Normatividade da cooperação em aulas de teatro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magela, André Luiz Lopes
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Urdimento (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/18948
Resumo: Este artigo propõe a distinção e tratamento pedagógico, no planejamento e condução de aulas de teatro em escolas, de elementos de normatividade atuantes nas práticas de exercícios e jogos teatrais, particularmente nas situações em que a cooperação e a atenção conjunta operam. As intenções iniciais desta abordagem são o incremento da qualidade investigativa destas aulas, com consequente melhoria na especificação dos conteúdos trabalhados, e a constituição de ações de resistência e respostas concretas para alguns argumentos presentes em propostas politicamente reacionárias no Brasil, mais atuantes a partir do ano de 2016 e consolidadas nas eleições de 2018.
id UDESC-1_a6dbf7eb2bd1db72d966e32426bc1548
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.udesc.br:article/18948
network_acronym_str UDESC-1
network_name_str Urdimento (Online)
repository_id_str
spelling Normatividade da cooperação em aulas de teatroNormatividad de la cooperación em clases de teatroNormativity of cooperation in theater classesEducação teatralPolíticaNormatividadeCooperaçãoAtenção conjuntaTheater educationPoliticsNormativityCooperationJoint attentionEducación teatralPolíticaNormatividadCooperaciónAtención conjuntaEste artigo propõe a distinção e tratamento pedagógico, no planejamento e condução de aulas de teatro em escolas, de elementos de normatividade atuantes nas práticas de exercícios e jogos teatrais, particularmente nas situações em que a cooperação e a atenção conjunta operam. As intenções iniciais desta abordagem são o incremento da qualidade investigativa destas aulas, com consequente melhoria na especificação dos conteúdos trabalhados, e a constituição de ações de resistência e respostas concretas para alguns argumentos presentes em propostas politicamente reacionárias no Brasil, mais atuantes a partir do ano de 2016 e consolidadas nas eleições de 2018.Este artículo propone la distinción y tratamiento pedagógico, en la planificación y conducción de clases de teatro en escuelas, de elementos de normatividad activos en la práctica de ejercicios y juegos teatrales, particularmente en situaciones donde operan la cooperación y la atención conjunta. Las intenciones iniciales de este enfoque son incrementar la calidad investigativa de estas clases, con la consecuente mejora en la especificación de los contenidos trabajados, y la constitución de acciones de resistencia y respuestas concretas a algunos argumentos presentes en propuestas políticamente reaccionarias en Brasil, más activas a partir del año 2016 y consolidadas en las elecciones de 2018.This article proposes the distinction and pedagogical treatment of elements of normativity acting in the practice of theatrical exercises and games in the planning and conduction of theater classes in schools, particularly in situations where joint attention and cooperation operate. The initial intentions of this approach are to increase the investigative quality of these classes, with the consequent improvement in the specification of the contents worked on, and the constitution of resistance actions and concrete answers to some argumentative elements present in politically reactionary proposals in Brazil, more active since the year of 2016 and consolidated in the 2018 elections.Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)2020-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelo paresapplication/pdfhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1894810.5965/14145731033920200201Urdimento; Vol. 3 Núm. 39 (2020): Artes da cena atrás das grades ; 1-26Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; v. 3 n. 39 (2020): Artes da cena atrás das grades ; 1-26Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; Vol. 3 No. 39 (2020): Artes da cena atrás das grades ; 1-262358-695810.5965/1414573103392020reponame:Urdimento (Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:UDESCenghttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/18948/12533Copyright (c) 2020 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMagela, André Luiz Lopes2020-12-30T23:13:55Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/18948Revistahttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimentoPUBhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/oaiverareginacollaco@gmail.com2358-69581414-5731opendoar:2020-12-30T23:13:55Urdimento (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
dc.title.none.fl_str_mv Normatividade da cooperação em aulas de teatro
Normatividad de la cooperación em clases de teatro
Normativity of cooperation in theater classes
title Normatividade da cooperação em aulas de teatro
spellingShingle Normatividade da cooperação em aulas de teatro
Magela, André Luiz Lopes
Educação teatral
Política
Normatividade
Cooperação
Atenção conjunta
Theater education
Politics
Normativity
Cooperation
Joint attention
Educación teatral
Política
Normatividad
Cooperación
Atención conjunta
title_short Normatividade da cooperação em aulas de teatro
title_full Normatividade da cooperação em aulas de teatro
title_fullStr Normatividade da cooperação em aulas de teatro
title_full_unstemmed Normatividade da cooperação em aulas de teatro
title_sort Normatividade da cooperação em aulas de teatro
author Magela, André Luiz Lopes
author_facet Magela, André Luiz Lopes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Magela, André Luiz Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação teatral
Política
Normatividade
Cooperação
Atenção conjunta
Theater education
Politics
Normativity
Cooperation
Joint attention
Educación teatral
Política
Normatividad
Cooperación
Atención conjunta
topic Educação teatral
Política
Normatividade
Cooperação
Atenção conjunta
Theater education
Politics
Normativity
Cooperation
Joint attention
Educación teatral
Política
Normatividad
Cooperación
Atención conjunta
description Este artigo propõe a distinção e tratamento pedagógico, no planejamento e condução de aulas de teatro em escolas, de elementos de normatividade atuantes nas práticas de exercícios e jogos teatrais, particularmente nas situações em que a cooperação e a atenção conjunta operam. As intenções iniciais desta abordagem são o incremento da qualidade investigativa destas aulas, com consequente melhoria na especificação dos conteúdos trabalhados, e a constituição de ações de resistência e respostas concretas para alguns argumentos presentes em propostas politicamente reacionárias no Brasil, mais atuantes a partir do ano de 2016 e consolidadas nas eleições de 2018.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelo pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/18948
10.5965/14145731033920200201
url https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/18948
identifier_str_mv 10.5965/14145731033920200201
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/18948/12533
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
dc.source.none.fl_str_mv Urdimento; Vol. 3 Núm. 39 (2020): Artes da cena atrás das grades ; 1-26
Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; v. 3 n. 39 (2020): Artes da cena atrás das grades ; 1-26
Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; Vol. 3 No. 39 (2020): Artes da cena atrás das grades ; 1-26
2358-6958
10.5965/1414573103392020
reponame:Urdimento (Online)
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron:UDESC
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron_str UDESC
institution UDESC
reponame_str Urdimento (Online)
collection Urdimento (Online)
repository.name.fl_str_mv Urdimento (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
repository.mail.fl_str_mv verareginacollaco@gmail.com
_version_ 1798042506973151232