Como plantar um boneco no coração de alguém? - Desafios para o ensino do teatro de animação na Universidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Urdimento (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573102322018112 |
Resumo: | O autor apresenta os dois pilares de sua prática pedagógica. O primeiro é o método de trabalho que desenvolveu – como diretor, ator e manipulador – para treinar profissionais na prática do Teatro de Animação. Seus procedimentos, aperfeiçoados nos 18 anos de sua companhia, aproximam o Teatro de Animação de outras linguagens. O segundo pilar é seu trabalho como professor universitário, tendo criado a disciplina Teatro de Formas Animadas na UNIRIO, considerando os desafios do ensino público na Universidade – campo de formação profissional – e nos ensinos Fundamental e Médio – campos de trabalho dos futuros professores. Sua técnica busca vínculos entre artista e objeto animado, cuja expressão cênica é compreendida em sua totalidade desde a confecção dos bonecos, metodologia equivalente a uma gestação. |
id |
UDESC-1_9eef882675321e188b5bd215a7c4a7ab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.udesc.br:article/12970 |
network_acronym_str |
UDESC-1 |
network_name_str |
Urdimento (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Como plantar um boneco no coração de alguém? - Desafios para o ensino do teatro de animação na UniversidadeO autor apresenta os dois pilares de sua prática pedagógica. O primeiro é o método de trabalho que desenvolveu – como diretor, ator e manipulador – para treinar profissionais na prática do Teatro de Animação. Seus procedimentos, aperfeiçoados nos 18 anos de sua companhia, aproximam o Teatro de Animação de outras linguagens. O segundo pilar é seu trabalho como professor universitário, tendo criado a disciplina Teatro de Formas Animadas na UNIRIO, considerando os desafios do ensino público na Universidade – campo de formação profissional – e nos ensinos Fundamental e Médio – campos de trabalho dos futuros professores. Sua técnica busca vínculos entre artista e objeto animado, cuja expressão cênica é compreendida em sua totalidade desde a confecção dos bonecos, metodologia equivalente a uma gestação.Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)2018-09-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/141457310232201811210.5965/1414573102322018112Urdimento; Vol. 2 Núm. 32 (2018): Teatro de Animação; 112-124Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; v. 2 n. 32 (2018): Teatro de Animação; 112-124Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; Vol. 2 No. 32 (2018): Teatro de Animação; 112-1242358-6958reponame:Urdimento (Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:UDESCporhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573102322018112/8829Copyright (c) 2018 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicasinfo:eu-repo/semantics/openAccessVellinho, Miguel2020-09-27T02:24:09Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/12970Revistahttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimentoPUBhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/oaiverareginacollaco@gmail.com2358-69581414-5731opendoar:2020-09-27T02:24:09Urdimento (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Como plantar um boneco no coração de alguém? - Desafios para o ensino do teatro de animação na Universidade |
title |
Como plantar um boneco no coração de alguém? - Desafios para o ensino do teatro de animação na Universidade |
spellingShingle |
Como plantar um boneco no coração de alguém? - Desafios para o ensino do teatro de animação na Universidade Vellinho, Miguel |
title_short |
Como plantar um boneco no coração de alguém? - Desafios para o ensino do teatro de animação na Universidade |
title_full |
Como plantar um boneco no coração de alguém? - Desafios para o ensino do teatro de animação na Universidade |
title_fullStr |
Como plantar um boneco no coração de alguém? - Desafios para o ensino do teatro de animação na Universidade |
title_full_unstemmed |
Como plantar um boneco no coração de alguém? - Desafios para o ensino do teatro de animação na Universidade |
title_sort |
Como plantar um boneco no coração de alguém? - Desafios para o ensino do teatro de animação na Universidade |
author |
Vellinho, Miguel |
author_facet |
Vellinho, Miguel |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vellinho, Miguel |
description |
O autor apresenta os dois pilares de sua prática pedagógica. O primeiro é o método de trabalho que desenvolveu – como diretor, ator e manipulador – para treinar profissionais na prática do Teatro de Animação. Seus procedimentos, aperfeiçoados nos 18 anos de sua companhia, aproximam o Teatro de Animação de outras linguagens. O segundo pilar é seu trabalho como professor universitário, tendo criado a disciplina Teatro de Formas Animadas na UNIRIO, considerando os desafios do ensino público na Universidade – campo de formação profissional – e nos ensinos Fundamental e Médio – campos de trabalho dos futuros professores. Sua técnica busca vínculos entre artista e objeto animado, cuja expressão cênica é compreendida em sua totalidade desde a confecção dos bonecos, metodologia equivalente a uma gestação. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573102322018112 10.5965/1414573102322018112 |
url |
https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573102322018112 |
identifier_str_mv |
10.5965/1414573102322018112 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573102322018112/8829 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Urdimento; Vol. 2 Núm. 32 (2018): Teatro de Animação; 112-124 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; v. 2 n. 32 (2018): Teatro de Animação; 112-124 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; Vol. 2 No. 32 (2018): Teatro de Animação; 112-124 2358-6958 reponame:Urdimento (Online) instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) instacron:UDESC |
instname_str |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
instacron_str |
UDESC |
institution |
UDESC |
reponame_str |
Urdimento (Online) |
collection |
Urdimento (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Urdimento (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
verareginacollaco@gmail.com |
_version_ |
1798042504698789888 |