O conceito de coreografia em transformação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins Rodrigues de Moraes, Juliana
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Urdimento (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101342019362
Resumo: Principalmente a partir de exemplos do contexto paulistano de dança contemporânea,em diálogo com o Brasil eexterior (especialmente EUA e Europa),aborda-se a atualização do conceito decoreografia, não mais entendida somentecomo sequências fixas de movimentospassíveis de repetição idêntica, mascomo estrutura multidimensional queorganiza corpos vivos e/ou não-vivos,além de experiências e pensamentos (deseres vivos e/ou de inteligência artificial).A integração da dança a museus e galeriasde arte é descrita, teorizando sobre seuafastamento dos parâmetros teatrais emvigor desde o Renascimento e sua aproximaçãodas artes visuais a partir de 1960.Aborda-se a genealogia do conceito paraapontar que hoje coreografia ultrapassaas fronteiras da dança, tornando-se umcampo autônomo deconhecimento.
id UDESC-1_412d062204782c1985ff9a80944e1f34
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.udesc.br:article/13439
network_acronym_str UDESC-1
network_name_str Urdimento (Online)
repository_id_str
spelling O conceito de coreografia em transformaçãoPrincipalmente a partir de exemplos do contexto paulistano de dança contemporânea,em diálogo com o Brasil eexterior (especialmente EUA e Europa),aborda-se a atualização do conceito decoreografia, não mais entendida somentecomo sequências fixas de movimentospassíveis de repetição idêntica, mascomo estrutura multidimensional queorganiza corpos vivos e/ou não-vivos,além de experiências e pensamentos (deseres vivos e/ou de inteligência artificial).A integração da dança a museus e galeriasde arte é descrita, teorizando sobre seuafastamento dos parâmetros teatrais emvigor desde o Renascimento e sua aproximaçãodas artes visuais a partir de 1960.Aborda-se a genealogia do conceito paraapontar que hoje coreografia ultrapassaas fronteiras da dança, tornando-se umcampo autônomo deconhecimento.Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)2019-04-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelo paresapplication/pdfhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/141457310134201936210.5965/1414573101342019362Urdimento; Vol. 1 Núm. 34 (2019): Pedagogia das Artes Cênicas: desafios e resistências ; 362-377Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; v. 1 n. 34 (2019): Pedagogia das Artes Cênicas: desafios e resistências ; 362-377Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; Vol. 1 No. 34 (2019): Pedagogia das Artes Cênicas: desafios e resistências ; 362-3772358-6958reponame:Urdimento (Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:UDESCporhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101342019362/9944Copyright (c) 2019 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicasinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins Rodrigues de Moraes, Juliana2020-09-27T02:22:42Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/13439Revistahttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimentoPUBhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/oaiverareginacollaco@gmail.com2358-69581414-5731opendoar:2020-09-27T02:22:42Urdimento (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
dc.title.none.fl_str_mv O conceito de coreografia em transformação
title O conceito de coreografia em transformação
spellingShingle O conceito de coreografia em transformação
Martins Rodrigues de Moraes, Juliana
title_short O conceito de coreografia em transformação
title_full O conceito de coreografia em transformação
title_fullStr O conceito de coreografia em transformação
title_full_unstemmed O conceito de coreografia em transformação
title_sort O conceito de coreografia em transformação
author Martins Rodrigues de Moraes, Juliana
author_facet Martins Rodrigues de Moraes, Juliana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins Rodrigues de Moraes, Juliana
description Principalmente a partir de exemplos do contexto paulistano de dança contemporânea,em diálogo com o Brasil eexterior (especialmente EUA e Europa),aborda-se a atualização do conceito decoreografia, não mais entendida somentecomo sequências fixas de movimentospassíveis de repetição idêntica, mascomo estrutura multidimensional queorganiza corpos vivos e/ou não-vivos,além de experiências e pensamentos (deseres vivos e/ou de inteligência artificial).A integração da dança a museus e galeriasde arte é descrita, teorizando sobre seuafastamento dos parâmetros teatrais emvigor desde o Renascimento e sua aproximaçãodas artes visuais a partir de 1960.Aborda-se a genealogia do conceito paraapontar que hoje coreografia ultrapassaas fronteiras da dança, tornando-se umcampo autônomo deconhecimento.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelo pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101342019362
10.5965/1414573101342019362
url https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101342019362
identifier_str_mv 10.5965/1414573101342019362
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101342019362/9944
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
dc.source.none.fl_str_mv Urdimento; Vol. 1 Núm. 34 (2019): Pedagogia das Artes Cênicas: desafios e resistências ; 362-377
Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; v. 1 n. 34 (2019): Pedagogia das Artes Cênicas: desafios e resistências ; 362-377
Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; Vol. 1 No. 34 (2019): Pedagogia das Artes Cênicas: desafios e resistências ; 362-377
2358-6958
reponame:Urdimento (Online)
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron:UDESC
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron_str UDESC
institution UDESC
reponame_str Urdimento (Online)
collection Urdimento (Online)
repository.name.fl_str_mv Urdimento (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
repository.mail.fl_str_mv verareginacollaco@gmail.com
_version_ 1798042504742830080