ATUAÇÃO DOCENTE DE JACQUES LECOQ NA FORMAÇÃO DE ARQUITETOS: LABORATÓRIOS DE CENOGRAFIA EXPERIMENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scheffler, Ismael
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arte da Cena
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/54973
Resumo: O presente artigo trata sobre a atuação docente de Jacques Lecoq na formação de arquitetos junto a Escola Nacional Superior das Belas Artes de Paris, na Unidade Pedagógica de Arquitetura nº 6, atualmente Escola Nacional Superior de Arquitetura de Paris La Villette, de 1969 a 1987. Neste período, ele desenvolveu duas disciplinas que eram relacionadas ao campo da Cenografia Experimental: Laboratório de Estudo do Movimento e Laboratório de Arquitetura Dramática. Estas disciplinas deram origem ao projeto autônomo e homônimo do Laboratório de Estudo do Movimento (LEM), ligado à Escola Internacional de Teatro Jacques Lecoq, fundado em 1976 e em atividade até os dias de hoje. O artigo, elaborado a partir de fontes documentais, apresenta conteúdos e práticas metodológicas das ementas destas duas disciplinas. Diante do pouco material bibliográfico deixado por Lecoq, estes documentos ajudam a conhecer estas práticas e a compreender fundamentos de sua pedagogia, tanto para a formação de atores quanto de cenógrafos e arquitetos. O ensino proposto nas décadas de 1970 e 1980, não correspondia a uma instumentação para a produção de cenários, mas a um processo de sensibilização e desenvolvimento de um olhar poético a partir de relações fenomenológicas do estudante com o seu entorno.
id UFG-12_05ac8580a46e57eb2fcf456f45696b7d
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/54973
network_acronym_str UFG-12
network_name_str Arte da Cena
repository_id_str
spelling ATUAÇÃO DOCENTE DE JACQUES LECOQ NA FORMAÇÃO DE ARQUITETOS: LABORATÓRIOS DE CENOGRAFIA EXPERIMENTALO presente artigo trata sobre a atuação docente de Jacques Lecoq na formação de arquitetos junto a Escola Nacional Superior das Belas Artes de Paris, na Unidade Pedagógica de Arquitetura nº 6, atualmente Escola Nacional Superior de Arquitetura de Paris La Villette, de 1969 a 1987. Neste período, ele desenvolveu duas disciplinas que eram relacionadas ao campo da Cenografia Experimental: Laboratório de Estudo do Movimento e Laboratório de Arquitetura Dramática. Estas disciplinas deram origem ao projeto autônomo e homônimo do Laboratório de Estudo do Movimento (LEM), ligado à Escola Internacional de Teatro Jacques Lecoq, fundado em 1976 e em atividade até os dias de hoje. O artigo, elaborado a partir de fontes documentais, apresenta conteúdos e práticas metodológicas das ementas destas duas disciplinas. Diante do pouco material bibliográfico deixado por Lecoq, estes documentos ajudam a conhecer estas práticas e a compreender fundamentos de sua pedagogia, tanto para a formação de atores quanto de cenógrafos e arquitetos. O ensino proposto nas décadas de 1970 e 1980, não correspondia a uma instumentação para a produção de cenários, mas a um processo de sensibilização e desenvolvimento de um olhar poético a partir de relações fenomenológicas do estudante com o seu entorno.Universidade Federal de Goiás2018-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/artce/article/view/5497310.5216/ac.v4i2.54973Art on Stage Journal; Vol. 4 No. 2 (2018): Cenografia, Direção de Arte & Design de Cena - Parte IArte da Cena (Art on Stage); v. 4 n. 2 (2018): Cenografia, Direção de Arte & Design de Cena - Parte I2358-6060reponame:Arte da Cenainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/artce/article/view/54973/32607Scheffler, Ismaelinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-04-03T00:49:59Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/54973Revistahttps://www.revistas.ufg.br/artce/PUBhttps://www.revistas.ufg.br/artce/oaiartedacena@gmail.com||2358-60602358-6060opendoar:2020-04-03T00:49:59Arte da Cena - Universidade Federal de Goiás (UFG)false
