro: vozes da América Latina em processos de resistência; 204-222 2358-6958 10.5965/1414573103362019 reponame:Urdimento (Online) instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) instacron:UDESC |
instname_str |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
instacron_str |
UDESC |
institution |
UDESC |
reponame_str |
Urdimento (Online) |
collection |
Urdimento (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Urdimento (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
verareginacollaco@gmail.com |
_version_ |
1798042506244390912 |