A culpa é do cárcere - um olhar queer para visualidades da cena teatral
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8572 |
Resumo: | A presente dissertação de mestrado foi desenvolvida junto ao Programa de Pós Graduação em Artes Visuais do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas – UFPel, vinculada à linha de pesquisa Educação em Artes e Processos de Formação Estética. Busca revisitar dois espetáculos teatrais de minha autoria: O cárcere da alma feminina e A culpa foi da água a partir do estudo e da reflexão acerca da ideia de teatro trans, que discute a identidade de gênero. Para tanto, revisitei a estética e construção de imagens das minhas obras para discutir onde e como o gay ou a travesti é representado. Esse estudo, também, resultou numa pesquisa de investigação de trabalhos importantes e relevantes no âmbito da representação e da representatividade para a cena Queer e/ou LGBTQIA+ e que, de alguma forma, colaboram com a desconstrução dos estigmas impostos pela nossa sociedade. A metodologia apresentada tem como foco as visualidades da arte da cena queer, portanto, se debruça sobre a prática da leitura de imagens. A partir do conceito de queer, dialogo com autores como Judith Butler, Rebecca Pearse e Guacira Lopes Louro e sobre identidade de gênero Michel Foucault. Na parte final aponto a proposta de leitura de cenas (fotografias) das minhas duas obras teatrais, construindo reflexões sobre desdobramentos que o uso das imagens da cena LGBTQIA+ podem ter na interação educação/teatro/visualidades. Nas considerações finais trago a Escola para o centro do debate, por ser meu lugar de atuação pedagógica e artística. |
id |
UFPL_78175e01e1a6f01480ed692274511101 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/8572 |
network_acronym_str |
UFPL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
repository_id_str |
|
spelling |
2022-08-16T22:44:16Z2022-08-162022-08-16T22:44:16Z2022-03-30BARBOSA. Maicon Fernando Oliveira. A Culpa é do Cárcere - Um olhar Queer para Visualidades da Cena Teatral. 112 f. 2022. Dissertação de Mestrado em Artes Visuais - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Linha de Pesquisa: Educação em Artes e Processos de Formação Estética, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8572A presente dissertação de mestrado foi desenvolvida junto ao Programa de Pós Graduação em Artes Visuais do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas – UFPel, vinculada à linha de pesquisa Educação em Artes e Processos de Formação Estética. Busca revisitar dois espetáculos teatrais de minha autoria: O cárcere da alma feminina e A culpa foi da água a partir do estudo e da reflexão acerca da ideia de teatro trans, que discute a identidade de gênero. Para tanto, revisitei a estética e construção de imagens das minhas obras para discutir onde e como o gay ou a travesti é representado. Esse estudo, também, resultou numa pesquisa de investigação de trabalhos importantes e relevantes no âmbito da representação e da representatividade para a cena Queer e/ou LGBTQIA+ e que, de alguma forma, colaboram com a desconstrução dos estigmas impostos pela nossa sociedade. A metodologia apresentada tem como foco as visualidades da arte da cena queer, portanto, se debruça sobre a prática da leitura de imagens. A partir do conceito de queer, dialogo com autores como Judith Butler, Rebecca Pearse e Guacira Lopes Louro e sobre identidade de gênero Michel Foucault. Na parte final aponto a proposta de leitura de cenas (fotografias) das minhas duas obras teatrais, construindo reflexões sobre desdobramentos que o uso das imagens da cena LGBTQIA+ podem ter na interação educação/teatro/visualidades. Nas considerações finais trago a Escola para o centro do debate, por ser meu lugar de atuação pedagógica e artística.The present master’s thesis was developed together with the Postgraduate in Visual Arts Center of the Federal University of Pelotas, UFPel.- linked to the research line Education in Arts Processes of Aesthetic Formation. It revisit two theatrical performances of my own: O Cárcere da alma feminina and A culpa foi da água from the study and reflection on the idea of trans theater, which discusses gender identity. Therefore, I revisited the aesthetics and construction of images of my works to questions where and How the gay or the transvestite is represented.This study also resulted in a survey of important and relevant works in the field of representation and representativeness for the Queer and/or LGBTQIA+ scenes. Somehow collaborate with the deconstruction of the stigmas imposed by our society. The methodology presented focuses on visualizing the art of the scene Queer, therefore, it relies on the practice of image reading. From the concept of Queer, I dialogue with authors such as Judith Butler, Rebecca Pearse and Guacira Lopes Louro and on gender identify Michel Foucault.In the final part I bring the proposal of reading scenes(photographs) of my two theatrical works, building reflections on developments that the use of scene images LGBTQIA+ can have in the education/theatre/visuality interaction. In the final considerations I bring the school to the center of the debate as it is my place of pedagogical and artistic performanceporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em Artes VisuaisUFPelBrasilCentro de ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESCena teatralIdentidade de gêneroOlhar queerVisualidadesTheater sceneGender identityQueer lookvisualsA culpa é do cárcere - um olhar queer para visualidades da cena teatralA Queer look at the Visualities of the Theatrical Sceneinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/4721644851549147http://lattes.cnpq.br/1781461287024939Medeiros, Rosângela Fachel dehttp://lattes.cnpq.br/4945604072370805Santos, Eleonora Campos da MottaBarbosa, Maicon Fernando OliveiraBARBOSA. Maicon Fernando Oliveira. A Culpa é do Cárcere - Um olhar Queer para Visualidades da Cena Teatral. 112 f. 2022. Dissertação de Mestrado em Artes Visuais - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Linha de Pesquisa: Educação em Artes e Processos de Formação Estética, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTMaicon_Oliveira_Barbosa_Dissertação.pdf.txtMaicon_Oliveira_Barbosa_Dissertação.pdf.txtExtracted texttext/plain212066http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8572/6/Maicon_Oliveira_Barbosa_Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.txt438b3e56ceb2eeac99a3bc5789b9822cMD56open accessTHUMBNAILMaicon_Oliveira_Barbosa_Dissertação.pdf.jpgMaicon_Oliveira_Barbosa_Dissertação.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1240http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8572/7/Maicon_Oliveira_Barbosa_Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.jpg23aec8513df97d91bf2065cb053f5525MD57open accessORIGINALMaicon_Oliveira_Barbosa_Dissertação.pdfMaicon_Oliveira_Barbosa_Dissertação.pdfapplication/pdf2132133http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8572/1/Maicon_Oliveira_Barbosa_Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf31344c56acf942bc5ef824ab8a159a61MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-843http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8572/2/license_url321f3992dd3875151d8801b773ab32edMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8572/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8572/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8572/5/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD55open accessprefix/85722023-07-13 03:33:22.453open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T06:33:22Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A culpa é do cárcere - um olhar queer para visualidades da cena teatral |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
