Dramaturgia na dança-teatro de Pina Bausch

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Juliana Carvalho Franco da Silveira
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/44000
Resumo: Esta dissertação busca evidenciar as estratégias de composição utilizadas por Pina Bausch na construção dramatúrgica das peças do Tanztheater Wuppertal, de 1973 a 2009. No presente estudo, refletir sobre dramaturgia significou observar a criação das peças em todo o seu contexto de produção: sua composição, estruturação, escolhas temáticas, estéticas, procedimentos do processo de criação e do treinamento dos bailarinos. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o contexto histórico e artístico da dança-teatro e a trajetória de Pina Bausch, sobre o conceito de dramaturgia no teatro e na dança, bem como a análise de entrevistas, vídeos, depoimentos, críticas e reportagens sobre o trabalho da diretora alemã. Também foi realizado um estudo de campo junto ao Tanztheater Wuppertal em fevereiro de 2008 e em abril e maio de 2009. Na intenção de estabelecer parâmetros para o entendimento da composição dramatúrgica da obra de Pina Bausch, foram identificadas duas fases que se diferenciam em relação ao processo de criação das peças: antes e depois do método das perguntas. Centrando nessa segunda fase - que é a mais extensa e vai de 1978 a 2009 - dentre as estratégias de composição encontradas, pode-se destacar o método das perguntas, a estrutura da colagem, o uso de figurinos que explicitam papéis sociais e o uso de cenários com materiais orgânicos e objetos do dia a dia, em uma dramaturgia que se constrói durante o processo de criação e tem como base o olhar da diretora sobre as experiências de seus bailarinos. O trabalho da diretora alemã desenvolveu-se no que Servos (1984) chama de “teatro da experiência”. Observando essas estratégias de composição, percebe-se que a dramaturgia na dança-teatro de Pina Bausch busca absorver e refletir a vida contemporânea a partir da experiência, expandindo as possibilidades expressivas tanto da dança como do teatro e alimentando a busca por novas formas de expressão para ambos os gêneros.
id UFMG_3ff128e4cb9d9c5f697a807f642f5ce2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/44000
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Mariana de Lima e Munizhttp://lattes.cnpq.br/4036174612294393Fernando Antônio MencarelliCássia Navas Alves de CastroAntônio Barreto Hildebrandohttp://lattes.cnpq.br/6585433619381709Juliana Carvalho Franco da Silveira2022-08-05T13:41:07Z2022-08-05T13:41:07Z2009-09-09http://hdl.handle.net/1843/44000Esta dissertação busca evidenciar as estratégias de composição utilizadas por Pina Bausch na construção dramatúrgica das peças do Tanztheater Wuppertal, de 1973 a 2009. No presente estudo, refletir sobre dramaturgia significou observar a criação das peças em todo o seu contexto de produção: sua composição, estruturação, escolhas temáticas, estéticas, procedimentos do processo de criação e do treinamento dos bailarinos. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o contexto histórico e artístico da dança-teatro e a trajetória de Pina Bausch, sobre o conceito de dramaturgia no teatro e na dança, bem como a análise de entrevistas, vídeos, depoimentos, críticas e reportagens sobre o trabalho da diretora alemã. Também foi realizado um estudo de campo junto ao Tanztheater Wuppertal em fevereiro de 2008 e em abril e maio de 2009. Na intenção de estabelecer parâmetros para o entendimento da composição dramatúrgica da obra de Pina Bausch, foram identificadas duas fases que se diferenciam em relação ao processo de criação das peças: antes e depois do método das perguntas. Centrando nessa segunda fase - que é a mais extensa e vai de 1978 a 2009 - dentre as estratégias de composição encontradas, pode-se destacar o método das perguntas, a estrutura da colagem, o uso de figurinos que explicitam papéis sociais e o uso de cenários com materiais orgânicos e objetos do dia a dia, em uma dramaturgia que se constrói durante o processo de criação e tem como base o olhar da diretora sobre as experiências de seus bailarinos. O trabalho da diretora alemã desenvolveu-se no que Servos (1984) chama de “teatro da experiência”. Observando essas estratégias de composição, percebe-se que a dramaturgia na dança-teatro de Pina Bausch busca absorver e refletir a vida contemporânea a partir da experiência, expandindo as possibilidades expressivas tanto da dança como do teatro e alimentando a busca por novas formas de expressão para ambos os gêneros.This dissertation attempts to find the strategies of composition used by Pina Bausch for the dramaturgical construction of the pieces of the Tanztheater Wuppertal, from 1973 to 2009. In the present research, to reflect about dramaturgy meant to observe the creation of the pieces in all its production context, which includes its aesthetic and thematic choices, and the proceedings utilized for the creation process and for the training of the dancers. For that, a bibliographic revision was done about the historical and the artistic context of the dance theater and the trajectory of Pina Bausch, about the concept of dramaturgy in theater and in dance, as well as the analysis of interviews, videos, statements, critics and reports about the work of the German director and choreographer. It was also realized a field research in the Tanztheater Wuppertal in February of 2008 and in April and May of 2009. Finally, this work searched out to establish parameters for the understanding of the dramaturgical composition of the work of Pina Bausch. Two different phases were identified in the creation process of the pieces: before and after the questions method. Centering in the second phase – that is the longest and goes from 1978 to 2009 – among the composition strategies found, it was detached the “question method”, the collage structure, the use of costumes that explicit social functions and of stage settings with organic material and quotidian objects, the dramaturgy that develops itself during the process of creation and has as its base the director’s