O drama, o teatro e a atuação docente para uma formação artística na infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245920 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Pedagogia. |
id |
UFSC_08a5d402ed749979d53301a67d04817d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/245920 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
O drama, o teatro e a atuação docente para uma formação artística na infânciaFormação artística na infânciaDramaEducaçãoTeatro na InfãnciaTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Pedagogia.Esta pesquisa teve como tema o drama e a prática docente na infância, formulando como objetivo compreender e sistematizar algumas relações entre o drama, como elemento do teatro, e a prática docente no contexto escolar. A pesquisa buscou traçar um caminho para compreender em que medida o drama se apresenta como um instrumento para a atuação docente, fundamentando a prática pedagógica de professoras e professores, sem que apareça somente de forma pontual, descontextualizada ou utilitária. Dessa maneira, foi realizada uma pesquisa bibliográfica para discutir os conceitos de criação e imaginação na infância e para caracterizar o drama na perspectiva do teatro. Por fim, com esses estudos anteriores, foi realizado um diálogo com orientações curriculares pedagógicas que sinalizavam um trabalho com o teatro no ensino para as crianças, destacando em especial, dois documentos orientadores da Rede Municipal de Florianópolis. Através da pesquisa foi percebido que para uma formação artística na infância é necessário que os professores tenham formação para pensar o papel da arte na infância, bem como elementos que os orientem a criar situações pedagógicas com a arte. No caso do teatro, discutiu-se que para manter um sequenciamento e aprofundamento com o teatro, e vivenciar o drama é necessário que as crianças sejam agentes, apontando para onde querem ir, experimentando situações ficcionais, ora como público, ora como atores e os professores sigam sendo mediadores ativos, usando das convenções do teatro como contexto ficcional, pré texto, processo, episódios e experimentação de papéis.Florianópolis, SC.Nascimento, Carolina PichettiUniversidade Federal de Santa Catarina.Bianchini, Ohana Heinen Freire2023-05-18T18:57:05Z2023-05-18T18:57:05Z2023-03-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245920Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2023-05-18T19:02:43Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/245920Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-05-18T19:02:43Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O drama, o teatro e a atuação docente para uma formação artística na infância |
title |
O drama, o teatro e a atuação docente para uma formação artística na infância |
spellingShingle |
O drama, o teatro e a atuação docente para uma formação artística na infância Bianchini, Ohana Heinen Freire Formação artística na infância Drama Educação Teatro na Infãncia |
title_short |
O drama, o teatro e a atuação docente para uma formação artística na infância |
title_full |
O drama, o teatro e a atuação docente para uma formação artística na infância |
title_fullStr |
O drama, o teatro e a atuação docente para uma formação artística na infância |
title_full_unstemmed |
O drama, o teatro e a atuação docente para uma formação artística na infância |
title_sort |
O drama, o teatro e a atuação docente para uma formação artística na infância |
author |
Bianchini, Ohana Heinen Freire |
author_facet |
Bianchini, Ohana Heinen Freire |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Nascimento, Carolina Pichetti Universidade Federal de Santa Catarina. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bianchini, Ohana Heinen Freire |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação artística na infância Drama Educação Teatro na Infãncia |
topic |
Formação artística na infância Drama Educação Teatro na Infãncia |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Pedagogia. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-18T18:57:05Z 2023-05-18T18:57:05Z 2023-03-13 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245920 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245920 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Open Access. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Open Access. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC. |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652324894146560 |