re_LER_macbeth: a presença do texto no ensino do teatro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vidor, Heloise Baurich
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Urdimento (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101282017271
Resumo: Este artigo discute a presença do texto nos processos de ensino e aprendizagem de teatro, colocando em interface os campos do teatro, da literatura e da educação. Práticas de leitura em performance  (Zumthor, 2007), associadas à abordagem lúdica proveniente do fazer teatral, delineiam as ações de encontro com o texto na aula: ler, proferir, escutar e ver, ao invés de dramatizar ou encenar. Através de três experiências com o texto Macbeth, a autora discute o percurso proposto aos jogadores, que partiu da ênfase na teatralidade - atuação e criação de cenas - para a ênfase na leitura do texto.
id UDESC-1_7906df0c07e9a6f62a4c74f5414e893d
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.udesc.br:article/9020
network_acronym_str UDESC-1
network_name_str Urdimento (Online)
repository_id_str
spelling re_LER_macbeth: a presença do texto no ensino do teatroEste artigo discute a presença do texto nos processos de ensino e aprendizagem de teatro, colocando em interface os campos do teatro, da literatura e da educação. Práticas de leitura em performance  (Zumthor, 2007), associadas à abordagem lúdica proveniente do fazer teatral, delineiam as ações de encontro com o texto na aula: ler, proferir, escutar e ver, ao invés de dramatizar ou encenar. Através de três experiências com o texto Macbeth, a autora discute o percurso proposto aos jogadores, que partiu da ênfase na teatralidade - atuação e criação de cenas - para a ênfase na leitura do texto.Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)2017-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelo paresapplication/pdfhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/141457310128201727110.5965/1414573101282017271Urdimento; Vol. 1 Núm. 28 (2017): Teatro performance - Tensões e imbricamentos ; 271-284Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; v. 1 n. 28 (2017): Teatro performance - Tensões e imbricamentos ; 271-284Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; Vol. 1 No. 28 (2017): Teatro performance - Tensões e imbricamentos ; 271-2842358-6958reponame:Urdimento (Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:UDESCporhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101282017271/6951Copyright (c) 2017 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicasinfo:eu-repo/semantics/openAccessVidor, Heloise Baurich2020-09-27T02:29:03Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/9020Revistahttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimentoPUBhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/oaiverareginacollaco@gmail.com2358-69581414-5731opendoar:2020-09-27T02:29:03Urdimento (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
dc.title.none.fl_str_mv re_LER_macbeth: a presença do texto no ensino do teatro
title re_LER_macbeth: a presença do texto no ensino do teatro
spellingShingle re_LER_macbeth: a presença do texto no ensino do teatro
Vidor, Heloise Baurich
title_short re_LER_macbeth: a presença do texto no ensino do teatro
title_full re_LER_macbeth: a presença do texto no ensino do teatro
title_fullStr re_LER_macbeth: a presença do texto no ensino do teatro
title_full_unstemmed re_LER_macbeth: a presença do texto no ensino do teatro
title_sort re_LER_macbeth: a presença do texto no ensino do teatro
author Vidor, Heloise Baurich
author_facet Vidor, Heloise Baurich
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vidor, Heloise Baurich
description Este artigo discute a presença do texto nos processos de ensino e aprendizagem de teatro, colocando em interface os campos do teatro, da literatura e da educação. Práticas de leitura em performance  (Zumthor, 2007), associadas à abordagem lúdica proveniente do fazer teatral, delineiam as ações de encontro com o texto na aula: ler, proferir, escutar e ver, ao invés de dramatizar ou encenar. Através de três experiências com o texto Macbeth, a autora discute o percurso proposto aos jogadores, que partiu da ênfase na teatralidade - atuação e criação de cenas - para a ênfase na leitura do texto.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelo pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101282017271
10.5965/1414573101282017271
url https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101282017271
identifier_str_mv 10.5965/1414573101282017271
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101282017271/6951
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
dc.source.none.fl_str_mv Urdimento; Vol. 1 Núm. 28 (2017): Teatro performance - Tensões e imbricamentos ; 271-284
Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; v. 1 n. 28 (2017): Teatro performance - Tensões e imbricamentos ; 271-284
Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; Vol. 1 No. 28 (2017): Teatro performance - Tensões e imbricamentos ; 271-284
2358-6958
reponame:Urdimento (Online)
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron:UDESC
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron_str UDESC
institution UDESC
reponame_str Urdimento (Online)
collection Urdimento (Online)
repository.name.fl_str_mv Urdimento (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
repository.mail.fl_str_mv verareginacollaco@gmail.com
_version_ 1798042503906066432