Uma prática performática na dança-teatro: o uso de experiências pessoais como dramaturgia e como processo formativo
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Urdimento (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101282017242 |
Resumo: | O artigo reflete sobre o processo artístico do grupo alemão de dança-teatro, Wuppertal Tanztheater, dirigido pela coreógrafa Pina Bausch. O foco da escrita está na criação de dramaturgia através de experiências pessoais do grupo. Os estudos referentes à dança-teatro de Bentivoglio (1994), Fernandes (2000) e Galhós (2010) são aportes centrais para o entendimento desta vertente artística, assim como as noções de experiência de Larrosa (2011). Na metodologia são utilizadas referências teóricas, vídeos, imagens e interpretação de depoimentos dos membros do grupo e de Bausch. As reflexões possibilitam inferir que a individualidade de cada bailarino/ator é essencial no trabalho do Wuppertal, pois os espetáculos são criados coletivamente, mas a partir de experiências pessoais, da vida cotidiana dos seus integrantes. |
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Uma prática performática na dança-teatro: o uso de experiências pessoais como dramaturgia e como processo formativoO artigo reflete sobre o processo artístico do grupo alemão de dança-teatro, Wuppertal Tanztheater, dirigido pela coreógrafa Pina Bausch. O foco da escrita está na criação de dramaturgia através de experiências pessoais do grupo. Os estudos referentes à dança-teatro de Bentivoglio (1994), Fernandes (2000) e Galhós (2010) são aportes centrais para o entendimento desta vertente artística, assim como as noções de experiência de Larrosa (2011). Na metodologia são utilizadas referências teóricas, vídeos, imagens e interpretação de depoimentos dos membros do grupo e de Bausch. As reflexões possibilitam inferir que a individualidade de cada bailarino/ator é essencial no trabalho do Wuppertal, pois os espetáculos são criados coletivamente, mas a partir de experiências pessoais, da vida cotidiana dos seus integrantes. Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)2017-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelo paresapplication/pdfhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/141457310128201724210.5965/1414573101282017242Urdimento; Vol. 1 Núm. 28 (2017): Teatro performance - Tensões e imbricamentos ; 242-252Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; v. 1 n. 28 (2017): Teatro performance - Tensões e imbricamentos ; 242-252Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; Vol. 1 No. 28 (2017): Teatro performance - Tensões e imbricamentos ; 242-2522358-6958reponame:Urdimento (Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:UDESCporhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101282017242/6935Copyright (c) 2017 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCabral, Jeferson de OliveiraSantos, Vera Lúcia Bertoni dos2020-09-27T02:29:03Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/8004Revistahttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimentoPUBhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/oaiverareginacollaco@gmail.com2358-69581414-5731opendoar:2020-09-27T02:29:03Urdimento (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false |
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