A máscara neutra e Jacques Lecoq: considerações históricas, plásticas e pedagógicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Urdimento (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573102322018279 |
Resumo: | O presente artigo trata sobre a máscara neutra com enfoque principal em Jacques Lecoq. É apresentado o contexto em que Lecoq conheceu a máscara nobre, assim denominada por Jacques Copeau. Também considerada a parceria entre Lecoq e o escultor Amleto Sartori que confeccionou a máscara neutra na técnica em couro. São apresentadas diferentes denominações para este tipo de máscara, dando-se atenção ao sentido de neutralidade. Também são feitas considerações sobre a forma da máscara neutra e da máscara nobre. Por fim, são feitas considerações do uso pedagógico da máscara estabelecendo-se relações da prática de Lecoq com a de Copeau, Charles Dullin, entre outros. |
id |
UDESC-1_6962b9bfba496c3e83885a7e35df556c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.udesc.br:article/12871 |
network_acronym_str |
UDESC-1 |
network_name_str |
Urdimento (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A máscara neutra e Jacques Lecoq: considerações históricas, plásticas e pedagógicasO presente artigo trata sobre a máscara neutra com enfoque principal em Jacques Lecoq. É apresentado o contexto em que Lecoq conheceu a máscara nobre, assim denominada por Jacques Copeau. Também considerada a parceria entre Lecoq e o escultor Amleto Sartori que confeccionou a máscara neutra na técnica em couro. São apresentadas diferentes denominações para este tipo de máscara, dando-se atenção ao sentido de neutralidade. Também são feitas considerações sobre a forma da máscara neutra e da máscara nobre. Por fim, são feitas considerações do uso pedagógico da máscara estabelecendo-se relações da prática de Lecoq com a de Copeau, Charles Dullin, entre outros.Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)2018-09-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/141457310232201827910.5965/1414573102322018279Urdimento; Vol. 2 Núm. 32 (2018): Teatro de Animação; 279-304Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; v. 2 n. 32 (2018): Teatro de Animação; 279-304Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; Vol. 2 No. 32 (2018): Teatro de Animação; 279-3042358-6958reponame:Urdimento (Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:UDESCporhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573102322018279/10005Copyright (c) 2018 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicasinfo:eu-repo/semantics/openAccessScheffler, Ismael2020-09-27T02:24:09Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/12871Revistahttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimentoPUBhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/oaiverareginacollaco@gmail.com2358-69581414-5731opendoar:2020-09-27T02:24:09Urdimento (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A máscara neutra e Jacques Lecoq: considerações históricas, plásticas e pedagógicas |
title |
A máscara neutra e Jacques Lecoq: considerações históricas, plásticas e pedagógicas |
spellingShingle |
A máscara neutra e Jacques Lecoq: considerações históricas, plásticas e pedagógicas Scheffler, Ismael |
title_short |
A máscara neutra e Jacques Lecoq: considerações históricas, plásticas e pedagógicas |
title_full |
A máscara neutra e Jacques Lecoq: considerações históricas, plásticas e pedagógicas |
title_fullStr |
A máscara neutra e Jacques Lecoq: considerações históricas, plásticas e pedagógicas |
title_full_unstemmed |
A máscara neutra e Jacques Lecoq: considerações históricas, plásticas e pedagógicas |
title_sort |
A máscara neutra e Jacques Lecoq: considerações históricas, plásticas e pedagógicas |
author |
Scheffler, Ismael |
author_facet |
Scheffler, Ismael |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Scheffler, Ismael |
description |
O presente artigo trata sobre a máscara neutra com enfoque principal em Jacques Lecoq. É apresentado o contexto em que Lecoq conheceu a máscara nobre, assim denominada por Jacques Copeau. Também considerada a parceria entre Lecoq e o escultor Amleto Sartori que confeccionou a máscara neutra na técnica em couro. São apresentadas diferentes denominações para este tipo de máscara, dando-se atenção ao sentido de neutralidade. Também são feitas considerações sobre a forma da máscara neutra e da máscara nobre. Por fim, são feitas considerações do uso pedagógico da máscara estabelecendo-se relações da prática de Lecoq com a de Copeau, Charles Dullin, entre outros. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573102322018279 10.5965/1414573102322018279 |
url |
https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573102322018279 |
identifier_str_mv |
10.5965/1414573102322018279 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573102322018279/10005 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Urdimento; Vol. 2 Núm. 32 (2018): Teatro de Animação; 279-304 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; v. 2 n. 32 (2018): Teatro de Animação; 279-304 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; Vol. 2 No. 32 (2018): Teatro de Animação; 279-304 2358-6958 reponame:Urdimento (Online) instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) instacron:UDESC |
instname_str |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
instacron_str |
UDESC |
institution |
UDESC |
reponame_str |
Urdimento (Online) |
collection |
Urdimento (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Urdimento (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
verareginacollaco@gmail.com |
_version_ |
1798042504678866944 |