A teatralidade como um choque entre visualidades (e a questão da realidade em cena)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arruda, Rejane Kasting
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Urdimento (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101222014211
Resumo: A recusa da visualidade de um universo diegético fechado, onde o indivíduo encontra-se implicado em relações intersubjetivas a serem representadas, está articulada a um projeto moderno de construção de um saber sobre o sujeito contemporâneo que, por sua vez, implica proposições pós-estruturalistas. Postula-se a necessidade de uma nova teoria do dramático, que se articule à problematização de um sujeito fragmentado (diferente da noção de indivíduo). Para isto, se constrói a perspectiva da fragmentação da visualidade da realidade, de maneira que seus fragmentos possam ser tomados como material no jogo da teatralidade que o dramático implicaria; o enquadramento como um conceito chave, chegando ao olhar do público como aquilo que estranha; e a noção de poético (advinda de Jakobson) como o que faz vacilar a referência.
id UDESC-1_65bce0194163c25fc808cd37963c273b
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.udesc.br:article/4557
network_acronym_str UDESC-1
network_name_str Urdimento (Online)
repository_id_str
spelling A teatralidade como um choque entre visualidades (e a questão da realidade em cena)A recusa da visualidade de um universo diegético fechado, onde o indivíduo encontra-se implicado em relações intersubjetivas a serem representadas, está articulada a um projeto moderno de construção de um saber sobre o sujeito contemporâneo que, por sua vez, implica proposições pós-estruturalistas. Postula-se a necessidade de uma nova teoria do dramático, que se articule à problematização de um sujeito fragmentado (diferente da noção de indivíduo). Para isto, se constrói a perspectiva da fragmentação da visualidade da realidade, de maneira que seus fragmentos possam ser tomados como material no jogo da teatralidade que o dramático implicaria; o enquadramento como um conceito chave, chegando ao olhar do público como aquilo que estranha; e a noção de poético (advinda de Jakobson) como o que faz vacilar a referência.Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)2014-07-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelo paresapplication/pdfhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/141457310122201421110.5965/1414573101222014211Urdimento; Vol. 1 Núm. 22 (2014): O trabalho vocal no teatro; 211 - 218Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; v. 1 n. 22 (2014): O trabalho vocal no teatro; 211 - 218Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; Vol. 1 No. 22 (2014): O trabalho vocal no teatro; 211 - 2182358-6958reponame:Urdimento (Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:UDESCporhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101222014211/3188Copyright (c) 2014 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessArruda, Rejane Kasting2020-09-27T21:07:19Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/4557Revistahttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimentoPUBhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/oaiverareginacollaco@gmail.com2358-69581414-5731opendoar:2020-09-27T21:07:19Urdimento (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
dc.title.none.fl_str_mv A teatralidade como um choque entre visualidades (e a questão da realidade em cena)
title A teatralidade como um choque entre visualidades (e a questão da realidade em cena)
spellingShingle A teatralidade como um choque entre visualidades (e a questão da realidade em cena)
Arruda, Rejane Kasting
title_short A teatralidade como um choque entre visualidades (e a questão da realidade em cena)
title_full A teatralidade como um choque entre visualidades (e a questão da realidade em cena)
title_fullStr A teatralidade como um choque entre visualidades (e a questão da realidade em cena)
title_full_unstemmed A teatralidade como um choque entre visualidades (e a questão da realidade em cena)
title_sort A teatralidade como um choque entre visualidades (e a questão da realidade em cena)
author Arruda, Rejane Kasting
author_facet Arruda, Rejane Kasting
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Arruda, Rejane Kasting
description A recusa da visualidade de um universo diegético fechado, onde o indivíduo encontra-se implicado em relações intersubjetivas a serem representadas, está articulada a um projeto moderno de construção de um saber sobre o sujeito contemporâneo que, por sua vez, implica proposições pós-estruturalistas. Postula-se a necessidade de uma nova teoria do dramático, que se articule à problematização de um sujeito fragmentado (diferente da noção de indivíduo). Para isto, se constrói a perspectiva da fragmentação da visualidade da realidade, de maneira que seus fragmentos possam ser tomados como material no jogo da teatralidade que o dramático implicaria; o enquadramento como um conceito chave, chegando ao olhar do público como aquilo que estranha; e a noção de poético (advinda de Jakobson) como o que faz vacilar a referência.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelo pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101222014211
10.5965/1414573101222014211
url https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101222014211
identifier_str_mv 10.5965/1414573101222014211
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101222014211/3188
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
dc.source.none.fl_str_mv Urdimento; Vol. 1 Núm. 22 (2014): O trabalho vocal no teatro; 211 - 218
Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; v. 1 n. 22 (2014): O trabalho vocal no teatro; 211 - 218
Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; Vol. 1 No. 22 (2014): O trabalho vocal no teatro; 211 - 218
2358-6958
reponame:Urdimento (Online)
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron:UDESC
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron_str UDESC
institution UDESC
reponame_str Urdimento (Online)
collection Urdimento (Online)
repository.name.fl_str_mv Urdimento (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
repository.mail.fl_str_mv verareginacollaco@gmail.com
_version_ 1798042503410089984