Interseções performativas nos processos de criação de Rodrigo García e Tadeusz Kantor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Urdimento (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101282017125 |
Resumo: | Este artigo apresenta aproximações entre os processos criativos de Tadeusz Kantor e Rodrigo García a partir da perspectiva da dramaturgia performativa. Partindo das indicações cênicas de García descritas em “Notas de Cocina” e dos escritos de Kantor organizados na coletânea “O Teatro da Morte”, investigamos os processos criativos do grupo espanhol La Carnicería Teatro para propor um olhar para a dramaturgia enquanto articuladora de processos, discursos, sentidos e sensações, além de catalisadora de materialidades cênicas e imagens poéticas. A articulação que emerge dessa reflexão nos permitirá pensar sobre os modos de operação da dramaturgia no Teatro Performativo. |
id |
UDESC-1_645cd0cec130fe0220ffc76452a8c194 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.udesc.br:article/9603 |
network_acronym_str |
UDESC-1 |
network_name_str |
Urdimento (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Interseções performativas nos processos de criação de Rodrigo García e Tadeusz KantorEste artigo apresenta aproximações entre os processos criativos de Tadeusz Kantor e Rodrigo García a partir da perspectiva da dramaturgia performativa. Partindo das indicações cênicas de García descritas em “Notas de Cocina” e dos escritos de Kantor organizados na coletânea “O Teatro da Morte”, investigamos os processos criativos do grupo espanhol La Carnicería Teatro para propor um olhar para a dramaturgia enquanto articuladora de processos, discursos, sentidos e sensações, além de catalisadora de materialidades cênicas e imagens poéticas. A articulação que emerge dessa reflexão nos permitirá pensar sobre os modos de operação da dramaturgia no Teatro Performativo.Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)2017-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/141457310128201712510.5965/1414573101282017125Urdimento; Vol. 1 Núm. 28 (2017): Teatro performance - Tensões e imbricamentos ; 125-138Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; v. 1 n. 28 (2017): Teatro performance - Tensões e imbricamentos ; 125-138Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; Vol. 1 No. 28 (2017): Teatro performance - Tensões e imbricamentos ; 125-1382358-6958reponame:Urdimento (Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:UDESCporhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101282017125/6928Copyright (c) 2017 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicasinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Camila DamascenoLopes, Elisabeth Silva2020-09-27T02:29:03Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/9603Revistahttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimentoPUBhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/oaiverareginacollaco@gmail.com2358-69581414-5731opendoar:2020-09-27T02:29:03Urdimento (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Interseções performativas nos processos de criação de Rodrigo García e Tadeusz Kantor |
title |
Interseções performativas nos processos de criação de Rodrigo García e Tadeusz Kantor |
spellingShingle |
Interseções performativas nos processos de criação de Rodrigo García e Tadeusz Kantor Silva, Camila Damasceno |
title_short |
Interseções performativas nos processos de criação de Rodrigo García e Tadeusz Kantor |
title_full |
Interseções performativas nos processos de criação de Rodrigo García e Tadeusz Kantor |
title_fullStr |
Interseções performativas nos processos de criação de Rodrigo García e Tadeusz Kantor |
title_full_unstemmed |
Interseções performativas nos processos de criação de Rodrigo García e Tadeusz Kantor |
title_sort |
Interseções performativas nos processos de criação de Rodrigo García e Tadeusz Kantor |
author |
Silva, Camila Damasceno |
author_facet |
Silva, Camila Damasceno Lopes, Elisabeth Silva |
author_role |
author |
author2 |
Lopes, Elisabeth Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Camila Damasceno Lopes, Elisabeth Silva |
description |
Este artigo apresenta aproximações entre os processos criativos de Tadeusz Kantor e Rodrigo García a partir da perspectiva da dramaturgia performativa. Partindo das indicações cênicas de García descritas em “Notas de Cocina” e dos escritos de Kantor organizados na coletânea “O Teatro da Morte”, investigamos os processos criativos do grupo espanhol La Carnicería Teatro para propor um olhar para a dramaturgia enquanto articuladora de processos, discursos, sentidos e sensações, além de catalisadora de materialidades cênicas e imagens poéticas. A articulação que emerge dessa reflexão nos permitirá pensar sobre os modos de operação da dramaturgia no Teatro Performativo. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101282017125 10.5965/1414573101282017125 |
url |
https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101282017125 |
identifier_str_mv |
10.5965/1414573101282017125 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101282017125/6928 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Urdimento; Vol. 1 Núm. 28 (2017): Teatro performance - Tensões e imbricamentos ; 125-138 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; v. 1 n. 28 (2017): Teatro performance - Tensões e imbricamentos ; 125-138 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; Vol. 1 No. 28 (2017): Teatro performance - Tensões e imbricamentos ; 125-138 2358-6958 reponame:Urdimento (Online) instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) instacron:UDESC |
instname_str |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
instacron_str |
UDESC |
institution |
UDESC |
reponame_str |
Urdimento (Online) |
collection |
Urdimento (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Urdimento (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
verareginacollaco@gmail.com |
_version_ |
1798042504187084800 |