Laboratórios abertos: Encontros artístico-pedagógicos com o grupo Yuyachkani

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu, Ana Carolina Fialho
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Zamariola, Paola Lopes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Urdimento (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/15734
Resumo: No presente artigo, pretendemos discutir algumas experiências artísticas e pedagógicas, realizadas pelo grupo peruano Yuyachkani em seus Laboratórios Abertos. Realizados há mais de uma década, é possível diagnosticar em suas proposições, uma constante investigação com relação à possibilidade de reativação da potência política da arte na atualidade. Tais laboratórios são compostos por espetáculos, demonstrações de trabalhos, mesas de debates, oficinas, treinamentos e experimentos cênicos realizados anualmente ao longo dos oito primeiros dias do mês de agosto. Neste intenso período, os/as artistas realizam férteis intercâmbios com criadores/as e investigadores/as, que se propõem a tal imersão, na sede do grupo, na cidade de Lima. 
id UDESC-1_2243a3de9648b5605cd808908f698c1f
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.udesc.br:article/15734
network_acronym_str UDESC-1
network_name_str Urdimento (Online)
repository_id_str
spelling Laboratórios abertos: Encontros artístico-pedagógicos com o grupo YuyachkaniAmérica LatinaCena contemporâneaPrática artístico-pedagógicaLaboratório abertoYugachkaniNo presente artigo, pretendemos discutir algumas experiências artísticas e pedagógicas, realizadas pelo grupo peruano Yuyachkani em seus Laboratórios Abertos. Realizados há mais de uma década, é possível diagnosticar em suas proposições, uma constante investigação com relação à possibilidade de reativação da potência política da arte na atualidade. Tais laboratórios são compostos por espetáculos, demonstrações de trabalhos, mesas de debates, oficinas, treinamentos e experimentos cênicos realizados anualmente ao longo dos oito primeiros dias do mês de agosto. Neste intenso período, os/as artistas realizam férteis intercâmbios com criadores/as e investigadores/as, que se propõem a tal imersão, na sede do grupo, na cidade de Lima. Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)2019-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1573410.5965/1414573103362019035Urdimento; Vol. 3 Núm. 36 (2019): Pedagogia do Teatro: vozes da América Latina em processos de resistência; 035-045Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; v. 3 n. 36 (2019): Pedagogia do Teatro: vozes da América Latina em processos de resistência; 035-045Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; Vol. 3 No. 36 (2019): Pedagogia do Teatro: vozes da América Latina em processos de resistência; 035-0452358-695810.5965/1414573103362019reponame:Urdimento (Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:UDESCporhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/15734/10864Copyright (c) 2019 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAbreu, Ana Carolina FialhoZamariola, Paola Lopes2020-09-27T02:19:44Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/15734Revistahttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimentoPUBhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/oaiverareginacollaco@gmail.com2358-69581414-5731opendoar:2020-09-27T02:19:44Urdimento (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
dc.title.none.fl_str_mv Laboratórios abertos: Encontros artístico-pedagógicos com o grupo Yuyachkani
title Laboratórios abertos: Encontros artístico-pedagógicos com o grupo Yuyachkani
spellingShingle Laboratórios abertos: Encontros artístico-pedagógicos com o grupo Yuyachkani
Abreu, Ana Carolina Fialho
América Latina
Cena contemporânea
Prática artístico-pedagógica
Laboratório aberto
Yugachkani
title_short Laboratórios abertos: Encontros artístico-pedagógicos com o grupo Yuyachkani
title_full Laboratórios abertos: Encontros artístico-pedagógicos com o grupo Yuyachkani
title_fullStr Laboratórios abertos: Encontros artístico-pedagógicos com o grupo Yuyachkani
title_full_unstemmed Laboratórios abertos: Encontros artístico-pedagógicos com o grupo Yuyachkani
title_sort Laboratórios abertos: Encontros artístico-pedagógicos com o grupo Yuyachkani
author Abreu, Ana Carolina Fialho
author_facet Abreu, Ana Carolina Fialho
Zamariola, Paola Lopes
author_role author
author2 Zamariola, Paola Lopes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Abreu, Ana Carolina Fialho
Zamariola, Paola Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv América Latina
Cena contemporânea
Prática artístico-pedagógica
Laboratório aberto
Yugachkani
topic América Latina
Cena contemporânea
Prática artístico-pedagógica
Laboratório aberto
Yugachkani
description No presente artigo, pretendemos discutir algumas experiências artísticas e pedagógicas, realizadas pelo grupo peruano Yuyachkani em seus Laboratórios Abertos. Realizados há mais de uma década, é possível diagnosticar em suas proposições, uma constante investigação com relação à possibilidade de reativação da potência política da arte na atualidade. Tais laboratórios são compostos por espetáculos, demonstrações de trabalhos, mesas de debates, oficinas, treinamentos e experimentos cênicos realizados anualmente ao longo dos oito primeiros dias do mês de agosto. Neste intenso período, os/as artistas realizam férteis intercâmbios com criadores/as e investigadores/as, que se propõem a tal imersão, na sede do grupo, na cidade de Lima. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/15734
10.5965/1414573103362019035
url https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/15734
identifier_str_mv 10.5965/1414573103362019035
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/15734/10864
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
dc.source.none.fl_str_mv Urdimento; Vol. 3 Núm. 36 (2019): Pedagogia do Teatro: vozes da América Latina em processos de resistência; 035-045
Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; v. 3 n. 36 (2019): Pedagogia do Teatro: vozes da América Latina em processos de resistência; 035-045
Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; Vol. 3 No. 36 (2019): Pedagogia do Teatro: vozes da América Latina em processos de resistência; 035-045
2358-6958
10.5965/1414573103362019
reponame:Urdimento (Online)
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron:UDESC
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron_str UDESC
institution UDESC
reponame_str Urdimento (Online)
collection Urdimento (Online)
repository.name.fl_str_mv Urdimento (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
repository.mail.fl_str_mv verareginacollaco@gmail.com
_version_ 1798042505921429504