Iniciação à docência em teatro na educação básica : entre as expectativas da formação e a realidade da sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pagliarini, Sabrina Machado
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/204639
Resumo: O trabalho reflete sobre o ensino do Teatro na Educação Básica, considerando as relações entre as expectativas geradas no decorrer da formação no curso de Licenciatura em Teatro e a realidade da sala de aula. A partir de vivências da autora no Estágio Curricular obrigatório, de estudos teóricos do campo da Pedagogia do Teatro e de entrevistas com professores de teatro com formação específica na área, atuantes no sistema escolar regular, das redes públicas estadual, municipal e federal e da rede privada, são discutidas questões inerentes à docência em teatro, tais como: inserção no ambiente e no currículo da escola; possibilidades e limites da estrutura e do funcionamento da instituição; planejamento de ensino; concepções, teorias, abordagens e práticas pedagógicas; relações de sala de aula; e avaliação.
id UFRGS-2_92b43495105a4fe3687c4cb604568c12
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204639
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pagliarini, Sabrina MachadoSantos, Vera Lucia Bertoni dos2020-01-18T04:17:36Z2019http://hdl.handle.net/10183/204639001109755O trabalho reflete sobre o ensino do Teatro na Educação Básica, considerando as relações entre as expectativas geradas no decorrer da formação no curso de Licenciatura em Teatro e a realidade da sala de aula. A partir de vivências da autora no Estágio Curricular obrigatório, de estudos teóricos do campo da Pedagogia do Teatro e de entrevistas com professores de teatro com formação específica na área, atuantes no sistema escolar regular, das redes públicas estadual, municipal e federal e da rede privada, são discutidas questões inerentes à docência em teatro, tais como: inserção no ambiente e no currículo da escola; possibilidades e limites da estrutura e do funcionamento da instituição; planejamento de ensino; concepções, teorias, abordagens e práticas pedagógicas; relações de sala de aula; e avaliação.El trabajo reflexiona sobre la enseñanza del Teatro en Educación Básica, considerando la relación entre las expectativas generadas durante la formación en el curso de Licenciatura en Teatro y la realidad del aula. A partir de las experiencias del autora en la pasantía curricular obligatoria, se discuten estudios teóricos en el campo de la pedagogía teatral y entrevistas con maestros de teatro con capacitación específica en el área, trabajando en el sistema escolar regular, en las redes publicas estatales, municipales y federales y en la red privada temas se discuten temas inherentes a la enseñanza del teatro, como : inserción en el entorno escolar y el currículo; posibilidades y límites de la estructura y funcionamiento de la institución; planificación de la enseñanza; concepciones, teorías, enfoques y prácticas pedagógicas; relaciones en el aula; y evaluación.application/pdfporTeatroPedagogia teatralEducação básicaSala de aulaFormação acadêmicaLicenciaturaTeatroPedagogía teatralEducación básicaAulaFormación académicaGradoIniciação à docência em teatro na educação básica : entre as expectativas da formação e a realidade da sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2019Teatro: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001109755.pdf.txt001109755.pdf.txtExtracted Texttext/plain83600http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204639/2/001109755.pdf.txt59d3c5288532d013016466cf41707c88MD52ORIGINAL001109755.pdfTexto completoapplication/pdf698377http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204639/1/001109755.pdf81a42946fe4acda50b5bbf72c3a18c9bMD5110183/2046392020-01-19 05:15:17.114935oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204639Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-01-19T07:15:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Iniciação à docência em teatro na educação básica : entre as expectativas da formação e a realidade da sala de aula
title Iniciação à docência em teatro na educação básica : entre as expectativas da formação e a realidade da sala de aula
spellingShingle Iniciação à docência em teatro na educação básica : entre as expectativas da formação e a realidade da sala de aula
Pagliarini, Sabrina Machado
Teatro
Pedagogia teatral
Educação básica
Sala de aula
Formação acadêmica
Licenciatura
Teatro
Pedagogía teatral
Educación básica
Aula
Formación académica
Grado
title_short Iniciação à docência em teatro na educação básica : entre as expectativas da formação e a realidade da sala de aula
title_full Iniciação à docência em teatro na educação básica : entre as expectativas da formação e a realidade da sala de aula
title_fullStr Iniciação à docência em teatro na educação básica : entre as expectativas da formação e a realidade da sala de aula
title_full_unstemmed Iniciação à docência em teatro na educação básica : entre as expectativas da formação e a realidade da sala de aula
title_sort Iniciação à docência em teatro na educação básica : entre as expectativas da formação e a realidade da sala de aula
author Pagliarini, Sabrina Machado
author_facet Pagliarini, Sabrina Machado
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pagliarini, Sabrina Machado
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Vera Lucia Bertoni dos
contributor_str_mv Santos, Vera Lucia Bertoni dos
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro
Pedagogia teatral
Educação básica
Sala de aula
Formação acadêmica
Licenciatura
topic Teatro
Pedagogia teatral
Educação básica
Sala de aula
Formação acadêmica
Licenciatura
Teatro
Pedagogía teatral
Educación básica
Aula
Formación académica
Grado
dc.subject.spa.fl_str_mv Teatro
Pedagogía teatral
Educación básica
Aula
Formación académica
Grado
description O trabalho reflete sobre o ensino do Teatro na Educação Básica, considerando as relações entre as expectativas geradas no decorrer da formação no curso de Licenciatura em Teatro e a realidade da sala de aula. A partir de vivências da autora no Estágio Curricular obrigatório, de estudos teóricos do campo da Pedagogia do Teatro e de entrevistas com professores de teatro com formação específica na área, atuantes no sistema escolar regular, das redes públicas estadual, municipal e federal e da rede privada, são discutidas questões inerentes à docência em teatro, tais como: inserção no ambiente e no currículo da escola; possibilidades e limites da estrutura e do funcionamento da instituição; planejamento de ensino; concepções, teorias, abordagens e práticas pedagógicas; relações de sala de aula; e avaliação.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-01-18T04:17:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/204639
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001109755
url http://hdl.handle.net/10183/204639
identifier_str_mv 001109755
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204639/2/001109755.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204639/1/001109755.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 59d3c5288532d013016466cf41707c88
81a42946fe4acda50b5bbf72c3a18c9b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224590553251840