Interseções performativas nos processos de criação de Rodrigo García e Tadeusz Kantor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Camila Damasceno
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Lopes, Elisabeth Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Urdimento (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101282017125
Resumo: Este artigo apresenta aproximações entre os processos criativos de Tadeusz Kantor e Rodrigo García a partir da perspectiva da dramaturgia performativa. Partindo das indicações cênicas de García descritas em “Notas de Cocina” e dos escritos de Kantor organizados na coletânea “O Teatro da Morte”, investigamos os processos criativos do grupo espanhol La Carnicería Teatro para propor um olhar para a dramaturgia enquanto articuladora de processos, discursos, sentidos e sensações, além de catalisadora de materialidades cênicas e imagens poéticas. A articulação que emerge dessa reflexão nos permitirá pensar sobre os modos de operação da dramaturgia no Teatro Performativo.
id UDESC-1_645cd0cec130fe0220ffc76452a8c194
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.udesc.br:article/9603
network_acronym_str UDESC-1
network_name_str Urdimento (Online)
repository_id_str
spelling Interseções performativas nos processos de criação de Rodrigo García e Tadeusz KantorEste artigo apresenta aproximações entre os processos criativos de Tadeusz Kantor e Rodrigo García a partir da perspectiva da dramaturgia performativa. Partindo das indicações cênicas de García descritas em “Notas de Cocina” e dos escritos de Kantor organizados na coletânea “O Teatro da Morte”, investigamos os processos criativos do grupo espanhol La Carnicería Teatro para propor um olhar para a dramaturgia enquanto articuladora de processos, discursos, sentidos e sensações, além de catalisadora de materialidades cênicas e imagens poéticas. A articulação que emerge dessa reflexão nos permitirá pensar sobre os modos de operação da dramaturgia no Teatro Performativo.Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)2017-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/141457310128201712510.5965/1414573101282017125Urdimento; Vol. 1 Núm. 28 (2017): Teatro performance - Tensões e imbricamentos ; 125-138Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; v. 1 n. 28 (2017): Teatro performance - Tensões e imbricamentos ; 125-138Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; Vol. 1 No. 28 (2017): Teatro performance - Tensões e imbricamentos ; 125-1382358-6958reponame:Urdimento (Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:UDESCporhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101282017125/6928Copyright (c) 2017 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicasinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Camila DamascenoLopes, Elisabeth Silva2020-09-27T02:29:03Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/9603Revistahttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimentoPUBhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/oaiverareginacollaco@gmail.com2358-69581414-5731opendoar:2020-09-27T02:29:03Urdimento (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
dc.title.none.fl_str_mv Interseções performativas nos processos de criação de Rodrigo García e Tadeusz Kantor
title Interseções performativas nos processos de criação de Rodrigo García e Tadeusz Kantor
spellingShingle Interseções performativas nos processos de criação de Rodrigo García e Tadeusz Kantor
Silva, Camila Damasceno
title_short Interseções performativas nos processos de criação de Rodrigo García e Tadeusz Kantor
title_full Interseções performativas nos processos de criação de Rodrigo García e Tadeusz Kantor
title_fullStr Interseções performativas nos processos de criação de Rodrigo García e Tadeusz Kantor
title_full_unstemmed Interseções performativas nos processos de criação de Rodrigo García e Tadeusz Kantor
title_sort Interseções performativas nos processos de criação de Rodrigo García e Tadeusz Kantor
author Silva, Camila Damasceno
author_facet Silva, Camila Damasceno
Lopes, Elisabeth Silva
author_role author
author2 Lopes, Elisabeth Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Camila Damasceno
Lopes, Elisabeth Silva
description Este artigo apresenta aproximações entre os processos criativos de Tadeusz Kantor e Rodrigo García a partir da perspectiva da dramaturgia performativa. Partindo das indicações cênicas de García descritas em “Notas de Cocina” e dos escritos de Kantor organizados na coletânea “O Teatro da Morte”, investigamos os processos criativos do grupo espanhol La Carnicería Teatro para propor um olhar para a dramaturgia enquanto articuladora de processos, discursos, sentidos e sensações, além de catalisadora de materialidades cênicas e imagens poéticas. A articulação que emerge dessa reflexão nos permitirá pensar sobre os modos de operação da dramaturgia no Teatro Performativo.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101282017125
10.5965/1414573101282017125
url https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101282017125
identifier_str_mv 10.5965/1414573101282017125
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101282017125/6928
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
dc.source.none.fl_str_mv Urdimento; Vol. 1 Núm. 28 (2017): Teatro performance - Tensões e imbricamentos ; 125-138
Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; v. 1 n. 28 (2017): Teatro performance - Tensões e imbricamentos ; 125-138
Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; Vol. 1 No. 28 (2017): Teatro performance - Tensões e imbricamentos ; 125-138
2358-6958
reponame:Urdimento (Online)
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron:UDESC
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron_str UDESC
institution UDESC
reponame_str Urdimento (Online)
collection Urdimento (Online)
repository.name.fl_str_mv Urdimento (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
repository.mail.fl_str_mv verareginacollaco@gmail.com
_version_ 1798042504187084800