Teatros do real e a abertura da representação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Urdimento (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101372020344 |
Resumo: | Ao se colocar novamente em debate a milenar relação entre o teatro e o real, abre-se uma nova dimensão crítica sobre o lugar (ou o não lugar) do real na arte contemporânea. A pertinência e potência do debate se confirma pelas temáticas do irrepresentável, do inumano, do teatro confessional, do impossível, do biodrama, etc., que fundamentam o pensamento crítico contemporâneo sobre a representação. Poderíamos sugerir “teatros do real” enquanto construções de teatralidades, ou seja, modos de se encenar que produziriam efeitos de realidade. Porém, iremos entender “teatros do real” não como um efeito de realidade, mas como a possibilidade de abertura da representação. |
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Teatros do real e a abertura da representaçãoRepresentation criticismtheaters of the realaesthetical regimebiodramaendless representationCrítica da representaçãoteatros do realregime estético biodramarepresentação sem fimAo se colocar novamente em debate a milenar relação entre o teatro e o real, abre-se uma nova dimensão crítica sobre o lugar (ou o não lugar) do real na arte contemporânea. A pertinência e potência do debate se confirma pelas temáticas do irrepresentável, do inumano, do teatro confessional, do impossível, do biodrama, etc., que fundamentam o pensamento crítico contemporâneo sobre a representação. Poderíamos sugerir “teatros do real” enquanto construções de teatralidades, ou seja, modos de se encenar que produziriam efeitos de realidade. Porém, iremos entender “teatros do real” não como um efeito de realidade, mas como a possibilidade de abertura da representação.Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)2020-04-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelo paresapplication/pdfhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/141457310137202034410.5965/1414573101372020344Urdimento; Vol. 1 Núm. 37 (2020): A Luz em Cena: Interfaces e aprendizados; 344-355Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; v. 1 n. 37 (2020): A Luz em Cena: Interfaces e aprendizados; 344-355Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; Vol. 1 No. 37 (2020): A Luz em Cena: Interfaces e aprendizados; 344-3552358-695810.5965/1414573101372020reponame:Urdimento (Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:UDESCporhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101372020344/11369Copyright (c) 2020 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Martha de Mello2020-09-27T02:14:01Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/16127Revistahttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimentoPUBhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/oaiverareginacollaco@gmail.com2358-69581414-5731opendoar:2020-09-27T02:14:01Urdimento (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false |
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