dc.title.none.fl_str_mv ATUAÇÃO DOCENTE DE JACQUES LECOQ NA FORMAÇÃO DE ARQUITETOS: LABORATÓRIOS DE CENOGRAFIA EXPERIMENTAL
title ATUAÇÃO DOCENTE DE JACQUES LECOQ NA FORMAÇÃO DE ARQUITETOS: LABORATÓRIOS DE CENOGRAFIA EXPERIMENTAL
spellingShingle ATUAÇÃO DOCENTE DE JACQUES LECOQ NA FORMAÇÃO DE ARQUITETOS: LABORATÓRIOS DE CENOGRAFIA EXPERIMENTAL
Scheffler, Ismael
title_short ATUAÇÃO DOCENTE DE JACQUES LECOQ NA FORMAÇÃO DE ARQUITETOS: LABORATÓRIOS DE CENOGRAFIA EXPERIMENTAL
title_full ATUAÇÃO DOCENTE DE JACQUES LECOQ NA FORMAÇÃO DE ARQUITETOS: LABORATÓRIOS DE CENOGRAFIA EXPERIMENTAL
title_fullStr ATUAÇÃO DOCENTE DE JACQUES LECOQ NA FORMAÇÃO DE ARQUITETOS: LABORATÓRIOS DE CENOGRAFIA EXPERIMENTAL
title_full_unstemmed ATUAÇÃO DOCENTE DE JACQUES LECOQ NA FORMAÇÃO DE ARQUITETOS: LABORATÓRIOS DE CENOGRAFIA EXPERIMENTAL
title_sort ATUAÇÃO DOCENTE DE JACQUES LECOQ NA FORMAÇÃO DE ARQUITETOS: LABORATÓRIOS DE CENOGRAFIA EXPERIMENTAL
author Scheffler, Ismael
author_facet Scheffler, Ismael
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Scheffler, Ismael
description O presente artigo trata sobre a atuação docente de Jacques Lecoq na formação de arquitetos junto a Escola Nacional Superior das Belas Artes de Paris, na Unidade Pedagógica de Arquitetura nº 6, atualmente Escola Nacional Superior de Arquitetura de Paris La Villette, de 1969 a 1987. Neste período, ele desenvolveu duas disciplinas que eram relacionadas ao campo da Cenografia Experimental: Laboratório de Estudo do Movimento e Laboratório de Arquitetura Dramática. Estas disciplinas deram origem ao projeto autônomo e homônimo do Laboratório de Estudo do Movimento (LEM), ligado à Escola Internacional de Teatro Jacques Lecoq, fundado em 1976 e em atividade até os dias de hoje. O artigo, elaborado a partir de fontes documentais, apresenta conteúdos e práticas metodológicas das ementas destas duas disciplinas. Diante do pouco material bibliográfico deixado por Lecoq, estes documentos ajudam a conhecer estas práticas e a compreender fundamentos de sua pedagogia, tanto para a formação de atores quanto de cenógrafos e arquitetos. O ensino proposto nas décadas de 1970 e 1980, não correspondia a uma instumentação para a produção de cenários, mas a um processo de sensibilização e desenvolvimento de um olhar poético a partir de relações fenomenológicas do estudante com o seu entorno.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/artce/article/view/54973
10.5216/ac.v4i2.54973
url https://revistas.ufg.br/artce/article/view/54973
identifier_str_mv 10.5216/ac.v4i2.54973
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/artce/article/view/54973/32607
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Art on Stage Journal; Vol. 4 No. 2 (2018): Cenografia, Direção de Arte & Design de Cena - Parte I
Arte da Cena (Art on Stage); v. 4 n. 2 (2018): Cenografia, Direção de Arte & Design de Cena - Parte I
2358-6060
reponame:Arte da Cena
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Arte da Cena
collection Arte da Cena
repository.name.fl_str_mv Arte da Cena - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv artedacena@gmail.com||
_version_ 1797068725838413824