A Queer look at the Visualities of the Theatrical Scene |
title |
A culpa é do cárcere - um olhar queer para visualidades da cena teatral |
spellingShingle |
A culpa é do cárcere - um olhar queer para visualidades da cena teatral Barbosa, Maicon Fernando Oliveira CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES Cena teatral Identidade de gênero Olhar queer Visualidades Theater scene Gender identity Queer look visuals |
title_short |
A culpa é do cárcere - um olhar queer para visualidades da cena teatral |
title_full |
A culpa é do cárcere - um olhar queer para visualidades da cena teatral |
title_fullStr |
A culpa é do cárcere - um olhar queer para visualidades da cena teatral |
title_full_unstemmed |
A culpa é do cárcere - um olhar queer para visualidades da cena teatral |
title_sort |
A culpa é do cárcere - um olhar queer para visualidades da cena teatral |
author |
Barbosa, Maicon Fernando Oliveira |
author_facet |
Barbosa, Maicon Fernando Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4721644851549147 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1781461287024939 |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Medeiros, Rosângela Fachel de |
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4945604072370805 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Santos, Eleonora Campos da Motta |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Maicon Fernando Oliveira |
contributor_str_mv |
Medeiros, Rosângela Fachel de Santos, Eleonora Campos da Motta |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES Cena teatral Identidade de gênero Olhar queer Visualidades Theater scene Gender identity Queer look visuals |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cena teatral Identidade de gênero Olhar queer Visualidades Theater scene Gender identity Queer look visuals |
description |
A presente dissertação de mestrado foi desenvolvida junto ao Programa de Pós Graduação em Artes Visuais do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas – UFPel, vinculada à linha de pesquisa Educação em Artes e Processos de Formação Estética. Busca revisitar dois espetáculos teatrais de minha autoria: O cárcere da alma feminina e A culpa foi da água a partir do estudo e da reflexão acerca da ideia de teatro trans, que discute a identidade de gênero. Para tanto, revisitei a estética e construção de imagens das minhas obras para discutir onde e como o gay ou a travesti é representado. Esse estudo, também, resultou numa pesquisa de investigação de trabalhos importantes e relevantes no âmbito da representação e da representatividade para a cena Queer e/ou LGBTQIA+ e que, de alguma forma, colaboram com a desconstrução dos estigmas impostos pela nossa sociedade. A metodologia apresentada tem como foco as visualidades da arte da cena queer, portanto, se debruça sobre a prática da leitura de imagens. A partir do conceito de queer, dialogo com autores como Judith Butler, Rebecca Pearse e Guacira Lopes Louro e sobre identidade de gênero Michel Foucault. Na parte final aponto a proposta de leitura de cenas (fotografias) das minhas duas obras teatrais, construindo reflexões sobre desdobramentos que o uso das imagens da cena LGBTQIA+ podem ter na interação educação/teatro/visualidades. Nas considerações finais trago a Escola para o centro do debate, por ser meu lugar de atuação pedagógica e artística. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-08-16T22:44:16Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-08-16 2022-08-16T22:44:16Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-03-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BARBOSA. Maicon Fernando Oliveira. A Culpa é do Cárcere - Um olhar Queer para Visualidades da Cena Teatral. 112 f. 2022. Dissertação de Mestrado em Artes Visuais - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Linha de Pesquisa: Educação em Artes e Processos de Formação Estética, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8572 |
identifier_str_mv |
BARBOSA. Maicon Fernando Oliveira. A Culpa é do Cárcere - Um olhar Queer para Visualidades da Cena Teatral. 112 f. 2022. Dissertação de Mestrado em Artes Visuais - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Linha de Pesquisa: Educação em Artes e Processos de Formação Estética, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022. |
url |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8572 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.references.pt_BR.fl_str_mv |
BARBOSA. Maicon Fernando Oliveira. A Culpa é do Cárcere - Um olhar Queer para Visualidades da Cena Teatral. 112 f. 2022. Dissertação de Mestrado em Artes Visuais - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Linha de Pesquisa: Educação em Artes e Processos de Formação Estética, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPel |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Centro de Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
collection |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8572/6/Maicon_Oliveira_Barbosa_Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8572/7/Maicon_Oliveira_Barbosa_Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.jpg http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8572/1/Maicon_Oliveira_Barbosa_Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8572/2/license_url http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8572/3/license_text http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8572/4/license_rdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8572/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
438b3e56ceb2eeac99a3bc5789b9822c 23aec8513df97d91bf2065cb053f5525 31344c56acf942bc5ef824ab8a159a61 321f3992dd3875151d8801b773ab32ed d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br |
_version_ |
1801846901054636032 |