Ações artísticas na educação – a cena expandida em cenário expandido

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caon, Paulina Maria
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos da Presença
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/95565
Resumo: Nesse texto apresento possibilidades de realização de ações artísticas em contextos de educação formal, buscando afirmar a escola básica e a universidade como potentes espaços culturais e artísticos na sociedade. Tais ideias nascem e se desenvolvem por meio da investigação cotidiana de minha prática docente desde 2009, como professora universitária na formação de professores de teatro, focada em estudos da corporalidade no campo da Educação e da criação artística. Algumas práticas artísticas da cena contemporânea expandida são os elementos catalisadores das ações realizadas e da reflexão em torno das práticas artísticas como processos de conhecimento que aqui proponho.
id UFRGS-17_9696fa3ffd95461ca89d6229f9552c6f
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/95565
network_acronym_str UFRGS-17
network_name_str Revista Brasileira de Estudos da Presença
repository_id_str
spelling Ações artísticas na educação – a cena expandida em cenário expandidoAção artísticaprática artística e educaçãocena expandidacorporalidadeformação de professoresPráticas artísticas da cena contemporânea expandida na educaçãoNesse texto apresento possibilidades de realização de ações artísticas em contextos de educação formal, buscando afirmar a escola básica e a universidade como potentes espaços culturais e artísticos na sociedade. Tais ideias nascem e se desenvolvem por meio da investigação cotidiana de minha prática docente desde 2009, como professora universitária na formação de professores de teatro, focada em estudos da corporalidade no campo da Educação e da criação artística. Algumas práticas artísticas da cena contemporânea expandida são os elementos catalisadores das ações realizadas e da reflexão em torno das práticas artísticas como processos de conhecimento que aqui proponho.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2022-09-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/95565Brazilian Journal on Presence Studies; Vol. 10 No. 2 (2020): Abr./Jun. 2020; 01-19Révue Brésilienne d'Études de la Présence; Vol. 10 No. 2 (2020): Abr./Jun. 2020; 01-19Révue Brésilienne d'Études de la Présence; Vol. 10 No 2 (2020): Abr./Jun. 2020; 01-19Revista Brasileira de Estudos da Presença; v. 10 n. 2 (2020): Abr./Jun. 2020; 01-192237-2660reponame:Revista Brasileira de Estudos da Presençainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/95565/56290Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Estudos da Presençainfo:eu-repo/semantics/openAccessCaon, Paulina Maria2022-09-27T02:48:25Zoai:seer.ufrgs.br:article/95565Revistahttp://seer.ufrgs.br/presencaPUBhttps://seer.ufrgs.br/presenca/oai||rev.presenca@gmail.com2237-26602237-2660opendoar:2022-09-27T02:48:25Revista Brasileira de Estudos da Presença - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Ações artísticas na educação – a cena expandida em cenário expandido
title Ações artísticas na educação – a cena expandida em cenário expandido
spellingShingle Ações artísticas na educação – a cena expandida em cenário expandido
Caon, Paulina Maria
Ação artística
prática artística e educação
cena expandida
corporalidade
formação de professores
Práticas artísticas da cena contemporânea expandida na educação
title_short Ações artísticas na educação – a cena expandida em cenário expandido
title_full Ações artísticas na educação – a cena expandida em cenário expandido
title_fullStr Ações artísticas na educação – a cena expandida em cenário expandido
title_full_unstemmed Ações artísticas na educação – a cena expandida em cenário expandido
title_sort Ações artísticas na educação – a cena expandida em cenário expandido
author Caon, Paulina Maria
author_facet Caon, Paulina Maria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Caon, Paulina Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Ação artística
prática artística e educação
cena expandida
corporalidade
formação de professores
Práticas artísticas da cena contemporânea expandida na educação
topic Ação artística
prática artística e educação
cena expandida
corporalidade
formação de professores
Práticas artísticas da cena contemporânea expandida na educação
description Nesse texto apresento possibilidades de realização de ações artísticas em contextos de educação formal, buscando afirmar a escola básica e a universidade como potentes espaços culturais e artísticos na sociedade. Tais ideias nascem e se desenvolvem por meio da investigação cotidiana de minha prática docente desde 2009, como professora universitária na formação de professores de teatro, focada em estudos da corporalidade no campo da Educação e da criação artística. Algumas práticas artísticas da cena contemporânea expandida são os elementos catalisadores das ações realizadas e da reflexão em torno das práticas artísticas como processos de conhecimento que aqui proponho.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/95565
url https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/95565
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/95565/56290
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Estudos da Presença
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Estudos da Presença
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal on Presence Studies; Vol. 10 No. 2 (2020): Abr./Jun. 2020; 01-19
Révue Brésilienne d'Études de la Présence; Vol. 10 No. 2 (2020): Abr./Jun. 2020; 01-19
Révue Brésilienne d'Études de la Présence; Vol. 10 No 2 (2020): Abr./Jun. 2020; 01-19
Revista Brasileira de Estudos da Presença; v. 10 n. 2 (2020): Abr./Jun. 2020; 01-19
2237-2660
reponame:Revista Brasileira de Estudos da Presença
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Brasileira de Estudos da Presença
collection Revista Brasileira de Estudos da Presença
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos da Presença - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||rev.presenca@gmail.com
_version_ 1799766309174509568