O drama, o teatro e a atuação docente para uma formação artística na infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bianchini, Ohana Heinen Freire
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245920
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Pedagogia.
id UFSC_08a5d402ed749979d53301a67d04817d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/245920
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O drama, o teatro e a atuação docente para uma formação artística na infânciaFormação artística na infânciaDramaEducaçãoTeatro na InfãnciaTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Pedagogia.Esta pesquisa teve como tema o drama e a prática docente na infância, formulando como objetivo compreender e sistematizar algumas relações entre o drama, como elemento do teatro, e a prática docente no contexto escolar. A pesquisa buscou traçar um caminho para compreender em que medida o drama se apresenta como um instrumento para a atuação docente, fundamentando a prática pedagógica de professoras e professores, sem que apareça somente de forma pontual, descontextualizada ou utilitária. Dessa maneira, foi realizada uma pesquisa bibliográfica para discutir os conceitos de criação e imaginação na infância e para caracterizar o drama na perspectiva do teatro. Por fim, com esses estudos anteriores, foi realizado um diálogo com orientações curriculares pedagógicas que sinalizavam um trabalho com o teatro no ensino para as crianças, destacando em especial, dois documentos orientadores da Rede Municipal de Florianópolis. Através da pesquisa foi percebido que para uma formação artística na infância é necessário que os professores tenham formação para pensar o papel da arte na infância, bem como elementos que os orientem a criar situações pedagógicas com a arte. No caso do teatro, discutiu-se que para manter um sequenciamento e aprofundamento com o teatro, e vivenciar o drama é necessário que as crianças sejam agentes, apontando para onde querem ir, experimentando situações ficcionais, ora como público, ora como atores e os professores sigam sendo mediadores ativos, usando das convenções do teatro como contexto ficcional, pré texto, processo, episódios e experimentação de papéis.Florianópolis, SC.Nascimento, Carolina PichettiUniversidade Federal de Santa Catarina.Bianchini, Ohana Heinen Freire2023-05-18T18:57:05Z2023-05-18T18:57:05Z2023-03-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245920Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2023-05-18T19:02:43Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/245920Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-05-18T19:02:43Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O drama, o teatro e a atuação docente para uma formação artística na infância
title O drama, o teatro e a atuação docente para uma formação artística na infância
spellingShingle O drama, o teatro e a atuação docente para uma formação artística na infância
Bianchini, Ohana Heinen Freire
Formação artística na infância
Drama
Educação
Teatro na Infãncia
title_short O drama, o teatro e a atuação docente para uma formação artística na infância
title_full O drama, o teatro e a atuação docente para uma formação artística na infância
title_fullStr O drama, o teatro e a atuação docente para uma formação artística na infância
title_full_unstemmed O drama, o teatro e a atuação docente para uma formação artística na infância
title_sort O drama, o teatro e a atuação docente para uma formação artística na infância
author Bianchini, Ohana Heinen Freire
author_facet Bianchini, Ohana Heinen Freire
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nascimento, Carolina Pichetti
Universidade Federal de Santa Catarina.
dc.contributor.author.fl_str_mv Bianchini, Ohana Heinen Freire
dc.subject.por.fl_str_mv Formação artística na infância
Drama
Educação
Teatro na Infãncia
topic Formação artística na infância
Drama
Educação
Teatro na Infãncia
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Pedagogia.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-18T18:57:05Z
2023-05-18T18:57:05Z
2023-03-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245920
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245920
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Open Access.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Open Access.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652324894146560