Possibilidades e desafios da iniciação à docência em teatro na Educação Básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Vera Lúcia Bertoni dos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Urdimento (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101182012077
Resumo: O texto traz um apanhado do trabalho de iniciação docente realizado no Subprojeto de Teatro da UFRGS do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), que compreende uma proposta de qualificação da formação profissional do professor de teatro através da interação entre estudantes Bolsistas do Curso de Licenciatura em Teatro da UFRGS e a realidade de uma escola da Rede Pública Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul. As ações do Subprojeto de Teatro desenvolvem-se na cidade de Porto Alegre, no Instituto de Educação General Flores da Cunha (IE), e têm por objetivo central restabelecer as funções do núcleo teatral da escola – o TIPIE. Nesse sentido, consideram-se as possibilidades e os desafios às ações de iniciação à docência em teatro, dentre as quais se destacam: o conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento da escola; a inserção dos futuros professores no ambiente escolar; a pesquisa acerca da memória da escola, com ênfase no seu papel precursor para o ensino de teatro em âmbito local e nacional; o desenvolvimento de oficinas de iniciação teatral oferecidas à comunidade do IE; e a retomada das funções artísticas e culturais do TIPIE.
id UDESC-1_754193c3397a3f7e153c8902daa73e84
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.udesc.br:article/3218
network_acronym_str UDESC-1
network_name_str Urdimento (Online)
repository_id_str
spelling Possibilidades e desafios da iniciação à docência em teatro na Educação BásicaO texto traz um apanhado do trabalho de iniciação docente realizado no Subprojeto de Teatro da UFRGS do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), que compreende uma proposta de qualificação da formação profissional do professor de teatro através da interação entre estudantes Bolsistas do Curso de Licenciatura em Teatro da UFRGS e a realidade de uma escola da Rede Pública Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul. As ações do Subprojeto de Teatro desenvolvem-se na cidade de Porto Alegre, no Instituto de Educação General Flores da Cunha (IE), e têm por objetivo central restabelecer as funções do núcleo teatral da escola – o TIPIE. Nesse sentido, consideram-se as possibilidades e os desafios às ações de iniciação à docência em teatro, dentre as quais se destacam: o conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento da escola; a inserção dos futuros professores no ambiente escolar; a pesquisa acerca da memória da escola, com ênfase no seu papel precursor para o ensino de teatro em âmbito local e nacional; o desenvolvimento de oficinas de iniciação teatral oferecidas à comunidade do IE; e a retomada das funções artísticas e culturais do TIPIE.Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)2012-03-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/141457310118201207710.5965/1414573101182012077Urdimento; Vol. 1 Núm. 18 (2012): Encontro com o dramaturgo/ Pedagogia do Teatro; 077-083Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; v. 1 n. 18 (2012): Encontro com o dramaturgo/ Pedagogia do Teatro; 077-083Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; Vol. 1 No. 18 (2012): Encontro com o dramaturgo/ Pedagogia do Teatro; 077-0832358-6958reponame:Urdimento (Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:UDESCporhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101182012077/2344Copyright (c) 2012 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicasinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Vera Lúcia Bertoni dos2020-09-27T21:09:03Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/3218Revistahttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimentoPUBhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/oaiverareginacollaco@gmail.com2358-69581414-5731opendoar:2020-09-27T21:09:03Urdimento (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
dc.title.none.fl_str_mv Possibilidades e desafios da iniciação à docência em teatro na Educação Básica
title Possibilidades e desafios da iniciação à docência em teatro na Educação Básica
spellingShingle Possibilidades e desafios da iniciação à docência em teatro na Educação Básica
Santos, Vera Lúcia Bertoni dos
title_short Possibilidades e desafios da iniciação à docência em teatro na Educação Básica
title_full Possibilidades e desafios da iniciação à docência em teatro na Educação Básica
title_fullStr Possibilidades e desafios da iniciação à docência em teatro na Educação Básica
title_full_unstemmed Possibilidades e desafios da iniciação à docência em teatro na Educação Básica
title_sort Possibilidades e desafios da iniciação à docência em teatro na Educação Básica
author Santos, Vera Lúcia Bertoni dos
author_facet Santos, Vera Lúcia Bertoni dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Vera Lúcia Bertoni dos
description O texto traz um apanhado do trabalho de iniciação docente realizado no Subprojeto de Teatro da UFRGS do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), que compreende uma proposta de qualificação da formação profissional do professor de teatro através da interação entre estudantes Bolsistas do Curso de Licenciatura em Teatro da UFRGS e a realidade de uma escola da Rede Pública Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul. As ações do Subprojeto de Teatro desenvolvem-se na cidade de Porto Alegre, no Instituto de Educação General Flores da Cunha (IE), e têm por objetivo central restabelecer as funções do núcleo teatral da escola – o TIPIE. Nesse sentido, consideram-se as possibilidades e os desafios às ações de iniciação à docência em teatro, dentre as quais se destacam: o conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento da escola; a inserção dos futuros professores no ambiente escolar; a pesquisa acerca da memória da escola, com ênfase no seu papel precursor para o ensino de teatro em âmbito local e nacional; o desenvolvimento de oficinas de iniciação teatral oferecidas à comunidade do IE; e a retomada das funções artísticas e culturais do TIPIE.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101182012077
10.5965/1414573101182012077
url https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101182012077
identifier_str_mv 10.5965/1414573101182012077
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101182012077/2344
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2012 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2012 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
dc.source.none.fl_str_mv Urdimento; Vol. 1 Núm. 18 (2012): Encontro com o dramaturgo/ Pedagogia do Teatro; 077-083
Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; v. 1 n. 18 (2012): Encontro com o dramaturgo/ Pedagogia do Teatro; 077-083
Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; Vol. 1 No. 18 (2012): Encontro com o dramaturgo/ Pedagogia do Teatro; 077-083
2358-6958
reponame:Urdimento (Online)
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron:UDESC
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron_str UDESC
institution UDESC
reponame_str Urdimento (Online)
collection Urdimento (Online)
repository.name.fl_str_mv Urdimento (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
repository.mail.fl_str_mv verareginacollaco@gmail.com
_version_ 1798042503031554048