look. The work of the German director developed in what Norbert Servos calls “theater of experience”, because its point of departure for the creation of the pieces is the subjective experience of the dancers. Observing the composition strategies, it is possible to say that Pina Bausch’s dance theater is a form of art that has the capacity to absorb and reflect contemporary life, expanding the expressive possibilities of dance and theater and feeding the search for new forms of expression for both genres.FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas GeraisporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em ArtesUFMGBrasilEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESDança-teatroCriação (Literária, artística, etc.)Dança - Estudo e ensinoDança - Produção e direçãoArtesPina BauschTanztheater WuppertalEstratégias de composiçãoDramaturgia na dança-teatro de Pina Bauschinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALDISSERTAÇÃO JULIANA- VERSÃO FINAL PARA BIBLIOTECA 03 12 09.pdfDISSERTAÇÃO JULIANA- VERSÃO FINAL PARA BIBLIOTECA 03 12 09.pdfapplication/pdf5800914https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/44000/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20JULIANA-%20VERS%c3%83O%20FINAL%20PARA%20BIBLIOTECA%20%2003%2012%2009.pdf8e25b754024958e9bb1cd4a4a47a9a50MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/44000/2/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD521843/440002022-08-05 10:41:07.817oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2022-08-05T13:41:07Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Dramaturgia na dança-teatro de Pina Bausch
title Dramaturgia na dança-teatro de Pina Bausch
spellingShingle Dramaturgia na dança-teatro de Pina Bausch
Juliana Carvalho Franco da Silveira
Pina Bausch
Tanztheater Wuppertal
Estratégias de composição
Dança-teatro
Criação (Literária, artística, etc.)
Dança - Estudo e ensino
Dança - Produção e direção
Artes
title_short Dramaturgia na dança-teatro de Pina Bausch
title_full Dramaturgia na dança-teatro de Pina Bausch
title_fullStr Dramaturgia na dança-teatro de Pina Bausch
title_full_unstemmed Dramaturgia na dança-teatro de Pina Bausch
title_sort Dramaturgia na dança-teatro de Pina Bausch
author Juliana Carvalho Franco da Silveira
author_facet Juliana Carvalho Franco da Silveira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mariana de Lima e Muniz
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4036174612294393
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Fernando Antônio Mencarelli
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Cássia Navas Alves de Castro
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Antônio Barreto Hildebrando
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6585433619381709
dc.contributor.author.fl_str_mv Juliana Carvalho Franco da Silveira
contributor_str_mv Mariana de Lima e Muniz
Fernando Antônio Mencarelli
Cássia Navas Alves de Castro
Antônio Barreto Hildebrando
dc.subject.por.fl_str_mv Pina Bausch
Tanztheater Wuppertal
Estratégias de composição
topic Pina Bausch
Tanztheater Wuppertal
Estratégias de composição
Dança-teatro
Criação (Literária, artística, etc.)
Dança - Estudo e ensino
Dança - Produção e direção
Artes
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Dança-teatro
Criação (Literária, artística, etc.)
Dança - Estudo e ensino
Dança - Produção e direção
Artes
description Esta dissertação busca evidenciar as estratégias de composição utilizadas por Pina Bausch na construção dramatúrgica das peças do Tanztheater Wuppertal, de 1973 a 2009. No presente estudo, refletir sobre dramaturgia significou observar a criação das peças em todo o seu contexto de produção: sua composição, estruturação, escolhas temáticas, estéticas, procedimentos do processo de criação e do treinamento dos bailarinos. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o contexto histórico e artístico da dança-teatro e a trajetória de Pina Bausch, sobre o conceito de dramaturgia no teatro e na dança, bem como a análise de entrevistas, vídeos, depoimentos, críticas e reportagens sobre o trabalho da diretora alemã. Também foi realizado um estudo de campo junto ao Tanztheater Wuppertal em fevereiro de 2008 e em abril e maio de 2009. Na intenção de estabelecer parâmetros para o entendimento da composição dramatúrgica da obra de Pina Bausch, foram identificadas duas fases que se diferenciam em relação ao processo de criação das peças: antes e depois do método das perguntas. Centrando nessa segunda fase - que é a mais extensa e vai de 1978 a 2009 - dentre as estratégias de composição encontradas, pode-se destacar o método das perguntas, a estrutura da colagem, o uso de figurinos que explicitam papéis sociais e o uso de cenários com materiais orgânicos e objetos do dia a dia, em uma dramaturgia que se constrói durante o processo de criação e tem como base o olhar da diretora sobre as experiências de seus bailarinos. O trabalho da diretora alemã desenvolveu-se no que Servos (1984) chama de “teatro da experiência”. Observando essas estratégias de composição, percebe-se que a dramaturgia na dança-teatro de Pina Bausch busca absorver e refletir a vida contemporânea a partir da experiência, expandindo as possibilidades expressivas tanto da dança como do teatro e alimentando a busca por novas formas de expressão para ambos os gêneros.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-09-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-05T13:41:07Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-05T13:41:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/44000
url http://hdl.handle.net/1843/44000
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Artes
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/44000/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20JULIANA-%20VERS%c3%83O%20FINAL%20PARA%20BIBLIOTECA%20%2003%2012%2009.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/44000/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 8e25b754024958e9bb1cd4a4a47a9a50
cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801677059486908416