Leitura e teatro: aproximação e apropriação do texto literário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Heloise Baurich Vidor
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/T.27.2015.tde-01062015-155346
Resumo: O presente trabalho é uma investigação de cunho teórico-prático que associa o campo da leitura ao do teatro e busca apontar possibilidades poéticas e pedagógicas no caminho da aproximação e da apropriação do texto escrito. A partir da revisão de diferentes modalidades de leitura - em voz alta, compartilhada, pública, dramática, cênica - foram realizadas experimentações com textos literários, associando leitura em performance a procedimentos lúdicos advindos do teatro, com crianças, jovens e adultos, no contexto de ensino formal e informal. Explorou-se a inserção do texto na etapa inicial de processos teatrais através da leitura, releitura e escuta de poemas e crônicas e explorou-se também a leitura de contos e narrativas longas como um evento pontual com sentido em si mesmo, procurando associar a forma de ler com o tema do texto. A pesquisa deu indicativos de que a união entre leitura e teatro pode revitalizar ambos os campos, aportando contribuições para o trabalho de atores e diretores e para a sensibilização e incentivo à leitura. Constatou-se que a exploração sensível e intelectual de um texto, através de práticas lúdicas que incentivem e priorizem o contato direto do leitor com a obra em sua materialidade e com o objeto livro, estando vinculadas ou não à encenação, cria espaços interdisciplinares potentes para imbricar ensino e criação artística.
id USP_d311bb2f8451b800abb58238534841e3
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-01062015-155346
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis Leitura e teatro: aproximação e apropriação do texto literário - 2015-03-26Maria Lúcia de Souza Barros PupoÓscar Cornago BernalIngrid Dormien KoudelaHeloise Baurich VidorUniversidade de São PauloArtes CênicasUSPBR - Formação do Professor Leitura Mediação Pedagogia do Teatro O presente trabalho é uma investigação de cunho teórico-prático que associa o campo da leitura ao do teatro e busca apontar possibilidades poéticas e pedagógicas no caminho da aproximação e da apropriação do texto escrito. A partir da revisão de diferentes modalidades de leitura - em voz alta, compartilhada, pública, dramática, cênica - foram realizadas experimentações com textos literários, associando leitura em performance a procedimentos lúdicos advindos do teatro, com crianças, jovens e adultos, no contexto de ensino formal e informal. Explorou-se a inserção do texto na etapa inicial de processos teatrais através da leitura, releitura e escuta de poemas e crônicas e explorou-se também a leitura de contos e narrativas longas como um evento pontual com sentido em si mesmo, procurando associar a forma de ler com o tema do texto. A pesquisa deu indicativos de que a união entre leitura e teatro pode revitalizar ambos os campos, aportando contribuições para o trabalho de atores e diretores e para a sensibilização e incentivo à leitura. Constatou-se que a exploração sensível e intelectual de um texto, através de práticas lúdicas que incentivem e priorizem o contato direto do leitor com a obra em sua materialidade e com o objeto livro, estando vinculadas ou não à encenação, cria espaços interdisciplinares potentes para imbricar ensino e criação artística. - https://doi.org/10.11606/T.27.2015.tde-01062015-155346info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T18:02:17Zoai:teses.usp.br:tde-01062015-155346Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T11:57:39.283555Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Leitura e teatro: aproximação e apropriação do texto literário
dc.title.alternative.en.fl_str_mv -
title Leitura e teatro: aproximação e apropriação do texto literário
spellingShingle Leitura e teatro: aproximação e apropriação do texto literário
Heloise Baurich Vidor
title_short Leitura e teatro: aproximação e apropriação do texto literário
title_full Leitura e teatro: aproximação e apropriação do texto literário
title_fullStr Leitura e teatro: aproximação e apropriação do texto literário
title_full_unstemmed Leitura e teatro: aproximação e apropriação do texto literário
title_sort Leitura e teatro: aproximação e apropriação do texto literário
author Heloise Baurich Vidor
author_facet Heloise Baurich Vidor
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria Lúcia de Souza Barros Pupo
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Óscar Cornago Bernal
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Ingrid Dormien Koudela
dc.contributor.author.fl_str_mv Heloise Baurich Vidor
contributor_str_mv Maria Lúcia de Souza Barros Pupo
Óscar Cornago Bernal
Ingrid Dormien Koudela
description O presente trabalho é uma investigação de cunho teórico-prático que associa o campo da leitura ao do teatro e busca apontar possibilidades poéticas e pedagógicas no caminho da aproximação e da apropriação do texto escrito. A partir da revisão de diferentes modalidades de leitura - em voz alta, compartilhada, pública, dramática, cênica - foram realizadas experimentações com textos literários, associando leitura em performance a procedimentos lúdicos advindos do teatro, com crianças, jovens e adultos, no contexto de ensino formal e informal. Explorou-se a inserção do texto na etapa inicial de processos teatrais através da leitura, releitura e escuta de poemas e crônicas e explorou-se também a leitura de contos e narrativas longas como um evento pontual com sentido em si mesmo, procurando associar a forma de ler com o tema do texto. A pesquisa deu indicativos de que a união entre leitura e teatro pode revitalizar ambos os campos, aportando contribuições para o trabalho de atores e diretores e para a sensibilização e incentivo à leitura. Constatou-se que a exploração sensível e intelectual de um texto, através de práticas lúdicas que incentivem e priorizem o contato direto do leitor com a obra em sua materialidade e com o objeto livro, estando vinculadas ou não à encenação, cria espaços interdisciplinares potentes para imbricar ensino e criação artística.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-03-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.11606/T.27.2015.tde-01062015-155346
url https://doi.org/10.11606/T.27.2015.tde-01062015-155346
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Artes Cênicas
dc.publisher.initials.fl_str_mv USP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1794502379686592512