Noções do trabalho corporal na formação do(a) artista-docente: há espaço para as diversidades na pedagogia do Teatro?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Berselli, Marcia
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: de Medeiros Pereira, Diego
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Urdimento (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101342019172
Resumo: O artigo visa a discutir questões relativas ao trabalho corporal na formação de artistas-docentes das artes cênicas, a partir das experiências dos autores como docentes das disciplinas de Expressão Corporal em um curso de Licenciatura em Teatro. A formação desse profissional é problematizada, destacando a importância das diversidades de ser, (re)existir e se expressar no mundo, tensionando o contexto atual do ensino de teatro com pressupostos observados na cena contemporânea. Autores como Fortin (2011), Lehmann (2011) e Le Breton (2009) fundamentam as discussões apresentadas. A responsabilidade sobre a formação do licenciado que atuará em diferentes contextos é destacada, indicando à importância da reflexão sobre o tema nos processos de ensino-aprendizagem na universidade.  
id UDESC-1_87169307174b2a406ef3b5494ebafa59
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.udesc.br:article/14074
network_acronym_str UDESC-1
network_name_str Urdimento (Online)
repository_id_str
spelling Noções do trabalho corporal na formação do(a) artista-docente: há espaço para as diversidades na pedagogia do Teatro?O artigo visa a discutir questões relativas ao trabalho corporal na formação de artistas-docentes das artes cênicas, a partir das experiências dos autores como docentes das disciplinas de Expressão Corporal em um curso de Licenciatura em Teatro. A formação desse profissional é problematizada, destacando a importância das diversidades de ser, (re)existir e se expressar no mundo, tensionando o contexto atual do ensino de teatro com pressupostos observados na cena contemporânea. Autores como Fortin (2011), Lehmann (2011) e Le Breton (2009) fundamentam as discussões apresentadas. A responsabilidade sobre a formação do licenciado que atuará em diferentes contextos é destacada, indicando à importância da reflexão sobre o tema nos processos de ensino-aprendizagem na universidade.  Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)2019-04-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/141457310134201917210.5965/1414573101342019172Urdimento; Vol. 1 Núm. 34 (2019): Pedagogia das Artes Cênicas: desafios e resistências ; 172-186Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; v. 1 n. 34 (2019): Pedagogia das Artes Cênicas: desafios e resistências ; 172-186Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; Vol. 1 No. 34 (2019): Pedagogia das Artes Cênicas: desafios e resistências ; 172-1862358-6958reponame:Urdimento (Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:UDESCporhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101342019172/9931Copyright (c) 2019 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicasinfo:eu-repo/semantics/openAccessBerselli, Marciade Medeiros Pereira, Diego2020-09-27T02:22:42Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/14074Revistahttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimentoPUBhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/oaiverareginacollaco@gmail.com2358-69581414-5731opendoar:2020-09-27T02:22:42Urdimento (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
dc.title.none.fl_str_mv Noções do trabalho corporal na formação do(a) artista-docente: há espaço para as diversidades na pedagogia do Teatro?
title Noções do trabalho corporal na formação do(a) artista-docente: há espaço para as diversidades na pedagogia do Teatro?
spellingShingle Noções do trabalho corporal na formação do(a) artista-docente: há espaço para as diversidades na pedagogia do Teatro?
Berselli, Marcia
title_short Noções do trabalho corporal na formação do(a) artista-docente: há espaço para as diversidades na pedagogia do Teatro?
title_full Noções do trabalho corporal na formação do(a) artista-docente: há espaço para as diversidades na pedagogia do Teatro?
title_fullStr Noções do trabalho corporal na formação do(a) artista-docente: há espaço para as diversidades na pedagogia do Teatro?
title_full_unstemmed Noções do trabalho corporal na formação do(a) artista-docente: há espaço para as diversidades na pedagogia do Teatro?
title_sort Noções do trabalho corporal na formação do(a) artista-docente: há espaço para as diversidades na pedagogia do Teatro?
author Berselli, Marcia
author_facet Berselli, Marcia
de Medeiros Pereira, Diego
author_role author
author2 de Medeiros Pereira, Diego
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Berselli, Marcia
de Medeiros Pereira, Diego
description O artigo visa a discutir questões relativas ao trabalho corporal na formação de artistas-docentes das artes cênicas, a partir das experiências dos autores como docentes das disciplinas de Expressão Corporal em um curso de Licenciatura em Teatro. A formação desse profissional é problematizada, destacando a importância das diversidades de ser, (re)existir e se expressar no mundo, tensionando o contexto atual do ensino de teatro com pressupostos observados na cena contemporânea. Autores como Fortin (2011), Lehmann (2011) e Le Breton (2009) fundamentam as discussões apresentadas. A responsabilidade sobre a formação do licenciado que atuará em diferentes contextos é destacada, indicando à importância da reflexão sobre o tema nos processos de ensino-aprendizagem na universidade.  
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101342019172
10.5965/1414573101342019172
url https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101342019172
identifier_str_mv 10.5965/1414573101342019172
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101342019172/9931
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
dc.source.none.fl_str_mv Urdimento; Vol. 1 Núm. 34 (2019): Pedagogia das Artes Cênicas: desafios e resistências ; 172-186
Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; v. 1 n. 34 (2019): Pedagogia das Artes Cênicas: desafios e resistências ; 172-186
Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; Vol. 1 No. 34 (2019): Pedagogia das Artes Cênicas: desafios e resistências ; 172-186
2358-6958
reponame:Urdimento (Online)
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron:UDESC
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron_str UDESC
institution UDESC
reponame_str Urdimento (Online)
collection Urdimento (Online)
repository.name.fl_str_mv Urdimento (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
repository.mail.fl_str_mv verareginacollaco@gmail.com
_version_ 1798042505472638976