Considerações sobre rito e teatro em Artaud
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Urdimento (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101142010033 |
Resumo: | Este artigo aborda questões sobre a relação que Artaud estabelece entre teatro e rito. Para melhor compreender o rito, tomo conceitos de Mircea Eliade que propiciam uma compreensão abrangente do termo e uma leitura sobre as propostas artaudianas. A partir disto, o artigo pontua sobre o desempenho dos diferentes papéis (diretor, ator e espectador) nas propostas de Artaud e tece algumas considerações sobre Os Cenci, realização teatral que deveria ter sido a concretização de suas concepções. |
id |
UDESC-1_54441ffd99c029fc826012ec78a3b85d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.udesc.br:article/14399 |
network_acronym_str |
UDESC-1 |
network_name_str |
Urdimento (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Considerações sobre rito e teatro em ArtaudEste artigo aborda questões sobre a relação que Artaud estabelece entre teatro e rito. Para melhor compreender o rito, tomo conceitos de Mircea Eliade que propiciam uma compreensão abrangente do termo e uma leitura sobre as propostas artaudianas. A partir disto, o artigo pontua sobre o desempenho dos diferentes papéis (diretor, ator e espectador) nas propostas de Artaud e tece algumas considerações sobre Os Cenci, realização teatral que deveria ter sido a concretização de suas concepções.Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)2010-06-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelo paresapplication/pdfhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/141457310114201003310.5965/1414573101142010033Urdimento; Vol. 1 Núm. 14 (2010): Fluxo Contínuo; 033-043Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; v. 1 n. 14 (2010): Fluxo Contínuo; 033-043Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; Vol. 1 No. 14 (2010): Fluxo Contínuo; 033-0432358-6958reponame:Urdimento (Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:UDESCporhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101142010033/9449Copyright (c) 2010 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicasinfo:eu-repo/semantics/openAccessScheffler, Ismael2020-09-27T21:11:06Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/14399Revistahttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimentoPUBhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/oaiverareginacollaco@gmail.com2358-69581414-5731opendoar:2020-09-27T21:11:06Urdimento (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Considerações sobre rito e teatro em Artaud |
title |
Considerações sobre rito e teatro em Artaud |
spellingShingle |
Considerações sobre rito e teatro em Artaud Scheffler, Ismael |
title_short |
Considerações sobre rito e teatro em Artaud |
title_full |
Considerações sobre rito e teatro em Artaud |
title_fullStr |
Considerações sobre rito e teatro em Artaud |
title_full_unstemmed |
Considerações sobre rito e teatro em Artaud |
title_sort |
Considerações sobre rito e teatro em Artaud |
author |
Scheffler, Ismael |
author_facet |
Scheffler, Ismael |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Scheffler, Ismael |
description |
Este artigo aborda questões sobre a relação que Artaud estabelece entre teatro e rito. Para melhor compreender o rito, tomo conceitos de Mircea Eliade que propiciam uma compreensão abrangente do termo e uma leitura sobre as propostas artaudianas. A partir disto, o artigo pontua sobre o desempenho dos diferentes papéis (diretor, ator e espectador) nas propostas de Artaud e tece algumas considerações sobre Os Cenci, realização teatral que deveria ter sido a concretização de suas concepções. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-06-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelo pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101142010033 10.5965/1414573101142010033 |
url |
https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101142010033 |
identifier_str_mv |
10.5965/1414573101142010033 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101142010033/9449 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2010 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2010 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Urdimento; Vol. 1 Núm. 14 (2010): Fluxo Contínuo; 033-043 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; v. 1 n. 14 (2010): Fluxo Contínuo; 033-043 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; Vol. 1 No. 14 (2010): Fluxo Contínuo; 033-043 2358-6958 reponame:Urdimento (Online) instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) instacron:UDESC |
instname_str |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
instacron_str |
UDESC |
institution |
UDESC |
reponame_str |
Urdimento (Online) |
collection |
Urdimento (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Urdimento (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
verareginacollaco@gmail.com |
_version_ |
1798042505536602112 |