Ações artísticas na educação – a cena expandida em cenário expandido
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Estudos da Presença |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/95565 |
Resumo: | Nesse texto apresento possibilidades de realização de ações artísticas em contextos de educação formal, buscando afirmar a escola básica e a universidade como potentes espaços culturais e artísticos na sociedade. Tais ideias nascem e se desenvolvem por meio da investigação cotidiana de minha prática docente desde 2009, como professora universitária na formação de professores de teatro, focada em estudos da corporalidade no campo da Educação e da criação artística. Algumas práticas artísticas da cena contemporânea expandida são os elementos catalisadores das ações realizadas e da reflexão em torno das práticas artísticas como processos de conhecimento que aqui proponho. |
id |
UFRGS-17_9696fa3ffd95461ca89d6229f9552c6f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/95565 |
network_acronym_str |
UFRGS-17 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Estudos da Presença |
repository_id_str |
|
spelling |
Ações artísticas na educação – a cena expandida em cenário expandidoAção artísticaprática artística e educaçãocena expandidacorporalidadeformação de professoresPráticas artísticas da cena contemporânea expandida na educaçãoNesse texto apresento possibilidades de realização de ações artísticas em contextos de educação formal, buscando afirmar a escola básica e a universidade como potentes espaços culturais e artísticos na sociedade. Tais ideias nascem e se desenvolvem por meio da investigação cotidiana de minha prática docente desde 2009, como professora universitária na formação de professores de teatro, focada em estudos da corporalidade no campo da Educação e da criação artística. Algumas práticas artísticas da cena contemporânea expandida são os elementos catalisadores das ações realizadas e da reflexão em torno das práticas artísticas como processos de conhecimento que aqui proponho.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2022-09-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/95565Brazilian Journal on Presence Studies; Vol. 10 No. 2 (2020): Abr./Jun. 2020; 01-19Révue Brésilienne d'Études de la Présence; Vol. 10 No. 2 (2020): Abr./Jun. 2020; 01-19Révue Brésilienne d'Études de la Présence; Vol. 10 No 2 (2020): Abr./Jun. 2020; 01-19Revista Brasileira de Estudos da Presença; v. 10 n. 2 (2020): Abr./Jun. 2020; 01-192237-2660reponame:Revista Brasileira de Estudos da Presençainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/95565/56290Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Estudos da Presençainfo:eu-repo/semantics/openAccessCaon, Paulina Maria2022-09-27T02:48:25Zoai:seer.ufrgs.br:article/95565Revistahttp://seer.ufrgs.br/presencaPUBhttps://seer.ufrgs.br/presenca/oai||rev.presenca@gmail.com2237-26602237-2660opendoar:2022-09-27T02:48:25Revista Brasileira de Estudos da Presença - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ações artísticas na educação – a cena expandida em cenário expandido |
title |
Ações artísticas na educação – a cena expandida em cenário expandido |
spellingShingle |
Ações artísticas na educação – a cena expandida em cenário expandido Caon, Paulina Maria Ação artística prática artística e educação cena expandida corporalidade formação de professores Práticas artísticas da cena contemporânea expandida na educação |
title_short |
Ações artísticas na educação – a cena expandida em cenário expandido |
title_full |
Ações artísticas na educação – a cena expandida em cenário expandido |
title_fullStr |
Ações artísticas na educação – a cena expandida em cenário expandido |
title_full_unstemmed |
Ações artísticas na educação – a cena expandida em cenário expandido |
title_sort |
Ações artísticas na educação – a cena expandida em cenário expandido |
author |
Caon, Paulina Maria |
author_facet |
Caon, Paulina Maria |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caon, Paulina Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ação artística prática artística e educação cena expandida corporalidade formação de professores Práticas artísticas da cena contemporânea expandida na educação |
topic |
Ação artística prática artística e educação cena expandida corporalidade formação de professores Práticas artísticas da cena contemporânea expandida na educação |
description |
Nesse texto apresento possibilidades de realização de ações artísticas em contextos de educação formal, buscando afirmar a escola básica e a universidade como potentes espaços culturais e artísticos na sociedade. Tais ideias nascem e se desenvolvem por meio da investigação cotidiana de minha prática docente desde 2009, como professora universitária na formação de professores de teatro, focada em estudos da corporalidade no campo da Educação e da criação artística. Algumas práticas artísticas da cena contemporânea expandida são os elementos catalisadores das ações realizadas e da reflexão em torno das práticas artísticas como processos de conhecimento que aqui proponho. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/95565 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/95565 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/95565/56290 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Estudos da Presença info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Estudos da Presença |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal on Presence Studies; Vol. 10 No. 2 (2020): Abr./Jun. 2020; 01-19 Révue Brésilienne d'Études de la Présence; Vol. 10 No. 2 (2020): Abr./Jun. 2020; 01-19 Révue Brésilienne d'Études de la Présence; Vol. 10 No 2 (2020): Abr./Jun. 2020; 01-19 Revista Brasileira de Estudos da Presença; v. 10 n. 2 (2020): Abr./Jun. 2020; 01-19 2237-2660 reponame:Revista Brasileira de Estudos da Presença instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Revista Brasileira de Estudos da Presença |
collection |
Revista Brasileira de Estudos da Presença |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos da Presença - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rev.presenca@gmail.com |
_version_ |
1799766309174509568 |