Bergson em cena

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sampaio, Juliano Casimiro de Camargo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Urdimento (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573102322018505
Resumo: Este artigo apresenta as noções de conhecimento intelectual, instintivo e intuitivo desde Bergson e os discute no campo da docência em teatro na educação básica. Metodologicamente, opera-se revisão crítica da literatura especializada, com fins de se encontrar fissuras nas proposições do filósofo que nos permitam pensar avanços para o campo da docência em teatro. Resulta desta iniciativa, que o conhecimento que buscamos em nossas proposições para o ensino de teatro é aquele tomado por Bergson como conhecimento intuitivo. Entretanto, ainda que seja o conhecimento intuitivo aquele almejado nas práticas de referência, ele é raro, de difícil acesso, e, no mais das vezes, exige experimentações intensas em relação ao conhecimento generalizado e abstrato proveniente da inteligência.
id UDESC-1_82cf715ad15cfc849e7598494430f0ab
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.udesc.br:article/11248
network_acronym_str UDESC-1
network_name_str Urdimento (Online)
repository_id_str
spelling Bergson em cenaEste artigo apresenta as noções de conhecimento intelectual, instintivo e intuitivo desde Bergson e os discute no campo da docência em teatro na educação básica. Metodologicamente, opera-se revisão crítica da literatura especializada, com fins de se encontrar fissuras nas proposições do filósofo que nos permitam pensar avanços para o campo da docência em teatro. Resulta desta iniciativa, que o conhecimento que buscamos em nossas proposições para o ensino de teatro é aquele tomado por Bergson como conhecimento intuitivo. Entretanto, ainda que seja o conhecimento intuitivo aquele almejado nas práticas de referência, ele é raro, de difícil acesso, e, no mais das vezes, exige experimentações intensas em relação ao conhecimento generalizado e abstrato proveniente da inteligência.Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)2018-09-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelo paresapplication/pdfhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/141457310232201850510.5965/1414573102322018505Urdimento; Vol. 2 Núm. 32 (2018): Teatro de Animação; 505-518Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; v. 2 n. 32 (2018): Teatro de Animação; 505-518Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; Vol. 2 No. 32 (2018): Teatro de Animação; 505-5182358-6958reponame:Urdimento (Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:UDESCporhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573102322018505/8809Copyright (c) 2018 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicasinfo:eu-repo/semantics/openAccessSampaio, Juliano Casimiro de Camargo2020-09-27T02:24:09Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/11248Revistahttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimentoPUBhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/oaiverareginacollaco@gmail.com2358-69581414-5731opendoar:2020-09-27T02:24:09Urdimento (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
dc.title.none.fl_str_mv Bergson em cena
title Bergson em cena
spellingShingle Bergson em cena
Sampaio, Juliano Casimiro de Camargo
title_short Bergson em cena
title_full Bergson em cena
title_fullStr Bergson em cena
title_full_unstemmed Bergson em cena
title_sort Bergson em cena
author Sampaio, Juliano Casimiro de Camargo
author_facet Sampaio, Juliano Casimiro de Camargo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sampaio, Juliano Casimiro de Camargo
description Este artigo apresenta as noções de conhecimento intelectual, instintivo e intuitivo desde Bergson e os discute no campo da docência em teatro na educação básica. Metodologicamente, opera-se revisão crítica da literatura especializada, com fins de se encontrar fissuras nas proposições do filósofo que nos permitam pensar avanços para o campo da docência em teatro. Resulta desta iniciativa, que o conhecimento que buscamos em nossas proposições para o ensino de teatro é aquele tomado por Bergson como conhecimento intuitivo. Entretanto, ainda que seja o conhecimento intuitivo aquele almejado nas práticas de referência, ele é raro, de difícil acesso, e, no mais das vezes, exige experimentações intensas em relação ao conhecimento generalizado e abstrato proveniente da inteligência.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelo pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573102322018505
10.5965/1414573102322018505
url https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573102322018505
identifier_str_mv 10.5965/1414573102322018505
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573102322018505/8809
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
dc.source.none.fl_str_mv Urdimento; Vol. 2 Núm. 32 (2018): Teatro de Animação; 505-518
Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; v. 2 n. 32 (2018): Teatro de Animação; 505-518
Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; Vol. 2 No. 32 (2018): Teatro de Animação; 505-518
2358-6958
reponame:Urdimento (Online)
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron:UDESC
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron_str UDESC
institution UDESC
reponame_str Urdimento (Online)
collection Urdimento (Online)
repository.name.fl_str_mv Urdimento (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
repository.mail.fl_str_mv verareginacollaco@gmail.com
_version_ 1798042504544649216